29/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLAÚDIA LIMEIRA DE SENA, GILKA SILVA PIMENTEL, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Nesse portal, na aula Jogos em grupo: memória (http://portaldoprofessor.mec.gov.br) , o professor encontra algumas sugestões acerca de como encaminhar o trabalho com jogos de mesa na Educação Infantil.
|
ATIVIDADE 1 – Conhecendo as regras do jogo
1º momento: O professor inicia a aula levando para a roda vários jogos de dominó para as crianças observarem.
Figura 1 - Peças de dominó.
Fonte: http://www.wikipedia.org
Figura 2 -Conjunto de dominós duplo-seis.
Fonte: http://www.wikipedia.org
Em seguida, faz a apresentação do jogo como no exemplo abaixo:
Hoje eu trouxe alguns jogos para brincarmos. Apresentando as caixa/depósitos dos jogos questiona:
Quem sabe o nome desse jogo?
Isso mesmo! É dominó. Quem já jogou dominó?
Como se brinca com esse jogo?
Que tal escrevermos as regras para a gente consultar quando for preciso?
É interessante o professor apresentar as peças nomeando-as e contando-as.
Nesse momento o professor vai esclarecendo e escrevendo, em uma folha grande de papel, as regras construídas com as crianças:
REGRAS DO JOGO DE DOMINÓ
1- EMBARALHAR AS PEÇAS. 2- O JOGADOR ORGANIZA AS PEÇAS DE UM JEITO QUE NINGUÉM CONSIGA VER. 3- COMEÇA O JOGO QUEM TEM A "CARROÇA" DE SEIS . 4- O JOGADOR SEGUINTE PROCURA EM SUAS PEÇAS UMA QUE TEM A MESMA QUANTIDADE DA PEÇA JOGADA PELO JOGADOR ANTERIOR. 5- QUANDO NÃO TEM A PEÇA O JOGADOR PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR. 6- GANHA O JOGO QUEM ACABAR AS PEÇAS PRIMEIROS OU QUEM FICOU COM A PEÇA DE MENOR VALOR. |
2º momento: O professor convida uma das crianças da turma para jogar com ele demonstrando as regras do jogo.
3º momento - O professor organiza os grupos e inicia as sessões de jogos com a turma. Como forma de garantir que cada um dos grupos formados jogue pelo menos uma partida na presença do professor, ele vai se revezando entre os grupos observando as estratégias usadas por cada jogador, interpretando-as e, algumas vezes, socializando-as com os demais. O professor pode usar a ficha abaixo para registrar como cada criança se comportou durante as partidas observadas:
Figura 1 - Ficha para acompanhar o jogo do dominó
Aspectos a serem observados
Data______/_______/____________
nomes das crianças |
distribuição igualitária das peças entre os participantes |
respeita a sua vez de jogar |
organiza as peças de modo a facilitar sua visualização |
respeita e aplica a regra de passar a vez |
identifica a peça a ser colocada na fileira central |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: relatoda prática, NEI, 2004.
4º momento - Ao final da sessão de jogos o professor pode propor a seguinte atividade de registro:
HOJE JOGAMOS DOMINÓ. LEMBRE DESSE MOMENTO DE NOSSA ROTINA E COMPLETE A TABELA ABAIXO, DESENHANDO E ESCREVENDO O QUE SE PEDE:
|
Fonte: Caderno de planos da autora, NEI, 2010.
Nos livros abaixo o professor encontra mais subsídios para planejar suas aulas com jogos:
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
Sinopse: Dirigido a pesquisadores e educadores, este livro aborda desde o significado de palavras como 'jogo', 'brinquedo' e 'brincadeira', passando pela discussão da importância do jogo na educação infantil, até as teorias de Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner sobre o assunto. A autora dá destaque aos jogos tradicionais, marginalizados em decorrência do acelerado processo de industrialização e urbanização. A atualização e a recuperação desse tipo de jogo são hoje consideradas alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil e vêm chamando cada vez mais a atenção de professores e pesquisadores.
Fonte: http://www.americanas.com.br
Sinopse: Nesta edição revisada, os profissionais da área de educação infantil encontrarão, além de informações práticas, uma visão singular que redimensiona a importância dos jogos em grupo no desenvolvimento da criança. Kamii e DeVries sugerem maneiras de escolher e de modificar jogos, sejam eles novos ou tradicionais, para torná-los mais adequados à aprendizagem das crianças. As autoras explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolverem de forma mais eficiente e prazerosa sua capacidade cognitiva e interpessoal do que por meio de folhas de exercícios e atividades similiares.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
Sinopse: A proposta desta coleção é apresentar uma série de atividades para a educação infantil que incentive a exploração de uma variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também sobre geometria, medidas e noções de estatística, estimulando nas crianças uma agradável curiosidade acerca da matemática e desenvolvendo diferentes formas de perceber a realidade.
http://www.rksoft.com.br/html/regras_domino.html - Neste site o professor encontrará informações relacionadas a origem e regras do dominó.
- Ao acessar o site o professor digita dominó na caixa de pesquisa e clica na seta ao lado. Nele se encontram as figuras 1 e 2 da atividade 1 e outras informações sobre o jogo.
http://www.livrariacultura.com.br (Para ter acesso as imagens dos livros é só digitar o título ou autor na caixa de pesquisa e clicar no linjk ok.)
http://www.americanas.com.br (Para acessar a capa do livro é só digitar o título ou autor na caixa de pesquisa e clicar no link ok.)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
- Para acessar a aula "Jogos em grupo: memória", ao entrar no site o professor clica no link espaço da aula e depois no link sugestões de aula. Em seguida digita o título da aula na caixa de pesquisa e clica no link buscar.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Quatro estrelasMuito bacana e criativa. Utilizar-se de um jogo comum e " antigo" para desenvolver a várias capacidades e habilidades nas crianças.