19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Os alunos deverão saber caracterizar e identificar os quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas).
Atividade 1
Professor para iniciar a aula relembre com seus alunos as características dos quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas). Com esse resgate de conhecimentos prévios os alunos deverão identificar que flores e frutos são órgãos vegetativos presentes no grupo das Angiospermas. Como metodologia o professor poderá dividir a lousa em quatro partes e nomear cada uma delas com um grupo vegetal. Anteriormente a essa aula o professor poderá confeccionar placas em papel cartão com características dos quatro grupos vegetais. O professor irá apresentando as placas aos alunos e questionando a qual grupo pertence determinada característica. As placas deverão ser fixadas na lousa com fita adesiva no quadrante referente ao grupo vegetal. Ao final deverá ser destacado o grupo vegetal que apresenta flores e frutos.
*Dica: professor coloque as placas da forma como os alunos sugerem. Depois de todas as placas inseridas na lousa, se for necessário faça intervenções reorganizando as placas e explicando o porquê da troca.
Atividade 2
Professor, com autorização da direção da escola, prepare a turma para uma visita de observação no jardim da escola ou em uma praça próxima. Durante a visita façam paradas nas plantas que estão com flores e peça aos alunos que falem sobre a importância das flores para as plantas. Solicite também que observem se todas as flores são iguais; se são diferentes o que as diferencia. Ainda na visita professor, comece a apresentar aos alunos as partes das flores. Primeiramente pergunte a eles se conhecem o nome de alguma parte. Nas paradas sem arrancar as flores vá mostrando as partes e as nomeando.
Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
Professor desperte os alunos para ficarem atentos se as flores durante a caminhada estão sendo visitadas por animais. Diante de resposta afirmativa questione: quais são os animais que estão visitando as flores?; por que isso acontece?; será que isso é bom para as plantas?. Essa é uma excelente oportunidade para o professor discutir com os alunos sobre o processo de polinização.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ieBhuRATIN0/S7y7_0XjYoI/AAAAAAAABD4/ua6gCr-z_vU/s320/borboleta+3.jpg
Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/15015.jpg
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_i07XW8_NcgQ/TFGorV-ulsI/AAAAAAAACyg/wnaSL1OfCoU/s1600/abelha+(1).jpg
Agora na sala de aula ou no laboratório de Ciências, o professor para visualizar algumas estruturas terá que fazer cortes em algumas flores. Procure fazer essa atividade utilizando flores que já caíram da planta. Sugerimos que o professor utilize a flor de Hibiscus, ela permite fácil visualização de partes como o ovário e os óvulos.
*Dica: o professor deverá orientar seus alunos a registrarem todas as observações feitas durante a visita. O registro poderá ser feito através de textos, desenhos, esquemas. O professor também poderá fornecer aos alunos o desenho de uma flor (modelo abaixo) para que nomeie suas partes.
Atividade 3
Agora que os alunos já conhecem as partes das flores, poderá emergir a discussão sobre os frutos. Inicialmente o professor poderá solicitar que os alunos façam uma lista com no mínimo 10 nomes de frutos.
Em seguida, o professor poderá organizar uma bancada ou mesa com alguns exemplares de frutos. Peça que os alunos observem os frutos expostos. Professor preocupe-se em expor pelo menos um exemplar de fruto: carnoso, seco, pseudofruto (caju, morango) e fruto sem semente (banana).
Fonte: http://cplosangeles.juntaextremadura.net/web/cmedio3/plantas/imagenes/frutos01.jpg
Fonte: http://www.elhogarnatural.com/estructura/fresap.gif
Professor solicite que os alunos apontem à importância, e as diferenças e semelhanças entre os frutos. A partir das respostas dos alunos, faça intervenções explicando sobre as partes que compõem os frutos, os diferentes tipos de frutos e suas características.
Atividade 4
Para encerrar a aula e as temáticas trabalhadas façam uma deliciosa salada de frutos. O professor e os alunos poderão utilizar os frutos que estavam expostos. Caso haja necessidade solicite aos alunos, na aula anterior, que levem um fruto
http://www.brasilescola.com/biologia/frutos-pseudofruto.htm
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_angiospermas_fruto.htm
A avaliação será realizada no desenvolvimento das atividades, observando o envolvimento dos alunos, analisando seus registros.
Quatro estrelas 3 classificações
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28/08/2013
Cinco estrelasexcelente
07/11/2012
Cinco estrelasah eu gosteiii achei tudo quer queria em sua pag adoooreiii ameii continue assim essa pag eh muito legal
18/05/2011
Quatro estrelasGostei da idéia da aula, a atividade 4 foi realizada pelo meu professor de Botânica na universidade e foi uma experiência bem agradável, pois aumenta a interação entre os alunos e sai da rotina.