Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retirar e comparar: operações da subtração

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Compreender a subtração a partir de situações-problema.

-  Vivenciar ações de retirar, comparar e completar.

-  Representar a situação através de sentença matemática, utilizando o sinal de – e =.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter a noção de número.

- Ter trabalhado com correspondência de quantidades.

Veja como sugestão a aula publicada no Portal do Professor MEC: Comparando quantidades, da mesma autora.

Estratégias e recursos da aula

- material de contagem: botões, conchas, miçangas e palitos

- material escolar: lápis, canetinhas, borrachas, cadernos, livros e pastas

- potes, bandejas, copinhos, sacos transparentes ou caixas

- jogo de boliche

- caderno meia-pauta ou folha

Atividade 1

 Utilizando o material escolar dos alunos, proponha que um aluno coloque 6 canetinhas em um pote.

 Peça em seguida para outro aluno retirar 2. Então pergunte para turma quantas canetinhas ficaram no pote?

 Repita a atividade, alternando o material e a quantidade de objetos.

 Por exemplo, trabalhando com palitos, peça uma aluna para colocar 8 palitos em um saco transparente.

 Então outro deve tirar do saco 3. Quantos palitos ficaram no saco?

 Registre a atividade no quadro e pergunte ao grupo como representar a situação em linguagem matemática.

 Que conta faria para mostrar o que fizeram?

 Então apresente a sentença matemática, empregando o sinal de - e .

 Na 1ª situação seria  S.M:  6 - 2 = 4

 Na 2ª situação seria S.M:  8 - 3 = 5

Outra sugestão, exponha objetos grandes sobre a mesa do professor (até 9).

Use pastas, livros, cadernos, apagador e bolsa.

Escolha um aluno e peça para observar bem o que há na mesa. Depois peça para que saia da sala.

Retire alguns objetos e chame o aluno de volta. Então pergunte para ele se a mesa está igual. O que mudou?

Leve-o a perceber os objetos que retirou. Coloque no quadro quantos objetos havia na mesa, quantos retirou e quantos ficaram.

Atividade 2 

Explore agora a ação de comparar que é diferente da ação de retirar.

Na ação de retirar, temos uma parte que é subtraída para se encontrar o resto.

Comparando, o aluno chega a reconhecer quantos objetos uma determinada quantidade tem a mais que a outra.

Correspondendo objetos, poderá determinar os objetos que faltam para ter quantidades iguais.

Poderá relacionar canetinhas a tampas. Ofereça uma quantidade maior do que a outra.

Por exemplo: 4 canetinhas sem tampa e 3 tampas soltas.

Para cada canetinha uma tampa. Então leve o grupo a perceber que há mais uma canetinha do que tampas.

Utilize materiais diversos e proporcione à turma comparar mais vezes e concluir sobre quantos objetos há a mais.

Atividade 3

Trabalhe com a ação de completar que está relacionada à ação de acrescentar.

Também devem realizar, como na atividade anterior, a correspondência entre objetos, trocando aqui a pergunta quantos a mais por quantos são necessários para se igualar as quantidades.

Apresente dois montes de livros, por exemplo 7 livros de Português e 5 de Matemática.

Então peça a um aluno que complete o monte que tem menos, com livros, de forma que fique com a mesma quantidade do que tem mais.

Registre a atividade, relatando o que foi feito e determinando a situação através de uma subtração.

S.M: 7 - 5 = 2

Ofereça outros materiais, explorando a ideia de completar.

Use potes e conchas, por exemplo. Um pote poderia ter 9 conchas e o outro ter 6.

Então precisará de 3 conchas para terem o mesmo número de conchas.

S.M:  9 - 6 = 3

Trabalhando com miçangas, precisaria de 1 miçanga grande para que os 2 copinhos ficassem com a mesma quantidade.

                             SM: 4 - 3 = 1

Atividade 4 

Brinque de boliche com a turma. Deixe cada aluno jogar uma vez.

Devem registrar sua jogada no caderno ou em folha, determinando o número de pinos que ficaram em pé.

Represente a situação através da subtração.

Recursos Complementares

Livro: Matemática nas Séries Iniciais Parte 1 - Números Naturais, Conteúdo e Forma

Mônica Cerbella Freire Mandarino e Elizabeth Belfor, LIMC/ MEC.

Avaliação

Observe como os alunos trabalham com as ações de retirar, comparar e completar que são essenciais para a noção de subtração.

Acompanhe as correspondências que fazem entre os objetos. Interfira e ajude quando considerar necessário.

Avalie como realizam o registro das atividades e como representam cada situação empregando a subtração.

Verifique como constroem a sentença matemática, empregando o sinal de - e =.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.