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A Sociedade Civil

 

18/01/2011

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar sociedade civil

- Analisar movimentos que caracterizam a sociedade civil

- Assimilar a importância desses conceitos para a extensão da cidadania.

Duração das atividades
2 aulas, 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula expositiva interativa, debates, dinâmicas, filme.

A aula

- Conceituar Sociedade Civil. Na contraposição Sociedade civil-Estado, entende-se por sociedade civil a esfera das relações entre indivíduos, entre grupos, entre classes sociais, que se desenvolvem à margem das relações de poder que caracterizam as instituições estatais. Em outras palavras, sociedade civil compreende todos aqueles espaços onde os membros de uma sociedade, na forma individual ou organizada, toma suas decisões de maneira autônoma, livre e voluntária, atendendo a seus próprios critérios, valores, cultura e interesses, à margem dos limites e prioridades do Estado. (DIAS, 2000: 226)

- Destacar a concepção histórica em relação ao conceito de Sociedade Civil. - Perspectiva histórica: Diferenciar Sociedade Civil como a sociedade fundada a partir do surgimento do Estado e o conceito atual (acima), que se coloca em contraposição ao Estado: O texto disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8257 pode ser uma referência.

Atividade 1: Pedir aos alunos para que, em forma de debate, identifiquem movimentos que caracterizem espaço da sociedade civil. Após a opinião dos alunos, citar os Movimentos como feminista, movimento gay, ecológico, movimento negro etc, como exemplos de reivindicações da sociedade civil que ganharam visibilidade e legitimidade nos últimos anos. Do ponto de vista institucional, destacar os sindicatos, agremiações estudantis, OAB, grupos comunitários, instituições religiosas. Acrescentem-se os movimentos sociais e as Ongs – organizações não governamentais, dentre outros. Destacar para os alunos a importância das lutas, movimentos e reivindicações da sociedade civil.

Atividade 2 (in: ALBUQUERQUE et all, 2006) Com base no texto abaixo, Fazer um resgate histórico do surgimento do contrato social e da cidadania, lembrando seu caráter histórico, provisório e culturalmente determinado.Os direitos civis conquistados durante o século XVIII são os que buscam garantir aos indivíduos a vida, a liberdade, o direito de locomoção, a segurança etc. Durante o século XIX, a continuação da luta por direitos resultou em novas conquistas, tais como: os direitos políticos, como o direito de reunião, de se organizar politicamente e, principalmente, o direito de votar.Os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, foram conquistados no século XX a partir das lutas do movimento operário e sindical e dizem respeito ao trabalho, à saúde, à educação, à aposentadoria etc.Na segunda metade do século XX, e principalmente nos anos 60, jovens foram às ruas exigir os chamados direitos de terceira geração, que consistem no direito dos povos se autodeterminarem, o direito à paz, à preservação do meio ambiente, os direitos de descendência racial, opção religiosa, sexual etc.

Atividade 3: Selecionar com os alunos algum movimento social: ongs, associação de bairros, movimento estudantil. Pedir para que, divididos em grupos, façam uma entrevista com algum representante do movimento. A entrevista pode conter: Nome do movimento, área que atua, conquistas, reivindicações, dificuldades que enfrentam tc.

Finalização da aula: solicitar que os alunos reflitam e exponham sobre a improtância dos movimentos sociais para as sociedades.

Recursos Complementares

Livros e apostilas:

ALBUQUERQUE, Benigna M. da Rosa et all. REORIENTAÇÃO CURRICULAR – Sociologia. EQUIPE UFRJ, RJ, 2006

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de sociologia geral. 2° edição. Campinas, Editora Alinea: 2000.

Avaliação

Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre situações em que existem desrespeito aos Direitos Humanos e como essas questões foram resolvidas (leis, intervenção estatal, intervenção de movimentos sociais etc) ou como podem ser resolvidas – no caso de situações em que as situações permanecem sem solução.

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