Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os saltos horizontais no Atletismo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras que incidem sobre as modalidades Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo;

Apropriar das técnicas e estratégias mais utilizadas para o Salto em Distância e Salto Triplo no Atletismo.

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do Atletismo, regras e vivências das Corridas, Lançamentos e Arremessos do Atletismo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Exibir as fotos abaixo e questionar aos alunos:   

- Apesar de serem parecidas, nas fotos estão exibidas duas modalidades do Atletismo. Quais são?   

- Elas apresentam uma característica em comum. Vocês sabem dizer qual é?  

http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/26-07-07/Pan%20do%20Rio%20-%20Maurren%20Maggi%20-%20salto%20-%2025-07-07.jpg (acesso em 15/10/10)    

http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/Salto%20em%20dist%C3%A2ncia-atletismo.materia.JPG (acesso em 15/10/10)    

O professor, em seguida, irá dizer que as duas modalidades, SALTO EM DISTÂNCIA e SALTO TRIPLO são caracterizadas por apresentarem um salto HORIZONTAL; propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, em duplas, aprofundarão o tema da aula através dos questionamentos:   

- Quando elas surgiram enquanto prática esportiva?   

- Quais são os materiais necessários para as suas práticas?   

- Quais as dimensões e os nomes do espaço para as provas de salto em altura e salto com vara?   

- Quais as regras (ou penalidades) em uma competição?  

- Quais os recordes mundiais nas modalidades adultas (masculino e feminino)?   

- Como se dá essas competições?   

As respostas dos alunos deverão ser registradas em uma folha de papel e entregues ao professor.   

LINKS PARA PESQUISA   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Triplo_salto (acesso em 15/10/10).   

http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/triplo.pdf (acesso em 15/10/10).    

http://esportes.br101.org/atletismo/salto-triplo.html (acesso em 15/10/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_comprimento (acesso em 15/10/10).   

http://www.cdof.com.br/atletism2.htm (acesso em 15/10/10).

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357341-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10).

Atividade 2:   

O professor irá exibir o vídeo abaixo e logo em seguida propor uma dinâmica onde os alunos poderão vivenciar a modalidade do salto triplo de forma adaptada.   

http://videos.hsw.uol.com.br/salto-triplo-2-video.htm (acesso em 15/10/10).    

O professor deverá se preocupar somente com uma área de queda apropriada. Recomendamos um espaço com terra fofa e um corredor próximo. Com o auxílio de um giz o professor irá demarcar a “tábua de saída” e com uma trena marcará o tamanho do salto do aluno da tábua até o primeiro contato do corpo do aluno na área de queda. Os alunos, organizados em fileira, tentarão, um por vez, saltar o mais longe possível utilizando as três passadas a partir da tábua (marcação do giz). Importante ressaltar, neste momento, que a característica principal desta modalidade são as passadas que deverão obedecer a seguinte ordem: direita, direita e esquerda ou esquerda, esquerda e direita. Cada aluno saltará 3 vezes e o melhor resultado de cada um será lido pelo professor ao final de todos os saltos.   

Atividade 3:   

O professor irá exibir o vídeo abaixo e logo em seguida propor uma dinâmica onde os alunos poderão vivenciar a modalidade do salto em distância de forma adaptada.   

http://www.youtube.com/watch?v=GHFupfpXVZ4 (acesso em 15/10/10).    

Assim como na atividade anterior, o professor deverá se preocupar somente com uma área de queda apropriada. Com o auxílio de um giz o professor irá demarcar a “tábua de impulsão” e com uma trena marcará o tamanho do salto do aluno da tábua até o primeiro contato do corpo do aluno na área de queda. Uma vassoura poderá ser útil para realizar a “planagem” do terreno após cada salto e assim facilitar a marcação do corpo do aluno na terra.

Os alunos, organizados em fileira, tentarão, um por vez, saltar o mais longe possível. Cada aluno saltará 3 vezes e o professor tomará nota do salto e o melhor resultado de cada um será lido ao final de todos os saltos.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o salto triplo:  

http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/triplo.pdf (acesso em 15/10/10).   

Para saber mais sobre o salto em distância:  

http://www.docstoc.com/docs/892481/salto-em-distancia (acesso em 15/10/10).   

http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/atletismosaltoedistancia.PDF (acesso em 15/10/10).   

http://www.cdof.com.br/atletism2.htm (acesso em 15/10/10).

Avaliação

Em uma folha de papel, o professor pedirá que os alunos desenhem, de forma esquematizada, as pistas para o salto triplo e o salto em distância, nomeando as partes mais importantes de cada uma delas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.