25/11/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Reproduza cópias das cédulas de $1,00 até $100,00 e apresente para as crianças observarem as imagens. Possibilite um diálogo na roda sobre o que significam as imagens das cédulas. Registre a fala das crianças. Depois informe o significado de cada uma. Sugira que escolham uma das cédulas para fazer o desenho.
fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm
Organize um painel com as informações do significado das cédulas e leia para as crianças. Depois sugira o registro sobre o que descobriram sobre os simbolos da moeda brasileira.
Observe as informações abaixo e organize um painel para ser fixado e lido para as crianças.
fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm
Anverso: Efígie Simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura.
Reverso: Gravura de um Beija-Flor (Amazilia lactea). O Beija-Flor é típico do continente americano e ocorrem mais de cem espécies no Brasil.
fonte: http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm
Anverso: Efígie Simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura.
Reverso: Gravura de uma Arara (Ara chloreptera), ave de grande porte da família dos psitacídeos, típica da fauna do Brasil e de outros países latino-americanos
Registrando o que aprendemos sobre os simbolos do dinheiro brasileiro
fonte: Caderno Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.
Quem faz o dinheiro?
Como se faz? e a moeda?
como sabemos que o dinheiro é verdadeiro?
Inicie uma conversa na roda a partir dessas indagações.Possibilite que as crianças explorem suas hipóteses.Leia um texto sobre a fabricação das cédulas e da moeda brasileira e depois proponha a fabricação de cédulas e moedas como se eles fossem funciónarios da casa da moeda.Chame atenção para as cores das cédulas de $1,00, $5,00,$10,00, $20.00,$50,00 e $100,00 e das moedas de $0.50 e $1,00. Divida os grupos de modo que cada um fique responsável para fazer as cédulas e as moedas.
Material necessário:
fonte: Abracadabra.NEI/UFRN.2008.
Proponha a visita a um banco para as crianças conhecerem ou convide um professor de economia para vir a sala falar sobre como o dinheiro chega ao banco depois de fabricado pela casa da moeda e autorizado pelo Banco Central. Caso não seja possível, selecione imagens da casa da moeda retiradas da internet e leve para a sala de aula. Construa um painel com as crianças sobre a casa da moeda e o Banco Central. Proponha o desenho do prédio da casa da moeda, do Banco Central e dos funciónarios fabricando o dinheiro. Exponha no painel as informações com os desenhos das crianças sobre cada uma dessas instituições.
fonte: http://www.revistabrasileiros.com.br/imagens/2081/em/textos/389/
Leia sobre o significado dos símbolos da moeda brasileiro consultando o link
http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm
Leia e saiba como funciona a fabricação do dinheiro na revista ciência hoje das crianças. Edição 2008.
Sobre a casa da moeda consulte:
Observar através da participação nas atividades, dos registros produzidos pelas crianças se elas:
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/06/2011
Três estrelasEstava procurando algo para ensinar meu filho, gostei muito deste material