07/12/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Saber o que é uma região, uma localidade e uma cidade.
Atividade 1
Fazer uma lista das regiões que sofreram inundações em 2010
1º momento - Professor entregue alguns textos aos diferentes grupos, solicite que façam uma busca das cidades que sofreram inundações em 2010, elaborem uma lista e indiquem o que aconteceu em cada cidade. Os alunos fazem a leitura, escrevem as informações e discutem no próprio grupo.
Sugestões de sites:
http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=288882
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/fotos/vera-mendes.jpg
2º momento - Professor use a sala de multimídia da escola (caso tenha) e solicite que cada grupo digite o resultado da pesquisa sobre as cidades inundadas, caso não tenha essa ferramenta na sua instituição, ofereça uma folha de cartolina a cada grupo para organizar os resultados de forma escrita.
3º momento – Os grupos compartilham os resultados, discutem quais as cidades que sofreram inundações durante o ano de 2010 e fazem um painel com ilustrações e explicações.
http://oglobo.globo.com/fotos/2010/06/27/27_MHG_sp_mundau1.jpg
Atividade 2
Investigar as causas das enchentes nas cidades brasileiras.
1º momento – Os grupos dão continuidade ao estudo iniciado na atividade 1, procurando as causas das inundações ou das enchentes. Para isso indicamos o site abaixo para que os alunos descubram as causas das inundações. Para organização das informações os alunos escrevem: causa 1; causa 2. Quando os grupos estiverem com os resultados, o professor faz uma sessão conjunta e verifica quantas causas diferentes foram encontradas.
http://www.iag.usp.br/siae97/meteo/met_inun.htm
http://mensagenscuriosas.blogspot.com/2010/04/enchentes-causas-consequencias-e.html
2º momento - Os grupos fazem cartazes para explicar as causas das inundações nas cidades brasileiras e discutem em sala com o professor e um pai ou uma mãe convidada para compartilhar da discussão com a turma e com o professor.
Atividade 3 –
Fazer suposições e traçar metas.
1º momento – Professor oriente os seus alunos para pensar na situação das enchentes nas cidades brasileiras, mas de forma que, suponham quais as alternativas viáveis para a solução desse problema. Divida a turma em grupos pequenos e cada um fica com a tarefa de pensar em uma alternativa viável para solucionar a problemática. Passe de grupo em grupo e ajude, esclarecendo as dúvidas, fazendo questionamentos sobre o que estão projetando.
2º momento - Reúna todos os alunos no grande grupo e verifique quais as alternativas que elaboraram e juntos façam um confronto para verificar as alternativas semelhantes, para as similares pode ser formulado um texto único, fazendo uma síntese. Ao final cada grupo defende sua alternativa, cria argumentos para convencer a viabilidade para resolução do problema.
Avalie o processo de aprendizagem dos alunos durante a aula e ao final você pode fazer um exercicio avaliativo para que eles façam a Lista das cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010; enumerem e expliquem as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade, bem como, façam sugestões de soluções para evitar que as forças da água tragam prejuízos à saúde humana, risco a vida e transtornos e prejuízo a população.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!