Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ISSO É PAIXÃO PELO FUTEBOL?

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Debater com os alunos as consequências da violência no futebol

- Aprender a respeitar o espaço e limites do outro.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História do futebol

- Respeito ao próximo

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Nos dias atuais podemos observar em jornais, revistas, noticiários de TV, enfim toda a mídia, a todo instante está trazendo até nós informações sobre brigas que acontecem dentro e fora dos estádio de futebol entre torcidas organizadas, o que era pra ser diversão virou guerra!

undefined

UNICAMP. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/fotosju357-on-line/11.jpg acessada em25/09/2009.

PROBLEMATIZAÇÃO

A maioria da população que assiste a jogos de futebol participam de uma verdadeira "maratona" para chegar até o estádio de futebol muitos enfrentam ônibus lotados, o trânsito que em dia de jogo não flui e com certeza horas na fila para conseguir entrar, no estádio se aglomeram nas arquibancadas. Tudo isso somado ao stress do dia-a-dia, o que resulta em discussões e brigas que podem ocasionar em morte.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Debata com seus alunos se a situação acima é verdadeiramente um motivo para que haja tanta violência nos estádios, direcione um debate e peça para que os alunos justifiquem suas respostas.
Após o debate com os alunos sobre o assunto, apresente outras situações problemas que os levem a compreender mais sobre a violência nos estádios.

É claro que existem torcedores que vão até o estádio com o objetivo de brigar, como é o caso dos “Hooligans” - torcedores europeus que vão aos estádios preparados para brigar, eles sentem prazer ao entrar em confronto com torcedores de times adversários.

Atividade

Neste momento leve os alunos a realizarem pesquisa sobre brigas entre torcidas organizadas que aconteceram recentemente nos estádios de futebol ou nas ruas antes e após os jogos, pesquisa esta que deverá ser realizada no laboratório de informática com o intuito de dar respaldo para uma produção posterior realizada pelos alunos.

Professor explique qual será o objetivo desta pesquisa e que após a pesquisa cada aluno deverá redigir uma redação com tema: “O que se pode fazer para intimidar a violência no futebol”?

undefined

YOU TUBE. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ralr6lMEHH4 acessada em: 15/06/2009.

Paixão [Visões do esporte]

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18480/paixao_visoes_esporte.wmv acessada em 15/06/2009.

Roteiro de Discussão

1. No início do vídeo aparece a seguinte frase: "Mais do que vencer o importante é lutar para vencer" (Red Sanders).

- O que você entende por esta frase?

2. A paixão é um círculo de fogo que cerca o estádio, é o fervor da multidão que incendeia corações...

- Será que o entusiasmo, o amor pelo futebol conseguirá fazer que o meu time de coração ganhe a partida?

3. O que cada um pode fazer para empurrar seu time para a vitória?

4. O torcedor torce e destorce a verdade, até morrer doa a quem doer...

5. O torcedor não tolera o erro de seu ídolo, é impiedoso, xinga, vaia, é capaz de matar, é capaz de morrer...

- Mas até que ponto vale a pena levar tudo a ferro e fogo? Pois infelizmente o resultado da partida não depende da vontade do torcedor.

6. A paixão quer a vitória a qualquer preço, perde a razão. O amor exalta o triunfo, mas perdoa a derrota.

- Qual a diferença entre a paixão e o amor dentro do futebol?

- Por qual sentimento nós como bons torcedores devemos nos deixar levar? Por quê?

Através do vídeo podemos observar que o futebol surge em nossas vidas como uma brincadeira, alguns não levam isso muito a sério e continuam sua vida sem problemas, outros preferem fazer dessa diversão uma forma para criar problemas, encaram uma partida de futebol como se fosse a última de suas vidas.

Devemos nos conscientizar de que o futebol foi feito para divertir e não para destruir vidas.

CATARSE

undefined

VÍDEO GOOGLE.COM Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-6100229238391735055#docid=-5966215477519929399 acessada em 15/06/2009.

Ajax_De n_Haag_Fair_Play.wmv
2798K& #160;   Baixar  

Deveríamos aprender com exemplos como este. Nem sempre as pessoas tomam atitudes corretas, mas a que o vídeo nos mostra foi corretíssima, todos precisamos aprender com exemplos de honestidade... A ética é isso: O gol foi legal, mas imoral.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos dividir a turma em equipes, enquanto dois times jogam os alunos que estão de fora irão anotar todas as atitudes que acharem violentas durante o jogo, montando um relatório, trocar as funções, quem estava jogando passa a assistir e vice-versa, em seguida conversar com os alunos sobre a violência que aconteceu durante a aula, apresentando soluções para os problemas e brigas que ocorreram.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Paixão [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br//007/07paula.htm acessada em 15/06/2009. Artigo sobre violência das torcidas e racismo no futebol. O que a escola tem com isso? Por Adelgício Ribeiro de Paula.

REVISTA NOVA ESCOLA - ABRIL.COM Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/ensine-gladiadores-apenas-mudaram-nome-431060.shtml acessada em 15/06/2009. Mostra a semelhança entre os espetáculos esportivos atuais e as lutas entre gladiadores romanos. Por Jaime Tadeu Oliva.

BRASIL ESCOLA. Disponível em:http://www.brasilescola.com/sociologia/hooligans.htm acessada em 15/06/2009. Artigo sobre os Hooligans. Por Eliene Percília.

Avaliação

Avaliação será realizada no transcorrer das atividades analisando os questionamentos levantados pelos alunos e suas intervenções.
Pela leitura das produções e através da participação prática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.