09/12/2010
Rita M C Meirelles; Armando Tramontano; Edite Resende Vieira; Victor Paixão; Fernando Celso Villar Marinho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Realizar a homotetia de um vetor com centro na origem segundo uma razão de homotetia dada.
Ampliar e reduzir figuras semelhantes.
Plano cartesiano;
Determinação de coordenadas de um ponto no plano cartesiano;
Conceito de vetor;
rotação de figuras;
Figuras semelhantes.
Professor, para realizar essa aula, encaminhe primeiramente os alunos ao laboratório de Informática, e peça que eles se acomodem em, no máximo, três alunos por computador.
Exiba, com o uso do Data Show, as imagens abaixo, representando aplicações de homotetia no cotidiano.
Figura 1: Exemplo Homotetia – Obra de arte
Figura 2: Exemplo de Homotetia – Galáxia
Figura 3: Exemplo de Homotetia
Peça para a turma analisar as imagens e pergunte se existe alguma característica que esteja presente em todas elas. Esperamos que a turma observe que em todas as imagens existe um objeto que está sendo ampliado ou diminuído dependendo do referencial do aluno.
Solicite que a turma reflita sobre o mundo à sua volta e resgate outras situações do cotidiano onde as homotetias são utilizadas, promovendo a seguir uma troca de ideias sobre o tema.
Peça que os alunos acessem a Internet e pesquisem sobre homotetias aplicadas no cotidiano. Deixe que eles explorem por um tempo de aproximadamente 30 minutos.
Em seguida, estabeleça um momento para que cada aluno (ou grupo) exponha a pesquisa feita.
Para realização dessa atividade, continue com a sua turma no laboratório de informática.
O objetivo da atividade, interativa e exploratória, é fazer com que o aluno trabalhe os conceitos de semelhança, ampliação e redução de figuras.
Solicite que os alunos acessem o link: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/semelhanca_atraves_da_ampliacao/index.html
Figura 4: Imagem editada pela autora a partir de http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/semelhanca_atraves_da_ampliacao/index.html
Deixe que eles a explorem por um tempo de aproximadamente 10 minutos.
Em seguida, questione sobre as descobertas feitas pela turma, verificando se os alunos apreenderam, com êxito, os conceitos trabalhados.
Professor, continue com a turma no laboratório de informática.
Informe aos alunos que a atividade a ser realizada tem como objetivos a percepção e o entendimento de como pode ser feita a homotetia de uma figura com centro na origem e razão qualquer.
Peça que eles acessem o link http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/HomotetiaFigura.html e iniciem a atividade.
Figura 5: Imagem da autora
Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 10 minutos. Verifique então as respostas dadas pela turma.
a) Quando o módulo de k é maior que 1 temos uma ampliação, quando é menor ocorre uma redução da figura e quando é igual a 1 os triângulos coincidem.
b) Multiplicando os vetores na posição canônica cujas extremidades se encontram nos vértices dos triângulos por k.
c) A = (3, 2); B = (1, 2) e C = (1, 1).
d) Se a razão de homotetia for 2, temos:
Definindo Homotetia: Professor, peça que os alunos registrem em seus cadernos uma definição de homotetia:
Homotetias são transformações que, mantendo um ponto fixo O chamado centro da homotetia, multiplicam qualquer vetor que tenha este ponto como origem, por um fator constante a, chamado razão da homotetia.
Em outras palavras, homotetias mantêm a origem fixa e "esticam" ("contraem") os vetores segundo um fator constante a.
Após a realização das atividades 1 e 2 e do registro no caderno, exiba com o Data Show para a turma a figura abaixo que ajuda na solidificação do conteúdo trabalhado.
Figura 6: Redução e ampliação de figuras
Mantendo a turma no laboratório de informática, dispostos como nas atividades anteriores, exiba, com o uso do Data Show, a imagem abaixo que representa a ampliação de uma figura.
Figura 7: Adaptada pela autora
Solicite que a turma, analisando a imagem dada determine o centro de homotetia e a constante de proporcionalidade relacionando desta maneira os peixes verde e vermelho.
Espera-se que a turma observe que tal homotetia foi obtida multiplicando-se por dois as coordenadas dos vetores que estão na posição canônica cujas extremidades se encontram em pontos do peixe vermelho. Logo o centro de homotetia se encontra na origem dos eixos coordenados e a razão de homotetia é dois.
Professor, previamente acesse o link http://www.mscabral.pro.br/sitemauro/praticas/escala.htm onde são dadas as orientações para as construções, providencie papel quadriculado e distribua para os alunos ao regressarem a sala de aula.
Solicite que os alunos retornem a sala de aula, ocupem seus lugares e a seguir distribua o papel quadriculado. Informe que este momento tem como objetivo trabalhar as formas de construção de ampliações e reduções de figuras. Peça que eles criem suas figuras, escolham uma razão de homotetia e analisem a figura gerada quanto aos lados e ângulos.
Figura 8: Ampliação de figuras
Fonte: http://www.mscabral.pro.br/sitemauro/praticas/mapa02.gif
Nota: Espera-se que a turma perceba que as figuras possuem os lados correspondentes proporcionais e os ângulos iguais.
Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Peça que os alunos relatem as suas conclusões e desenvolva no quadro um exemplo com a participação da turma.
A atividade a seguir pode assumir o papel de um desafio ou ainda uma avaliação.
Professor, previamente acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExerAula6HomotetiaAluno.pdf, tire cópias e distribua para os alunos que permanecerão em sala de aula.
Peça que os alunos continuem em sala de aula, e distribua a atividade Informe aos alunos que esta atividade tem como objetivos solidificar o conteúdo abordado trabalhado, além de retomar também as rotações.
Figura 9: Imagem da autora
A resolução das questões encontra-se no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExerAula6HomotetiaProfessor.pdf
Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Peça que os alunos relatem as suas descobertas e desenvolva no quadro com a participação da turma as soluções encontradas.
O grupo de pesquisa “Tecnologias no Ensino da Matemática”, vinculado ao Projeto Fundão, confeccionou diversas atividades utilizando o software Nippe Descartes, um aplicativo desenvolvido em Java que permite uma manipulação ágil e simples de janelas gráficas aplicáveis a qualquer página web.Este grupo reúne-se semanalmente e se propõe a desenvolver aplicações específicas para apresentação de conteúdos do Ensino Médio.Para visualizar as atividades o professor deve:
1. Baixar o software Java disponível em: http://www.java.com/pt_BR/download/
2. Baixar o arquivo contendo as atividades.
Fonte de pesquisa - http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/precalculo1/sala/conteudo/capitulos/cap26.html
http://cyshine.webs.com/homotetia.pdf
Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa, individualmente ou em grupos, a respeito de outras aplicações da rotação de figuras planas no cotidiano e nas diversas áreas de estudo. Os resultados deverão ser apresentados pelos alunos (ou grupos) e debatidos em sala de aula.
Cinco estrelas 2 classificações
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07/03/2012
Cinco estrelasMuito criatina e inovadora
22/02/2011
Cinco estrelasExcelente ...