Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MULHERES NO ESPORTE (Futebol)

 

05/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar que homens e mulheres tem capacidade para praticar as mesmas modalidades esportivas.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Definição de Esporte

- História do Futebol

Estratégias e recursos da aula
 

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Nos dias atuais é raro encontrarmos uma mulher  que se dedique única e exclusivamente a cuidar dos filhos e da casa. Com a evolução e modernização da sociedade as mulheres tornam-se cada dia mais independentes, e no esporte não é diferente a cada dia que passa as mulheres estão mostrando a que vieram.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

CAFÉ DO RICHARD. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/_banco/multiplas/1239947122_chutfem.jpg acessada em: 25/09/2009

  • As diferenças físicas entre os sexos é um fator de impedimento para que as mulheres possam praticar o futebol?

INSTRUMENTALIÇÃO

Vamos testar nossos conhecimentos.

Atividade 1

Reunam-se em grupos e vamos fazer uma lista com o nome de atletas femininos e as modalidades que praticam, destacando inclusive os atletas locais e de nossa escola.

Professor solicite a:
- um dos estudantes que faça o registro no quadro de giz, para a turma acompanhar e ir verificando os nomes que se repetem.
- e a outro que faça o registro em folha separada, para que a partir desta lista você pesquise mais dados para continuar as discussões.

Atividade 2

Solicite aos estudantes que pesquisem alguns ditos populares sobre a posição feminina na sociedade e anotem em seu caderno (para iniciarmos as discussões na próxima aula).

A partir das pesquisas sobre os ditos populares sobre a posição feminina na sociedade, vamos solicitar que os estudantes façam a leitura para seus colegas. Após ou durante as apresentações vamos iniciar uma disucssão sobre o ponto de vista da turma. Cuidado para não ficar muito tempo nesta atividade.

Esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática para facilitar o momento da pesquisa.

Mulheres [Visões do esporte]

 PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18462/mulheres_esporte_escola.wmv acessada em 25/09/2 009.

Roteiro de Discussão:

Vocês conhecem Walt Whitman? E o pensamento que inicia o vídeo: "Se a alma não é o c orpo, o que será a alm a"?

Apartir dess e pensamento vamos analisar:

- A alma tem sexo?

- A alma masculina é melhor que a feminina?

- Se a alma é o corpo, existe distinção de gênero?

CATARSE

Muitos dizem que lugar de mulher é em casa, mas isso está mudado, nos dias atuais é rara a mulher que fica em casa fazendo serviços domésticos e cuidando dos filhos, as mulheres passaram de um papel submisso no casamento e na família para uma presença ativa no mercado de trabalho. Não que o papel desempenhado pelas mulheres seja menos importante que os dos homens até hoje, mas que as atividades realizadas não eram consideradas importantes. Observem a situação dos estudantes, por exemplo: muitos acham que estudar é fácil, que não exige esforço e dedicação, não é verdade? Quantos de vocês ajudam suas mães, avós, tias em casa?

Questione sobre o que cada um pensa sobre a independência feminina, aproveite este momento para debater com a turma sobre a importância das mulheres na sociedade e nos esportes, após uma boa conversa use como exemplo a medalha de ouro conquistada pela Seleção Feminina de Futebol nos Jogos Panamericanos do Brasil (Rio 2007) , onde diante de um público de mais de 67 mil pessoas no Maracanã elas realizaram uma goleada - BRASIL 5 x 0 EUA.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Pergunte aos alunos se alguém sabe quem é a melhor jogadora de futebol do mundo?

http://www.youtube.com/watch?v=IASQHCbhRKI

Roteiro de discussão:

- Qual o papel dos pais em relação ao esporte/brincadeiras praticado pelos filhos?
- Que tipo de preconceitos Marta enfrentou?
- Por que os estádios ainda não possuem uma estrutura adequada para equipes femininas e masculinas? Quem projeta estes locais que visão possuem do esporte?


Vamos analisar: Existe preconceitos entre nós? O que vocês acham que suas irmãs, mães, tias passem a praticar o futebol e outros esportes de tradição masculina? Como o alterofelismo, por exemplo?

Proponha aos estudantes uma atividade de pesquisa on-line, utilizando a metodologia de webquest, sugerimos ao professor esta metodologia, pois possibilita o estudante seguir um roteiro de sites, pré-selecionados por você, de forma que estes não se percam diante de tantas informações na internet, organize a tarefa e as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site da Escolabr para criar e postar sua webquest, onde há orientações para esse processo, e o site é gratuito  http://www.webquestbrasil.org/

Faça uma discussão final, conversando sobre a importância de revermos alguns de nossos valores pessoais, sobre o papel que a mulher pode e deve desempenhar não somente na sociedade atual, mas nos esportes e na vida de cada um de nós. Deixe bem claro que, não se trata de ser melhor, mas que todos temos o direito de tratamento igual .

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mulheres [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Através da participação de cada um nos momentos de discussão e da defesa do seu ponto de vista sobre assunto trabalhado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilza Aparecida de Oliveira Teixeira, Colégio Estadual São Jose , Tocantins - disse:
    marilzavolei@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada para discução de genero. No mundo preconceituoso que vivemos trabalhar este tema na esola é fundamental principalmente porque aproximamos da nossa realidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.