29/10/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Professor talvez essa temática também seja nova para você! Por isso nos preocupamos em selecionar alguns referenciais que poderão ser pesquisados para maior entendimento sobre a Permacultura.
*Sugestão:
Livro
LEGAN, Lucia. A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis, GO. 184p.
Sites
http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura
http://www.cca.ufsc.br/permacultura/
http://www.ecocentro.org/inicio.do
http://www.permacultura-rs.org.br/newsite/modules/news/
Atividade 1
Professor inicialmente peça aos alunos que se organizem em trios e discutam sobre problemas que devem ser resolvidos no mundo, na comunidade e na escola. Em seguida, entregue uma folha de papel A4 (em branco) e peça para listarem 8 coisas que precisam ser mudadas na escola, na comunidade e no mundo.
Depois que os trios terminarem de escrever peça para que elejam um representante para ler os problemas para os demais integrantes da turma. Pode acontecer de ter problemas repetidos. Não se preocupe isso não comprometerá o desenvolvimento da atividade. Ao término da apresentação dos problemas pelos alunos, o professor deverá recolher as folhas e guardá-las.
Atividade 2
Agora professor organize os alunos em círculo e inicie a discussão sobre sustentabilidade. Essa atividade permitirá ao professor conhecer se os alunos já sabem e o que sabem sobre sustentabilidade. Além disso, será relevante caso os alunos tenham informações errôneas ou não reconheçam a importância da sustentabilidade. O professor poderá lançar alguns questionamentos:
Vocês já ouviram falar sobre sustentabilidade? O quê? Onde? Por quem?
Na opinião de vocês a sustentabilidade pode contribuir para o nosso planeta em que sentido?
Durante a discussão com os alunos o professor deverá atentar-se para todas as respostas, seria interessante que fossem anotadas. Professor se for necessário faça mais questionamentos, coloque os alunos para pensarem. Se for necessário faça intervenções para corrigir, (re)formular ou acrescentar informações as respostas dos alunos.
Para enriquecer a discussão dois vídeos poderão ser apresentados, sugestão abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=_sMR2AbMHZE
http://www.youtube.com/watch?v=TCupjYi5Xog&feature=related
Os dois vídeos são de linguagem simples e poderão facilmente ser entendidos pelos alunos. O primeiro vídeo mostra um centro de difusão de Permacultura, e o segundo relata um pouco da história da Permacultura e seus princípios. Ao término da exposição dos vídeos abra espaço para que os alunos relatem o que entenderam e/ou acharam.
Para finalizar essa atividade, apresente aos alunos a flor da permacultura com os seis pontos relevantes para a educação de uma cultura sustentável. Professor peça para os alunos associarem os vídeos com os seis pontos da cultura sustentável representados na "Flor da Sustentabilidade". Observe se eles conseguem identificar nos vídeos as ações sugeridas na "Flor da Sustentabilidade". Professor na medida em que os alunos forem apresentando as associações resgate as respostas dadas por eles no início dessa atividade. Questione se mudariam alguma resposta e por quê.
Fonte: http://www.riodonossobairro.org.br/multimidia/biblioteca/doc_details/38-flor-da-sustentabilidade
Professor este link o remeterá aos dados da figura apresentada a cima, no fim das informações estará a opção download e só clicar e salvar a imagem em seu pen-drive e/ou computador.
Atividade 3
Professor solicite aos alunos que formem novamente os trios. Redistribua as folhas com as 8 coisas que precisão ser resolvidas no mundo, na comunidade e na escola. Os trios deverão receber uma folha elaborada por integrantes de outro trio. Com essa dinâmica os trios receberão uma folha de outro grupo, assim o professor estará instigando os alunos a pensarem em alternativas para resolver problemas que não foram mencionados por eles. Talvez durante a atividade 2 os alunos mentalmente já tenham feito o exercício de pensar em soluções para os problemas apontados pelo seu trio.
Trios com a lista de problemas nas mãos é hora de começar o trabalho! Peça para que os alunos leiam, no trio, com atenção as 8 coisas que devem ser resolvidas no mundo, na comunidade e na escola. Em seguida, solicite que reflitam sobre os problemas apontados e elaborem sugestões para resolvê-los. Tudo deve ser registrado, uma vez que terá que ser apresentado.
O professor poderá sugerir que as alternativas encontradas pelos alunos para resolverem os problemas sejam escritas em forma de carta. Para finalizar a atividade organize a leitura das cartas elaboradas pelos trios. Depois da leitura de cada carta o professor poderá abrir um momento para discussão onde todos os alunos poderão participar e compartilhar os conhecimentos construídos.
*Dica: o professor poderá sugerir que a apresentação seja em forma de cartazes ou teatros.
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, observando o envolvimento dos alunos com a atividade e a participação nas discussões.
Quatro estrelas 1 classificações
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06/04/2015
Quatro estrelasLegal, Gostei muito da atividade que vou realizar com meus alunos.