Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS SÍMBOLOS E AS CÉDULAS

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o significado dos símbolos do dinheiro usados no Brasil.
  • Perceber o processo de fabricação do dinheiro. 
Duração das atividades
DUAS AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cédulas do real.
  • Fabricação do dinheiro.

Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade

Reproduza cópias das cédulas de $1,00 até $100,00 e apresente para as crianças observarem as imagens. Possibilite  um diálogo na roda sobre o que significam as imagens das cédulas. Registre a fala das crianças. Depois informe o significado de cada uma. Sugira que escolham uma das cédulas para fazer o desenho.

 fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm 

Segunda Atividade

Organize um painel com as informações do significado das cédulas e leia para as crianças. Depois sugira o registro sobre o que descobriram sobre os simbolos da moeda brasileira.

Observe as informações abaixo e organize um painel para ser fixado e lido para as crianças.

fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm 

Anverso: Efígie Simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura.

Reverso: Gravura de um Beija-Flor (Amazilia lactea). O Beija-Flor é típico do continente americano e ocorrem mais de cem espécies no Brasil.

fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm 

Anverso: Efígie Simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura. 

Reverso: Gravura de uma Arara (Ara chloreptera), ave de grande porte da família dos psitacídeos, típica da fauna do Brasil e de outros países latino-americanos

Registrando o que aprendemos sobre os simbolos do dinheiro brasileiro

fonte: Caderno Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.

Terceira Atividade

Quem faz o dinheiro?

Como se faz? e a moeda?

 como sabemos que o dinheiro é verdadeiro?

Inicie uma conversa na roda a partir dessas indagações.Possibilite que as crianças explorem suas hipóteses.Leia um texto sobre a fabricação das cédulas e da moeda brasileira e depois proponha a fabricação de cédulas e moedas como se eles fossem funciónarios da casa da moeda.Chame atenção para as cores das cédulas de $1,00, $5,00,$10,00, $20.00,$50,00 e $100,00 e das moedas de $0.50 e $1,00. Divida os grupos de modo que cada um fique responsável para fazer as cédulas e as moedas.

Material necessário:

  1. Papel oficio branco cortado no tamanho das cédulas convencionais.
  2. Lápis cêra para pintar as cores correspondente as cédulas.
  3. Hidrocor para o desenho dos simbolos.

fonte: Abracadabra.NEI/UFRN.2008.

Quarta Atividade

Proponha a visita a um banco para as crianças conhecerem ou convide um professor de economia para vir a sala falar sobre como o dinheiro chega ao banco depois de fabricado pela casa da moeda e autorizado pelo Banco Central. Caso não seja possível, selecione imagens da casa da moeda retiradas da internet e leve para a sala de aula. Construa um  painel com as crianças sobre a casa da moeda e o Banco Central. Proponha o desenho do prédio da casa da moeda, do Banco Central e dos funciónarios fabricando o dinheiro. Exponha no painel as informações com os desenhos das crianças sobre cada uma dessas instituições.

fonte: http://www.revistabrasileiros.com.br/imagens/2081/em/textos/389/ 

Recursos Complementares

Leia sobre o significado dos símbolos da moeda brasileiro consultando o link

http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm 

Leia e saiba como funciona a fabricação do dinheiro na revista ciência hoje das crianças. Edição 2008.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/208/como-funciona-a-fabricacao-do-dinheiro 

Sobre a casa da moeda consulte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_da_Moeda_do_Brasil 

Avaliação

Observar através da participação nas atividades, dos registros produzidos pelas crianças se elas:

  • Conseguiram identificar o significado dos símbolos do dinheiro brasileiro.
  •  Perceberam o processo de fabricação do dinheiro. 
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.