16/12/2010
Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Trabalhar o equilíbrio corporal.
Desenvolver a organização espaço temporal.
Trabalhar diferentes ritmos.
Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.
Não serão necessários conhecimentos específicos.
Introdução:
Esta aula foi concebida como um primeiro contato com os grandes jogos. O aluno vivenciará experiências corporais e brincará com o corpo em atividades que ajudarão em todos os grandes jogos. Converse com seus alunos sobre a importância dos grandes jogos, em que todos participam da atividade e os jogadores são interdependentes.
Veja a Classificação dos jogos http://educacaofisica.org/joomla/index.php?Itemid=2&id=256&option=com_content&task=view
Atividade 1: Jogo do Apito.
Delimite um espaço para o jogo. Como sugestão, use metade da quadra de voleibol. Os alunos deverão se movimentar de acordo com os apitos, sem se esbarrarem e sem saírem da área delimitada.
Um apito eles andam em velocidade moderada, 2 apitos em câmera lenta e 3 em velocidade máxima.
Podemos variar as movimentações fazendo duplas, trios, andando de costas, entre outras.
Dica: Varie as dimensões da brincadeira, espaço na quadra, velocidades e etc.
Atividade 2: Piques e Jogos de Pegar
Sente com os alunos e inicie uma conversa com eles sobre quais piques (pique pega, pique parede, pique cola, etc.) eles mais gostam.
Após esta breve pesquisa, sugira uma mistura de 2 piques, onde eles mesmos estabelecerão as regras.
Deixe-os brincar do novo pique.
Dica: Mude os espaços da brincadeira – só na quadra de voleibol, não vale mais na quadra de voleibol, vale na quadra toda de futsal, só vale entre as áreas do handebol, não vale no garrafão do basquete, entre outros.
Atividade 3: Tartarugão
Divida a turma em 2 times. Cada time ficará no fundo da quadra em um circulo e receberá cinco bolas. O objetivo do time será levar uma bola de cada vez, com os pés, dentro do circulo por eles formado até o gol oposto, sem deixar a bola sair do interior do círculo. Se a bola sair o time pega a bola e volta para o fundo da quadra para recomeçar a atividade.
Dica: Após acompanhar o início da atividade, ser for o caso sugira aos alunos ficarem bem juntinhos para a bola não ter muito espaço para sair do círculo.
Para complementar essas atividades o (a) professor(a) deverá usar de criatividade. O site indicado é muito interessante.
Sente com os alunos e pergunte sobre as dificuldades em cada atividade. Converse sobre os conceitos espaciais vividos na aula e deixe que eles comentem suas experiências.
Introduza o conceito de ritmo e pergunte como eles perceberam suas atividades quando todos estavam no mesmo ritmo em ritmos separados.
Os alunos serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação durante as aulas, assim como na apreensão dos conceitos introduzidos.
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