Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quer Brincar?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a ter senso de unidade e solidariedade

- Cooperar com os outros para alcançar a meta

Duração das atividades
2 a 3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Jogos cooperativos

Estratégias e recursos da aula


PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Sabemos que através das brincadeiras a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de comportamento e se socializa, descobrindo o mundo ao seu redor.

Brincando as crianças podem vivenciar uma mesma situação várias vezes.

Vamos trabalhar com jogos cooperativos, pois assim todos cooperam e o mais importante todos ganham.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

PLENARINHO.GOV.Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/seu_espaco/imagens/a-alegre-historia-dos-brinquedos/00.jpg acessada em25/09/2009.

- Você conhece alguém que não gosta de brincar?

INTRUMENTALIZAÇÂO

A criança que tem uma infância feliz,vira um adulto legal!

As brincadeiras das crianças deveriam ser entendidas como suas atividades mais sérias,pois através das brincadeiras conseguimos entender as crianças.

 Brincar é coisa séria

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2091 acessada em 25/09/2009. Programa de Rádio (Escola Brasil), apresenta entrevista com Maurício Leonardo que fala sobre a importância do brincar na infância.

Roteiro de Discussão:

- Existe coisa melhor do que brincar?

- Brincar é bom para o desenvolvimento?

- Por que devemos dar liberdade para que as crianças criem suaspróprias brincadeiras?

- O trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento da criança?

- Você já brincou comseuspais/responsáveis hoje?


Aproveite este momento para conhecer as brincadeiras que seus alunos mais gostam, converse sobre como aprenderam a brincar, com quem geralmente brincam com crianças da sua faixa etária ou algum adulto da família, se realizam algum tipo de brincadeira com os pais, tios, avós e se aprenderam alguma brincadeira diferente com estes.


Oriente os alunos sobre a realização de jogos cooperativos, diga que irão trabalhar jogos onde todos colaboram com todos e que nesse jogo não existe perdedor, todos jogam juntos para superar os desafios.

Atividade 1


TARTARUGA GIGANTE

Objetivo do Jogo: mover a tartaruga gigante em uma direção.

Material: um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.

Número de participantes: mínimo de três, máximo de oito por tapete.

Descrição: as crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentando fazer a tartaruga se mover em uma direção.


Dicas: no começo as crianças podem se mover para diferentes direções e podem demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabal har juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.

Atividade 2


CAMPO MINADO
Objetivo do jogo: cruzar um campo minado, representando por uma matriz de linhas e colunas, cujas células podem conter uma "bomba". Caso a criança que faz a tentativa de travessia pise em uma célula que contêm uma mina explosiva, será informada pelo professor. O jogo termina qu ando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessar.

Materiais: fita crepe, folha com o mapa do campo minado e apito.

Número de participantes: este jogo torna-se interessante quando exerci tado a partir de 10 participantes.

Descrição: o professor conduz o grupo para o local onde o chão foi antecipadamente demarcado com fita crepe. Todos os alunos são convidados a ficar após uma linha que marca o início do campo minado. São passadas as seguintes instruções: todos deverão atravessar este campo mina do, um aluno de cada v ez. Quan do o aluno q ue está na travessia pisar em uma mina o professor irá apitar, que simboliza a explosão da mina. O aluno que "sofreu" a explosão, deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia.Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo entretanto emitir sons. É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente.

Dicas: o jogo deve ser conduzido em silêncio, podendo o grupo utilizar sinais físicos ou sonoros previamente combinados. Entretanto, é normal que as crianças deixem escapar algumas palavras. Neste momento, o professor deve paralisar o jogo e relembrar a regra. Não é aconselhável instituir uma punição para o caso de crianças que falem. Quando alguém insistir em falar, o professor deve novamente paralisar o jogo e colocar a questão para o grupo, pedindo que eles resolvam à questão.

Atividade 3

ESCRAVOS DE JÓ DIFERENTE

Objetivo: cantar a música, passando os objetos sem errar.

Material: caixinhas, caixas de fósforo, bloquinhos de madeira, copinhos, ou qualquer outro material que sirva para trocar e jogar.

Número de participantes: mínimo de cinco.

Descrição: forme um círculo no chão com todos os alunos presentes. Distribua as peças a serem passadas. Explique que vamos fazer o jogo três vezes seguidas: a primeira, cantando a letra; a segunda, cantando "lá-lá-lá", e a terceira, em silêncio.

Cada vez que o grupo errar, irá se dividir em dois. Isto ocorre sucessivamente até que se tenham apenas duplas ou trios jogando.

Agora, proponha que os grupos se unam e tentem conseguir chegar ao fim sem errar.

CATARSE

Através dos jogos cooperativos a cxriança aprende a importância da colaboração,que com ajuda é mais fácil se chagar ao resultado esperado. 

Aprender com ooutroé mais fácil e divertido, semcontar que a troca de experências é de fundamental importância para todos.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Este momento serve para que o professor aprenda com seus alunos algumas brincadeiras. Divida a turma em equipes e peça para cada equipe apresente à turma um tipo de brincadeira. Cada equipe deverá explicar como a brincadeira se desenvolve,após todas as equipes terem apresentado, sente em círculo comos alunos e discutam sobre a importância do brincar, o que cada um aprendeu com as atividades propostas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincar é coisa séria Áudio
Recursos Complementares

TIO CHOQUITO. Disponível em: http://www.tiochoquito.com.br/ acessada em 25/09/2009. Site de atividades recreativas.

Avaliação

Utilizar a participação dos alunos durante a realização das atividades propostas, as respostas dadas aos questionamentos do professor no momento da conversa em grupo e criatividade e desenvoltura no momento da atividade proposta em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.