Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudança Social

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula permite que os alunos aprendam o que é mudança social, que identifiquem fatos históricos como motivadores das mudanças sociais. Favorece a assimilação dos fatores que favorecem ou impedem a mudança social.

Duração das atividades
90 minutos. 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula expositiva interativa, debates, dinâmicas, filme.

A Aula:

- Montar um painel com imagens de Movimentos sociais, revoluções, imagens de revolucionários etc. Peça para os alunos identificarem o significado das imagens e procure, depois, auxiliá-los na identificação correta do movimento ou fato histórico.

- Após a explanação dos alunos, explique o que são mudanças sociais. Abaixo, uma definição:

- Mudanças sociais são transformações na vida e no funcionamento da sociedade. Portanto, toda mudança social são processos em que a sociedade inteira, ou parte dela, passa de um estado a outro. As sociedades estão em constante mutação e as mudanças ocorrem em vários níveis da sociedade – costumes, conduta, nas instituições etc. (OLIVEIRA, 1999:221)

- As mudanças sociais podem ser exemplificadas através da abolição da Escravatura em 1888, em que, gradativamente, o trabalho escravo foi substituído e passou a ser realizado por pessoas livres em troca de salário.

- Um exemplo atual pode ser o Movimento dos Sem Terra, Explique os objetivos do movimento e que existem, nesse caso, um grupo que quer a permanência – os latifundiários e outro grupo que quer a mudança – o MST

Atividade 1: Leitura e debate de texto.

Ler o texto abaixo com os alunos:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Por Caroline Faria:

http://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/  

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil. A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.Outros países da América Latina como Guatemala, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e República Dominicana passaram pela mesma questão, mas, sem que em nenhum deles o processo de Reforma Agrária tenha sido concluído.No Brasil a situação não é mais animadora uma vez que, até 2005, menos de 10% das famílias, das cerca de 7 milhões que não tem acesso a terra, foram assentadas. Destas 7 milhões, cerca de 200 mil famílias ligadas ao MST e outras 80 mil ligadas à outros movimentos encontram-se acampadas à espera da desapropriação de terras improdutivas.Bastante conhecido pela tática de organizar barricadas em estradas e invasões de propriedades como maneira de chamar a atenção da mídia para sua causa, o MST surgiu em um momento em que o Brasil passava pela reabertura da política nacional, após o período da Ditadura Militar.Antes desse período outros movimentos haviam tentado a distribuição igualitária das terras, mas, a Ditadura fez com que se dissolvessem e com que a causa só tomasse força novamente com o final da mesma na década de 80.Entre os objetivos do MST encontra-se o de desapropriar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.Por fim, o MST luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos e defende a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) o qual seria revertido para a continuação da Reforma Agrária.Em 2005 o movimento contava com cerca de 124 mil famílias no Brasil divididas entre 22 estados.

Debate: coloque os alunos em círculo e promova um debate sobre o Movimento Sem Terra. Permita que os alunos exponham motivos para apoiarem ou serem contrários ao Movimento. Peça aos alunos para dizerem como formaram suas opiniões sobre o Movimento: mídia, conversas com os pais, amigos etc.

Continuação : Explique aos alunos os motivos que corroboram para a mudança social: destaque os fatores econômicos, sociais, geográficos, culturais.

Atividade 2: Coloque os alunos em círculo e jogue um rolo de linha para um deles. Peça que cite um acontecimento que indique uma mudança social. Pode ser uma revolução, uma descoberta científica, uma guerra etc. Permita que os alunos levantem os aspectos negativos e positivos dessas mudanças. O aluno joga o rolo de linha para outro aluno que também deve fazer o mesmo e assim, sucessivamente.

Faça uma aula expositiva sobre as transformações do século XIX na Europa e no Brasil e destaque a emergência das novas instituições, atores sociais e papéis sociais nesses contextos.

Atividade 3: Exibição do filme: Adeus Lenin. Após a exibição do filme pode-se abordar as seguintes questões:- Que fato histórico é abordado no filme? Qual a relação desse fato com o tema?- As mudanças sociais abordadas no filme se relacionam a outras mudanças sociais, quais são? (Caso não identifiquem, citar a Revolução Russa de 1917 e a Queda Do Muro de Berlim em 1989).

Finalização da aula: Comente que as mudanças sociais acompanham a história das sociedades. Essas mudanças nem sempre são aceitas por todos os grupos sociais e que isso provoca o conflito entre aqueles que querem a mudança e os que querem que as coisas continuem como estão.

Sugestão de continuidade dessa aula: Aulas sobre capitalismo e socialismo, o papel dos socialistas utópicos e dos socialismo científico, com base em Karl Marx e a crítica e perspectiva de mudança social nas sociedades capitalistas. Essa aula pode ser interdisciplinar com a história, por exemplo.

Recursos Complementares

Manifesto Comunista. Karl Marx e Friedrich Engels

http://www.youtube.com/watch?v=Iqihi76PDSM 

Avaliação

Galeria de artes: Sugira aos alunos que criem cartazes com desenhos, imagens e textos sobre as mudanças sociais do século XXI. Cada aluno deverá expor seu cartaz e explicar o que expôs.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.