Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INUNDAÇÕES: PROBLEMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Listar as cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010.
  •  Discutir sobre as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade;   
  • Supor quais são as medidas necessárias para evitar que as forças da água tragam prejuízo à saúde humana, risco a vida e transtornos e prejuízo a população.  
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é uma região, uma localidade e uma cidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

Fazer uma lista das regiões que sofreram inundações em 2010  

 1º momento - Professor entregue alguns textos aos diferentes grupos, solicite que façam uma busca das cidades que sofreram inundações em 2010, elaborem uma lista e  indiquem o que aconteceu em cada cidade. Os alunos fazem a leitura, escrevem as informações e discutem no próprio grupo.

Sugestões de sites:

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=288882

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inunda%C3%A7%C3%B5es_e_deslizamentos_de_terra_no_Rio_de_Janeiro_e_S%C3%A3o_Paulo_em_janeiro_de_2010

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/fotos/vera-mendes.jpg 

2º momento -  Professor use  a sala de multimídia da escola (caso tenha) e solicite que cada grupo digite o resultado da pesquisa sobre as cidades inundadas, caso não tenha essa ferramenta na sua instituição,  ofereça uma folha de cartolina a cada grupo para organizar os resultados de forma escrita.     

3º momento – Os grupos compartilham os resultados, discutem quais as cidades que sofreram inundações durante o ano de 2010 e fazem um painel com ilustrações e explicações.

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/06/27/27_MHG_sp_mundau1.jpg 

 Atividade 2  

 Investigar as causas das enchentes nas cidades brasileiras.     

1º momento – Os grupos dão continuidade ao estudo iniciado na atividade 1, procurando as causas das inundações ou das enchentes. Para isso indicamos o site abaixo para que os alunos descubram as  causas das inundações. Para organização das informações os alunos escrevem: causa 1; causa 2. Quando os grupos estiverem com os resultados, o professor faz uma sessão conjunta e verifica quantas causas diferentes foram encontradas.  

http://www.iag.usp.br/siae97/meteo/met_inun.htm 

http://mensagenscuriosas.blogspot.com/2010/04/enchentes-causas-consequencias-e.html   

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/01/06/temporais-inundacoes-serao-mais-intensos-no-brasil-255092.asp 

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/01/06/temporais-inundacoes-serao-mais-intensos-no-brasil-255092.asp   

2º momento   -  Os grupos fazem cartazes para explicar as causas das inundações nas cidades brasileiras e discutem em sala com o professor e um pai ou uma mãe convidada para compartilhar da discussão com a turma e com o professor.

Atividade 3 –

Fazer suposições e traçar metas.

 1º momento – Professor oriente os seus alunos para pensar na situação das enchentes nas cidades brasileiras, mas de forma que, suponham quais as alternativas viáveis para a solução desse problema. Divida a turma em grupos pequenos e cada um fica com a tarefa de pensar em uma alternativa viável para solucionar a problemática. Passe de grupo em grupo e ajude, esclarecendo as dúvidas, fazendo questionamentos sobre o que estão projetando.    

   2º momento - Reúna todos os alunos no grande grupo e verifique quais as alternativas que elaboraram e juntos façam um confronto para verificar as alternativas  semelhantes, para as similares pode ser formulado um texto único, fazendo uma síntese. Ao final cada grupo defende sua alternativa, cria argumentos para convencer a viabilidade para resolução do problema.  

Recursos Complementares

Leitura de reflexão e aprofundamento.

http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php

Avaliação

Avalie o processo de aprendizagem dos alunos durante a aula e ao final você pode fazer um exercicio avaliativo para que eles façam a Lista das cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010; enumerem  e expliquem  as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade, bem como, façam sugestões de soluções para evitar que as forças da água tragam prejuízos à saúde humana, risco a vida e transtornos e prejuízo a população.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.