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Os saltos verticais no Atletismo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras que incidem sobre as modalidades Salto em Altura e Salto com Vara no Atletismo;

Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o Salto em Altura e Salto com Vara;

Identificar as várias técnicas para os saltos verticais no decorrer da história.

Duração das atividades
200 minutos / 4 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do Atletismo, Regras e vivências das Corridas, Lançamentos e Arremessos do Atletismo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar as fotos abaixo e questionar os alunos:   

- Quais as modalidades do Atletismo estão sendo exibidas?   

- Elas apresentam uma característica em comum. Vocês sabem dizer qual é?  

http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/03/salto-com-vara.jpg (acesso em 15/10/10).   

http://lilieducacaofisica.zip.net/images/saltoaltura.jpg (acesso em 15/10/10).    

O professor, em seguida, irá dizer que as duas modalidades são caracterizadas por representarem um salto VERTICAL. Propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, em duplas, aprofundarão o tema da aula através dos questionamentos:   

- Quais os nomes das modalidades de saltos verticais do Atletismo?   

- Quando elas surgiram enquanto prática esportiva?   

- Quais são os materiais necessários para as suas práticas?   

- Quais as dimensões do espaço para as provas de salto em altura e salto com vara?   

- Quais as regras (ou penalidades) em uma competição?   

- Quais os recordes mundiais nas modalidades adultas (masculino e feminino)?   

- Como se dá essas competições?   

As respostas dos alunos deverão ser registradas em uma folha de papel e entregues ao professor.   

LINKS PARA PESQUISA   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_altura (acesso em 15/10/10).    

http://www.infopedia.pt/$salto-em-altura (acesso em 15/10/10).    

http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-salto-em-altura-olimpiada.htm (acesso em 15/10/10).    

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357387-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10).    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_com_vara (acesso em 15/10/10).    

http://esporte.hsw.uol.com.br/salto-com-vara1.htm (acesso em 15/10/10).    

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357305-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10).    

http://www.infopedia.pt/$salto-a-vara (acesso em 15/10/10).    

Atividade 2:   

O professor irá exibir o vídeo abaixo e logo em seguida propor uma dinâmica onde os alunos poderão vivenciar a modalidade do salto com vara de forma adaptada.   

http://www.youtube.com/watch?v=Aj9aLbgm9EQ (acesso em 15/10/10). 

Com o auxílio de elástico e bambus o professor irá criar uma estrutura em forma H. Um colchão será colocado atrás desta estrutura assegurando a área de queda. Outro bambu, devidamente preparado para uso pedagógico, será o material que os alunos usarão para transpor o elástico. Essa estrutura deverá ser montada em uma área com grama ou areia, pois será necessário criar atrito para que os alunos prendam a vara (bambu) no solo.

Os alunos, organizados em fileira, tentarão, um por vez, transpor o elástico que estará, inicialmente, a 1 metro do chão. A cada rodada, o elástico subirá 10 centímetros com o intuito de fazer com que os alunos criem estratégias para transpor o obstáculo. É importante ressaltar que o elástico não poderá ser tocado nem pelo corpo ou pelo bambu (vara) e o aluno deverá pousar sobre o colchão.   

Atividade 3:   

Pedir aos alunos que assistam aos vídeos abaixo:   

Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=8oUJGtTwX38 (acesso em 15/10/10).   

Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=JUDOY6Y5ZH8&feature=related (acesso em 15/10/10).   

Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=GwnxeSw9MNs (acesso em 15/10/10).   

E perguntar:   

- Nos vídeos observamos atletas do salto em altura. Vocês perceberam alguma diferença na forma como eles saltaram?   

- Vocês acham que existe uma técnica melhor – ou mais desenvolvida – para que uma determinada altura seja transposta?   

Após ouvir as argumentações, propor uma prática onde, com o auxílio do mesmo material utilizado na atividade anterior (exceto o bambu que não será utilizado no salto em altura), os alunos poderão verificar qual é a melhor maneira de saltar sobre um obstáculo utilizando somente o próprio corpo.   

EXEMPLO DA ESTRUTURA QUE PODERÁ SER MONTADA PARA A ATIVIDADE UTILIZANDO OS MATERIAIS ADAPTADOS 

http://www.pm.pb.gov.br/ce/noticias/foto.php?artimagem=427 (acesso em 15/10/10).    

Cada aluno, por vez, realizará o salto por sobre o obstáculo. A cada rodada a altura do obstáculo poderá ser aumentada. O corpo não deverá tocar o elástico para que a tentativa do aluno seja válida. Em seguida, o professor irá dizer que várias são as técnicas trabalhadas pelos atletas, desde o início deste esporte, para transpor a altura: Flop Fousbury (vídeo 1), Tesoura (vídeo 2) e Rolo ventral (vídeo 3). Cada técnica apresenta uma velocidade de aproximação, coordenação dos membros e impulsão diferentes, mas todos visam uma melhor forma de obter melhores resultados. Neste momento, faz-se necessário também mostrar como se faz as técnicas para os alunos.   

Posteriormente, cada aluno realizará saltos utilizando as 3 técnicas sobre uma mesma altura. Se a turma desejar, a altura do sarrafo poderá ser aumentada como forma de incentivo na atividade.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o salto com vara:  

http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/vara.pdf (acesso em 15/10/10).   

http://www.omundodacorrida.com/varatecnica.htm (acesso em 15/10/10).   

Para saber mais sobre o salto em altura:   

http://www.cdof.com.br/atletism3.htm (acesso em 15/10/10).

http://www.resumos.net/files/regrassaltoemaltura.pdf (acesso em 15/10/10).

http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/altura.pdf (texto utilizado na Avaliação - acesso em 15/10/10).

http://www.omundodacorrida.com/Altura.htm (acesso em 15/10/10).

Avaliação

Em uma folha de papel, o professor proporá uma dissertação sobre o tema da aula:   

LEIA O TEXTO ABAIXO:   

“É sem dúvida a prova do salto em altura a que teve maior emprego de novas técnicas. Mas foram inicialmente, através das transformações do estilo Rolo Ventral, proporcionados pelo soviético Valery Brummal, que o salto em altura ganhou novas dimensões. Finalmente, nos Jogos Olímpicos de 1968, o americano Dick Fosbury surpreendeu a todos, ultrapassando o sarrafo de costas. Este novo estilo passou a ser conhecido por "Flop" e hoje tem a preferência da maioria dos saltadores, de todos os níveis...”   

TEXTO RETIRADO DE: http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/altura.pdf (acesso em 15/10/10 - texto completo nos recursos complementares).   

Com base nesse artigo e com suas experiências na aula, qual foi, em sua opinião, a melhor forma de saltar as maiores alturas? Por quê?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • edson, UEPG , Paraná - disse:
    edminella@hotmail.com

    28/02/2012

    Cinco estrelas

    excelente. Com certeza vai auxiliar nos meus exercícios.


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