07/12/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Compreender a noção de adição a partir de situações-problema.
- Vivenciar ações de juntar e acrescentar.
- Representar situação-problema através de sentença matemática, utilizando o sinal de + e =.
- Ter a noção de número.
- Ter trabalhado com correspondência de quantidades.
Veja como sugestão a aula publicada no Portal do Professor MEC: Comparando quantidades, da mesma autora.
- material de contagem: botões, tampas, conchas, miçangas e palitos
- potes, bandejas, pratinhos, copinhos, sacos ou caixas (1 a 2 para cada dupla)
- material escolar: lápis, canetas, borrachas, cadernos, livros e pastas
- fichas coloridas de duas cores
- caderno meia-pauta ou folha
- jogos de percurso com dado (1 para cada grupo de 4)
Atividade 1
Ofereça aos alunos material de contagem que tenha na sala, como miçangas e botões, usando duas cores ou dois tamanhos diferentes, tampas de 2 a 3 tipos, ou conchas pequenas e grandes.
Trabalhe de preferência com duplas de alunos. Então distribua quantidades diferentes do mesmo material, envolvendo 2 características distintas, como por exemplo: cor ou tamanho.
Poderia trabalhar com botões brancos e não brancos, tampas de água e de refrigerante, ou conchas pequenas e grandes.
Proponha que contem quantos botões receberam de cada tipo: branco e não branco. E quantos botões receberam ao todo?
Com tampas, quantas de água e quantas de refrigerante? E quantas tampas ao todo?
Usando conchas, quantas pequenas e quantas grandes? E quantas conchas ao todo?
Poderá usar bandejas, potes, copinhos, sacos ou caixas para oferecer o material.
Como sugestão, entregar para cada dupla copinhos de café com miçangas de dois tamanhos.
Registre no quadro a atividade e pergunte como podemos expressar esta situação através de linguagem matemática.
Que conta faríamos para mostrar esta ação de juntar? Apresente ao grupo a sentença matemática, usando os sinais de + e =.
Aproveitando o exemplo proposto:
Uma dupla recebeu 3 miçangas grandes e 4 pequenas.
Então, quantas miçangas esta dupla recebeu?
Em Matemática: 4 + 3 = 7
Repita esta atividade, alternando os materiais e a quantidade, de forma que os alunos experimentem várias vezes a ação de juntar que é essencial para a operação da adição.
Realize a representação de outras situações experienciadas pela turma através de pequeno texto e sentença matemática.
Outras sugestões, variando o material e a quantidade de objetos também poderão ser trabalhadas com os alunos. Segue mais uma ideia:
Distribua uma bandeja ou pratinho com determinada quantidade de fichas de duas cores. Peça para que determinem a quantidade de fichas de cada cor e depois o total de fichas.
Selecione algumas situações e peça para que copiem e desenhem no caderno meia-pauta ou em folha.
Atividade 2
Aproveite situações que acontecem na sala para explorar a ação de acrescentar. Por exemplo:
Na sexta-feira, 4 alunos terminaram a tarefa e foram para o Cantinho de Leitura pegar um livro para ler.
Logo em seguida, chegaram 2 que se juntaram a eles porque também já tinham feito o trabalho.
Quantos alunos ficaram no Cantinho de Leitura?
Registre no quadro e elabore com a turma a sentença matemática para representar esta situação.
S.M: 4 + 2 = 6
Encaminhe situações que levem os alunos, através do desenho, a perceberem a quantidade acrescentada e o total.
Exemplo:
Na Brinquedoteca, havia 5 crianças brincando de teatrinho durante o recreio. Desenhe.
Chegaram 3 crianças para assistir. Desenhe.
Quantas crianças ficaram na Brinquedoteca? Desenhe.
S.M ________________________________
Utilize o material escolar dos alunos e continue trabalhando com a ideia de acrescentar. Exemplos:
Luana tem 8 lápis de cor no estojo.
Na hora de ir embora, guardou 1 lápis grafite no estojo.
Quantos lápis Luana vai levar no estojo?
S.M: 8 + 1 = 9
João está levando na mochila o livro de Matemática com tarefa de casa.
Pegou 1 livro na Biblioteca para ler no fim de semana.
A professora de Ciências também enviou o livro para estudar.
Quantos livros ficaram na mochila do João?
S.M: 1 + 1 + 1 = 3
Atividade 3
Use também o material de contagem para realizar atividade com o propósito de acrescentar.
Sugestão: Distribua para os alunos em dupla, saco ou pote com determinada quantidade de palitos.
Peça para anotarem a quantidade no caderno ou em folha:
Nós recebemos ______ palitos.
Logo em seguida, passe novamente, entregando mais palitos.
Antes de colocarem no pote, peça para que anotem quantos palitos receberam da segunda vez.
Depois, ganhamos ______ palitos.
Por último, devem registrar com quantos palitos ficaram no pote e representar a situação com sentença matemática.
No final, ficamos com ______ palitos.
S.M __________________________
Atividade 4
Providencie jogos de percurso, 1 para cada grupo de acordo com o número máximo possível de participantes do jogo.
Sugestão: Zoológico Animado da Turma da Mônica.
http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/zoologico-animado-turma-da-monica
O jogo tem pinos que representam os personagens e um dado.
Cada criança na sua vez, deve lançar o dado e andar o número de casas de acordo com os pontos que tirar no dado e assim sucessivamente.
Na rodada seguinte, continua jogando o dado e andando as casas a partir do ponto em que parou.
A proposta é brincar, trabalhando com a ação de acrescentar.
Não há necessidade de registrar a brincadeira e nem de representá-la com uma sentença matemática.
- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma
Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006.
O professor deverá observar o interesse e a participação dos alunos em cada atividade desenvolvida.
Estar atento ao retorno da turma, avaliando como realizam as ações de juntar e acrescentar, necessárias à formação do conceito de adição.
Será importante circular pela sala durante as atividades, quando os alunos estão trabalhando com a contagem de materiais, juntando ou acrescentando.
Interfira e ajude aos alunos se considerar necessário. Acompanhe o registro que fazem das situações no caderno ou folha .
Verifique como representam as situações-problema através da sentença matemática, empregando o sinal de + e =.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2014
Quatro estrelasPARABENS O SITE E BASTANTE ESCLARECEDOR E FOI MUITO UTIL ,EM ALGUMAS QUESTOES DE MATEMATICA QUE PRECISEI RESOLVER.. OBRIGADA!
23/09/2014
Cinco estrelasÓtima Aula!! com uma aula dinâmica, os alunos não ficam entediados em aprender matemática e se interessam mais pela matéria!!!
21/05/2012
Cinco estrelaslegal