Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos Cantados

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Integrar os conteúdos da disciplina de música e ciências com a de Educação Física.

Utilizar a ludicidade como elemento de estimulo ao desenvolvimento da subjetividade dos alunos.

Desenvolver nos alunos a noção da necessidade do estabelecimento de parcerias com os demais alunos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos específicos.

Estratégias e recursos da aula

As atividades desenvolvidas na presente aula terão como ponto de partida a formação em roda.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_ZmZT566-4Ck/S93MUVF7tWI/AAAAAAAAACY/1tuYBushIHw/s1600/cantado.jpg 

1ª Atividade   SE VOCÊ ESTÁ CONTENTE

Nessa atividade o(a) professor (a) integrará noções dos diferentes segmentos corporais.

Com os alunos dispostos em círculo o(a) professor (a) começará a cantar a música pedindo que os alunos reproduzam os movimentos solicitados pela música, ou seja, façam os gestos indicados na canção.   

Se você está contente bata palma (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente bata palma.   

Se você está contente bata o pé (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente bata o pé.   

O (A) professor(a) encontrará contribuições nos links abaixo indicados. 

Se você está contente dê risada há, há, há (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente dê risada há, há, há   

Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente,

Se você está contente grite “viva”. Viva! (Bis).

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_6qWQKTCRCoo/SzVFQrRtIHI/AAAAAAAABZg/HgjULAgsfng/s320/brincadeiracrian%C3%A7a.jpg 

2ª Atividade   DIREITA E ESQUERDA

Nessa atividade o(a) professor (a) integrará noções de lateralidade, com diferenciação de segmentos corporais e localização no espaço.

Com os alunos dispostos em círculo o(a) professor (a) começará a cantar a música pedindo que os alunos reproduzam os movimentos solicitados pala música, ou seja, façam os gestos indicados na canção.   

Vamos caminhar

Perna Direita à frente

Perna Esquerda à frente

Perna Direita prá frente e prá traz

Perna Esquerda prá frente e prá traz

E não saímos do lugar   

Agora vamos andar de lado prá direita e prá esquerda   

Vamos virar de frente para o círculo

e colocamos a mão direita prá dentro

e agora a esquerda para fora.

Agora vamos trocar mão direita prá fora do círculo

e mão esquerda prá dentro do círculo.   

Vamos parar no círculo encostando os pés com os dos amigos e o(a) professor(a) vai perguntar qual o nome do colega que está a sua direita ou a esquerda e o aluno deve responder.   

Dica 1 – O (A) professor(a) deverá variar o ritmo da música poderá pedir aos alunos para que se desloquem de maneira rápida, média ou lenta.

Dica 2 – Outra variação a ser trabalhada é a noção de em cima ou embaixo.

3ª Atividade - DESCOBRINDO MEU CORPO

O (A) professor(a) colocará os alunos em círculo e pedirá a eles para que em conjunto reproduzam os gestos indicados na música.

Eu tenho dois ouvidos

Dois ouvidos para escutar

Eu tenho uma boca

Que sente o paladar

Com ela posso rir

Posso rir e até chorar

Eu tenho um narizinho

Que serve para cheirar

Eu tenho bons dentinhos

Que me ajudam a mastigar

Eu tenho dois pezinhos

Que me levam a caminhar

Eu tenho dois bracinhos

Para o colega abraçar. 

Dica - O professor poderá sugerir que em nova passagem da música a indicação passe a ser feita no colega.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001430/0000017223.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

Durante o desenvolvimento das atividades o(a) professor(a) avaliará o grau de dificuldade apresentado por cada aluno. Caso necessário o(a) professor(a) fará novos exercícios de fixação

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.