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O 7 de setembro, os símbolos pátrios e o projeto de construção de uma identidade nacional brasileira

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar fatores estruturais da sociedade brasileira, os quais fundamentam a ausência da idéia de nação e de uma identidade nacional entre os brasileiros até a independência do Brasil.

Identificar e analisar iniciativas de construção de um projeto de formação da identidade nacional brasileira, a partir da independência.

Refletir sobre os conceitos de pátria e nação presentes no projeto de formação da identidade nacional brasileira, a partir da interpretação de fontes iconográficas e escritas.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mudanças ocorridas na sociedade colonial brasileira, a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.

O processo de independência do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

I- A ausência da idéia de nação e de uma identidade nacional entre os brasileiros

Atividade com Texto: O projeto de formação de uma identidade nacional brasileira a partir da independência

Em 7 de setembro de 1822 o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se um Estado Nacional independente de Portugal. Entretanto, a idéia de nação como unidade não apenas territorial e lingüística, mas também como elemento de identificação social e política reconhecida por costumes, tradições, crenças e símbolos comuns, não existia entre os brasileiros. Para a filósofa Marilena Chauí, a construção da idéia de nação no sentido acima colocado ocorreu no momento em que o “Estado precisava de algo mais que a passividade de seus cidadãos: precisava mobilizá-los e influenciá-los a seu favor. Precisava de uma ‘religião cívica’, o patriotismo”. A necessidade de construção da “idéia nacional” pelo Estado ocorreu, segundo a autora, apenas no século XIX, “no momento em que a divisão social e econômica das classes apareceu com toda a clareza e ameaçou o capitalismo". (Turini, Leide Alvarenga. mimeo, 2007).

O texto, na íntegra, pode ser acessado em: http://gephiseseba.blogspot.com/ 

Atividades para o estudo do texto:

1) Ler atentamente o texto, interpretando as suas idéias centrais com a orientação do professor.

2) Responder, por escrito as seguintes questões:

a) Por que podemos afirmar que até o século XIX não existia a idéia de nação, ou melhor, não existia uma identidade nacional entre os brasileiros?

b) Explique a afirmativa: O Projeto de Nação defendido pelos grupos sociais dominantes após a independência passou a ser construído a partir da “idéia de unidade, de harmonia e de comunhão de interesses, procurando eliminar os conflitos e as diversas concepções de liberdade”.

II-Os símbolos pátrios e o projeto de construção de uma identidade nacional brasileira no Brasil Imperial

1- O quadro de Pedro Américo e o "Grito do Ipiranga"

Fonte:

A cena representada é uma reprodução da tela feita pelo pintor Pedro Américo (1843-1905), em 1888 (portanto 66 anos após a independência política do Brasil). A tela intitulada “Independência ou Morte” e mais conhecida como "O grito do Ipiranga", encontra-se atualmente no Museu Paulista. Nesta interpretação oficial, D. Pedro I, rodeado por soldados vestidos em seus uniformes de gala, aparece como o príncipe regente que rompeu com a dominação de Portugal, erguendo sua espada às margens do Rio Ipiranga e decretando a independência do Brasil a partir daquela data (7 de setembro de 1822). Dizemos que esta imagem é a interpretação oficial porque foi construída para ser aceita e difundida como o marco histórico da separação da colônia brasileira em relação à metrópole portuguesa. O primeiro governante a difundir esta imagem acerca da proclamação da independência do Brasil foi D. Pedro II, que governou o Brasil no período de 1840 a 1889. A tela de Pedro Américo foi feita por encomenda do Imperador em parceria com o governo de São Paulo.

Orientações para a interpretação da  atividade:

a- Pedir aos alunos que, após observarem atentamente a tela, descrevam o que veem na cena representada.

b- A partir do que conseguiram interpretar sobre a cena, explicar, por escrito, a idéia central da mesma.

c- Discutir com os/as colegas e com o professor as respostas e anotar, em seguida, as conclusões a que chegaram.

d- Sugerir aos alunos que confiram no endereço http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u25.jhtm o texto "Independência ou morte! A representação idealizada de um fato histórico", de Antonio Carlos Olivieri.

Os esplendores da imortalidade JOSÉ MURILO DE CARVALHO http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_6_2.htm

II- O hino da Independência do Brasil

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AM78A3vkGgI

Já podeis, da Pátria filhos,Ver contente a mãe gentil; Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil...Houve mão mais poderosa: Zombou deles o Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Não temais ímpias falanges, Que apresentam face hostil; Vossos peitos, vossos braços São muralhas do Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Parabéns, ó brasileiro, Já, com garbo juvenil, Do universo entre as nações Resplandece a do Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

 Confira informações a respeito da composição da letra e da melodia:  http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u77.jhtm

Questões para os alunos responderem no caderno:

a- Após uma leitura atenta da letra do hino e do vocabulário, procure sintetizar, com as suas palavras, a mensagem central do mesmo.

b- A partir das discussões feitas em relação à tela de Pedro Américo, você diria  que existem semelhanças com a idéia central do hino da independência? Justifique sua resposta com argumentos claros.

III- O hino nacional brasileiro

1- Para uma discussão a respeito da história do hino nacional brasileiro, o professor deve orientar os alunos para a consulta às fontes indicadas abaixo:

Hino Nacional Brasileiro (1) Veja a letra do Hino Nacional

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u23.jhtm

Hino Nacional Brasileiro (2) História, origem e composição

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u84.jhtm

2- Vídeo: Hino Nacional Brasileiro

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Após a audição e leitura da letra do hino nacional brasileiro, promover uma reflexão sobre os conceitos de pátria e nação presentes no projeto de formação da identidade nacional brasileira,.

Recursos Complementares

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml

Avaliação

Tendo como princípio que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, o professor poderá avaliar os alunos por meio das atividades de compreensão, interpretação e debate das idéias centrais do tema da aula, a partir dos recursos utilizados: textos, vídeos, pinturas. Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões registradas no caderno e da sistematização das idéias centrais discutidas na aula.

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