11/01/2011
Bruno Bisaggio, Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Trabalhar a coordenação óculo manual.
Desenvolver a lateralidade.
Desenvolver a independência dos segmentos corpóreos.
Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.
Para esta aula, não é necessário conhecimento prévio, mas não podemos ignorar os conhecimentos culturais trazidos pelos alunos.
Materiais:bexiga (balão de ar), bolas de handebol tamanho 1 e bolas borracha de iniciação.
ATIVIDADE I - JOGO DOS BALÕES
Caro Professor, cada aluno receberá uma bexiga para encher e deverá encher o seu balão de ar. Peça que todos os alunos concentrem seus balões no centro da quadra. Divida a turma em 2 times. Cada time formará uma fila ao lado da quadra no sentido fundo da quadra-centro da quadra. Ao sinal do(a) professor(a) o primeiro aluno pegará um balão no centro, correrá até o gol do seu time para depositá-lo e voltará pra fila. O segundo aluno sairá assim que o primeiro colega chegar ao fim da fila o segundo colega fará o mesmo percurso e assim sucessivamente. O jogo acaba quando todos os balões terminarem e ganha a equipe que primeiro tiver colocado todos os balões em seu gol.
Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_435/1252502742kwEWKe.jpg
DICA 1 - Professor, estimule os seus alunos a sugerirem variações para este atividade, podendo utilizar outros elementos pedagógicos, tais como: a matemática, por exemplo. O balão verde vale dois pontos; o azul multiplica-se por 3 e, outras possibilidades onde o jogo com o balão esteja introduzido na atividade.
ATIVIDADE II - JOGO DOS PASSES
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_kskQogitaQM/SUVVEN2_lNI/AAAAAAAABjk/sSCgAHmk57w/s320/carlos2.jpg
O(A) professor(a) dividirá a turma em quatro times.
Em cada uma das metades da quadra jogarão 2 times utilizando uma bola de handebol.
O objetivo deste jogo é a manutenção da posse de bola durante o maior tempo possível e para isso serão contados os passes trocados por cada equipe. Assim quando uma equipe recuperar a posse de bola a contagem será zerada e reiniciada. Como o objetivo é estimular a troca de passes os alunos não poderão correr com a bola, nem permanecer muito tempo parado. O time adversário só pode pegar a bola quando a mesma estiver no ar, rolando ou quicando, nunca na mão do amigo.
DICA 2 : Para estimular a troca de passes o professor poderá impedir o deslocamento de quem estiver com a bola na mão.
DICA 3: Cabe ao professor incentivar o passar a bola rápido, antes que o outro time rodeie o possuidor da bola.
ATIVIDADE III - JOGO DE CESTAS E ARREMESSOS
Em uma dos lados da quadra o(a) professor(a) colocará aros de ginástica pendurados em diferentes alturas. Do outro lado da quadra serão colocados latões, pneus, cestos e a própria tabela de basquete. Com a turma divida em dois grupos. Cada equipe ocupará um dos lados da quadra e durante o tempo determinado pelo(a) professor(a) os alunos executarão arremessos ao gol ou as cestas sendo contados os pontos mercados. Após o sinal do(a) professor(a) as equipes mudarão de lado da quadra e de exercício.
DICA 4: O (A) professor (a) solicitará que a contagem seja feita em voz alta. Em alguns momentos ele indicará pontuações diferentes em cada elemento que os alunos deverão acertar.
Leia o artigo: Iniciação nos jogos esportivos coletivos - Prof. Ms. Michel Angillo Saad
http://www.efdeportes.com/efd95/inici.htm
Leia o artigo: A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos -
Valdomiro de Oliveira e Roberto Rodrigues Paes - http://www.efdeportes.com/efd71/jogos.htm
Os alunos serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!