Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Trabalho e suas diversas modalidades

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula permite aos alunos comparar a concepção de trabalho nas diversas épocas e identificar a especificidade do trabalho na sociedade capitalista. Favorece também a discussão sobre o trabalho atual e suas diversas modalidades, bem como permite que os alunos conheçam as habilidades necessárias para concorrer de maneira favorável ao mercado de trabalho. Portanto, essa aula, além de fornecer informações teóricas e históricas importantes sobre o trabalho, desperta grande interesse nos alunos, já que vislumbra uma discussão atualizada e contextualizada sobre suas perspectivas futuras no mercado de trabalho.

Duração das atividades
150 minutos. 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula expositiva interativa, debates, dinâmicas, vídeo.

A abolição: parte I 

A aula: Exibir o vídeo Abolição.

Pedir aos alunos para constituírem grupos de 4 a 5 alunos. Solicite para que cada grupo simule a organização de alguma atividade ou trabalho: um show, uma palestra, uma operação cirúrgica, uma pesquisa etc. solicitar aos grupos que dividam as atividades, as funções entre eles e pedir que justifiquem os motivos da divisão. Após a realização dessa atividade, explicar aos alunos que essa situação explica a divisão do trabalho, a especialização dos cargos, prática instituída com a Sociedade Industrial.

A partir dessa atividade, faça um histórico da concepção de trabalho durante as épocas, desde a valorização do ócio e a atribuição do trabalho apenas aos escravos na Grécia Antiga, o trabalho servil na idade Média e a valorização e instituição do trabalho livre a partir da sociedade capitalista.Aborde a exploração da classe trabalhadora e a contradição das classes sociais na sociedade capitalista. Utilize Karl Marx como autor de referência. Concepções claras sobre o conceito de mais valia, por exemplo, são bem vindas.

Atividade 1: Exibição e discussão do Filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.

Promova uma discussão sobre as características do trabalho no filme, as transformações promovidas pela Revolução Industrial, a exploração da classe trabalhadora e explique sobre o Fordismo.

Atividade 2: Dinâmica: Reúna os alunos em círculo. Escreva o nome deles num pedaço de papel e peça para cada um pegar o nome de um colega. Peça para que eles leiam o nome do colega sorteado e que citem qual profissão eles acham que essa pessoa se encaixaria. Peça para que justifiquem a escolha e digam quais as habilidades necessárias para o bom desempenho dessa atividade.A partir das observações dos alunos, destaque as habilidades e características valorizadas no mercado de trabalho atual.

Sugestão de abordagem: Vive-se a era da informação, da criatividade e do conhecimento. No campo profissional, vale destacar algumas características importantes:

- Formação global e sólida

- Conhecimentos extras: computação e domínio de várias línguas

- Polivalência: condições de atuar em várias áreas

- Cultura ampla: domínio de informações culturais e tecnológicas

- Capacidade de inovação: predisposição a mudanças

- Atualização: reciclagem contínua dentro da atividade

- Capacidade analítica: postura crítica, interpretação antecipada das necessidades futuras da sociedade.

- Interação: emoção e razão integradas

- Criatividade: aplicação do conhecimento e da inovação na busca de soluções rápidas e inovadoras.

Características da educação apontadas por Tom Peters: Você costuma identificar a data de validade do seu conhecimento?

1. A educação não termina com seu último certificado

2. Estudar a vida toda é uma necessidade numa sociedade baseada no conhecimento

3. A educação é o grande jogo que se deve jogar (e vencer na economia global)

Atividade 3: (ALBUQUERQUE et all, 2006)Colocar algumas frases no quadro e pedir para os alunos opinarem sobre elas.

Exemplos de frases:

“Pode-se conseguir um bom emprego sem que se termine o segundo grau.”

“A universidade aumenta as oportunidades de trabalho e salário.”

“Numa família cabe ao homem o suporte financeiro.”

“O trabalho doméstico é um trabalho feminino.”

“Não há maneira de se planejar a vida, pois essa é uma tarefa do destino.”

“Para subir na vida tem que ter sorte.”

“Para subir na vida deve-se conhecer pessoas influentes.”

“As mulheres não deveriam exercer as mesmas profissões que os homens.”

“Os negros ganham menos do que os brancos.”

“Os homens devem ganhar mais do que as mulheres.”

Discutir os resultados com vistas a minimizar preconceitos e estereótipos sobre o mundo do trabalho. Apresente estatísticas e dados sobre a diferença de salários entre homens e mulheres, negros e brancos. Apresente informações também sobre anos de escolaridade e classe social.  Essa atividade favorece a discussão dos preconceitos existentes no mercado de trabalho, como reflexo dos valores sociais

Finalização da aula: Discutir com os alunos o mundo do trabalho e suas perspectivas futuras. Discuta com eles a importância de se estudar para potencializar melhores oportunidades no mercado, apresente informações do porque de algumas profissões serem mais valorizadas que outras e as habilidades necessárias para o bom desempenho profissional.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A abolição: parte I Vídeo
Recursos Complementares

O site do IBGE: www.ibge.gov.br pode fornecer dados importantes. O texto Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, disponível em http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/destaque/Pesquisa_Retrato_das_Desigualdades.pdf fornece dados e estatísticas interessantes para a aula.   

Avaliação

Será feita durante as aulas, através da participação dos alunos nas atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cris, Senai , Paraná - disse:
    cris_ferrari2002@yahoo.com.br

    28/11/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom o conteúdo, ajudou muito na preparação de aula.


  • Elaine de Fatima Pereira Culau, ESC DE ENS FUND SANTO ANTONIO , Rio Grande do Sul - disse:
    elaine.fpc@hotmail.com

    28/08/2013

    Quatro estrelas

    Este tipo de abordagem é ótima, gosto de trabalhar desta forma.


  • jeniffer, salines , São Paulo - disse:
    jenisahp@yahoo.com.br

    22/06/2013

    Cinco estrelas

    aula muito boa, com muitos exemplos que ajudam a entender a materia


  • Ivonilda, Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte e Agreste Baiano , Bahia - disse:
    felizvon@yahoo.com.br

    04/05/2013

    Quatro estrelas

    Ótima proposta. Gostei muito da estratégia para discutir os preconceitos e estereótipos tão presentes nos diversos espaços de trabalho. Parabéns professora, obrigada por compartilhá-la conosco.


  • José Amaral Cordeiro Jr, ESCOLA TECNICA ESTADUAL SANTA CRUZ , Rio de Janeiro - disse:
    amaral.sociologia@gmail.com

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    A atividade 3 é uma belíssima sugestão para abordagem dos conhecimentos prévios dos alunos. Parabéns pela aula, professora.


  • Joelia Maria Moura Reis, Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte e Agreste Baiano , Bahia - disse:
    joeliareis.educadora@gmail.com

    04/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta.


  • leticia, colegio rui barbosa , Paraná - disse:
    leticia-fsa2@hotmail.com

    18/05/2011

    Três estrelas

    o conteudo é bom...concordo com esse tipo de ensino proposto nas atividades...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.