18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as regras que incidem sobre as modalidades Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo;
Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo.
História do Atletismo, regras e vivências das Corridas, Lançamentos e Arremessos do Atletismo.
Atividade 1:
Exibir as fotos abaixo e questionar aos alunos:
- Apesar de serem parecidas, nas fotos estão exibidas duas modalidades do Atletismo. Quais são?
- Elas apresentam uma característica em comum. Vocês sabem dizer qual é?
http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/26-07-07/Pan%20do%20Rio%20-%20Maurren%20Maggi%20-%20salto%20-%2025-07-07.jpg (acesso em 15/10/10)
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/Salto%20em%20dist%C3%A2ncia-atletismo.materia.JPG (acesso em 15/10/10)
O professor, em seguida, irá dizer que as duas modalidades, SALTO EM DISTÂNCIA e SALTO TRIPLO são caracterizadas por apresentarem um salto HORIZONTAL; propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, em duplas, aprofundarão o tema da aula através dos questionamentos:
- Quando elas surgiram enquanto prática esportiva?
- Quais são os materiais necessários para as suas práticas?
- Quais as dimensões e os nomes do espaço para as provas de salto em altura e salto com vara?
- Quais as regras (ou penalidades) em uma competição?
- Quais os recordes mundiais nas modalidades adultas (masculino e feminino)?
- Como se dá essas competições?
As respostas dos alunos deverão ser registradas em uma folha de papel e entregues ao professor.
LINKS PARA PESQUISA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Triplo_salto (acesso em 15/10/10).
http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/triplo.pdf (acesso em 15/10/10).
http://esportes.br101.org/atletismo/salto-triplo.html (acesso em 15/10/10).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_comprimento (acesso em 15/10/10).
http://www.cdof.com.br/atletism2.htm (acesso em 15/10/10).
http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357341-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10).
Atividade 2:
O professor irá exibir o vídeo abaixo e logo em seguida propor uma dinâmica onde os alunos poderão vivenciar a modalidade do salto triplo de forma adaptada.
http://videos.hsw.uol.com.br/salto-triplo-2-video.htm (acesso em 15/10/10).
O professor deverá se preocupar somente com uma área de queda apropriada. Recomendamos um espaço com terra fofa e um corredor próximo. Com o auxílio de um giz o professor irá demarcar a “tábua de saída” e com uma trena marcará o tamanho do salto do aluno da tábua até o primeiro contato do corpo do aluno na área de queda. Os alunos, organizados em fileira, tentarão, um por vez, saltar o mais longe possível utilizando as três passadas a partir da tábua (marcação do giz). Importante ressaltar, neste momento, que a característica principal desta modalidade são as passadas que deverão obedecer a seguinte ordem: direita, direita e esquerda ou esquerda, esquerda e direita. Cada aluno saltará 3 vezes e o melhor resultado de cada um será lido pelo professor ao final de todos os saltos.
Atividade 3:
O professor irá exibir o vídeo abaixo e logo em seguida propor uma dinâmica onde os alunos poderão vivenciar a modalidade do salto em distância de forma adaptada.
http://www.youtube.com/watch?v=GHFupfpXVZ4 (acesso em 15/10/10).
Assim como na atividade anterior, o professor deverá se preocupar somente com uma área de queda apropriada. Com o auxílio de um giz o professor irá demarcar a “tábua de impulsão” e com uma trena marcará o tamanho do salto do aluno da tábua até o primeiro contato do corpo do aluno na área de queda. Uma vassoura poderá ser útil para realizar a “planagem” do terreno após cada salto e assim facilitar a marcação do corpo do aluno na terra.
Os alunos, organizados em fileira, tentarão, um por vez, saltar o mais longe possível. Cada aluno saltará 3 vezes e o professor tomará nota do salto e o melhor resultado de cada um será lido ao final de todos os saltos.
Para saber mais sobre o salto triplo:
http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/triplo.pdf (acesso em 15/10/10).
Para saber mais sobre o salto em distância:
http://www.docstoc.com/docs/892481/salto-em-distancia (acesso em 15/10/10).
http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/atletismosaltoedistancia.PDF (acesso em 15/10/10).
http://www.cdof.com.br/atletism2.htm (acesso em 15/10/10).
Em uma folha de papel, o professor pedirá que os alunos desenhem, de forma esquematizada, as pistas para o salto triplo e o salto em distância, nomeando as partes mais importantes de cada uma delas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!