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Meu alongamento de cada dia

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar e definir o que é um alongamento;

Identificar os benefícios e malefícios da realização dos alongamentos no dia-a-dia;

Identificar as formas de realização mais apropriadas do alongamento e em que local se faz necessário.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Reunir os alunos em sala dividindo-os em cinco grupos de seis alunos. Escrever no quadro a seguinte pergunta: “O que é e qual a utilidade do alongamento?” 

Entregar uma cartolina e um pincel para cada grupo, solicitando que discutam e escrevam na cartolina, com letras grandes, as respostas para essa pergunta.

Em quanto os grupos respondem a pergunta, o professor deve dividir o quadro ao meio.

Solicitar que todos os grupos elejam um aluno para vir à frente apresentar a resposta.

Quando o grupo terminar a apresentação, o professor deve colar as cartolinas contendo as respostas dos grupos em uma das metades do quadro.

Na outra metade, com base no que foi produzido por cada grupo, construir um conceito coletivo para alongamento e sua finalidade conforme sugestão abaixo:

Devolver a cartolina aos grupos, solicitar que copiem o conceito e a finalidade do alongamento construído pela turma.

Recolher a cartolina após todos os grupos terminarem de escrever, pois ela será usada posteriormente.

Propor aos alunos a vivência de alguns alongamentos que serão efetuados na próxima aula. Informar que a aula será na quadra ou outro espaço amplo e lembrar a todos, que devem estar trajando roupas e calçados adequados para a prática de atividade física.   

Aula 2         

Reunir os alunos na quadra ou espaço amplo, organizá-los em um círculo, sentados de forma confortável no chão, fazer as perguntas abaixo e solicitar de cada aluno uma resposta:

  1. Quem dormiu bem esta noite?
  2. Alguém acordou com dores no corpo?
  3. Alguém está com o corpo doendo?
  4. Será que o alongamento pode nos aliviar destas tensões? Vamos experimentar?

O professor orientará os alunos para que façam cada exercício por ele sugerido, respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Começar a fazer o movimento e ir até o seu limite, porém, parando antes de chegar ao limite extremo;
  2. Parar sempre que começar a sentir alguma dor;
  3. Não forçar o colega ou a si mesmo a fazer um movimento além do que consegue;
  4. O professor marcará um tempo para cada movimento – de 15 a 30 segundos, evitando ultrapassar o limite de 7 minutos do tempo total do alongamento.

Realizar os exercícios de alongamento com todos os segmentos corporais. Sugestões de exercícios de alongamentos:

1) Deitar com os pés apoiados no chão e a coluna lombar encostada no apoio. Entrelaçar os dedos e levar os braços esticados em direção oposta ao corpo. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.

2) O mesmo exercício anterior, levante os braços em direção do teto. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe.

3) Mantendo a mesma postura do exercício anterior, vire a cabeça e os braços estendidos e mãos entrelaçadas para o lado. Sinta o alongamento dos músculos do ombro e coluna superior. Mantenha o alongamento por 10 segundos e relaxe. Repita o exercício levando a cabeça e os braços para o outro lado.

Sequência de exercícios organizados pelo autor. Imagens disponíveis no site: http://www.dornascostas.com.br/exercicios1.htm. Acesso em 19/10/2010.    

4) Em pé, manter os pés ligeiramente afastados e joelhos soltos, soltar o corpo para frente. Sentir o alongamento dos músculos posteriores da perna e coluna. Manter o alongamento por 15 segundos e voltar à posição inicial, endireitando o corpo de baixo para cima, sendo a cabeça a última parte a se endireitar.

5) A partir da posição inicial do exercício anterior, inclinar o corpo para um lado. Manter o alongamento por 10 segundos e relaxar. Fazer o mesmo para o outro lado.

6) Manter a postura ereta com os pés ligeiramente afastados, quadril encaixado e joelhos soltos, levar os braços estendidos por trás do corpo com as mãos entrelaçadas. Alongar a cabeça na direção do teto e, simultaneamente, alongar os braços para baixo. Manter o alongamento por 10 segundos e relaxar.

Sequência de exercícios organizados pelo autor.Imagens disponíveis no site:: http://www.dornascostas.com.br/exercicios2.htm. Acesso em 18/10/2010.

7) Juntar as mãos nas costas com as palmas se tocando. Empurrar as mãos na direção do céu.

8) Balançar os braços para frente em grandes círculos. Repetir movimentando os braços para frente e para trás do corpo.

9) Levantar os braços sobre a cabeça, dobrar o braço direito, levar a mão por trás do corpo. Segurar o cotovelo do braço dobrado e puxar em direção ao meio das costas. Repetir com o outro braço. 

Sequência de exercícios organizados pelo autor. Imagens disponíveis no site: http://info.specialolympics.org/portuguesecoachingguides/Tennis/Teaching+Sport+Skills/Upper+Body+Stretches.htm. Acesso em 19/10/2010.

10) Levar o cotovelo à mão, puxar o ombro oposto. O braço pode estar esticado ou flexionado. Repetir com o outro braço.

11) Sentar com a postura firme e o tronco erguido. Relaxar os ombros. Flexionar o joelho direito e estender a perna esquerda confortavelmente.

12) Lentamente, estender os braços para frente até suas mãos tocarem os pés. Ficar nessa posição por 30 a 60 segundos, depois relaxar o corpo. Repetir o movimento com o joelho esquerdo flexionado. 

Sequência de exercícios organizados pelo autor. Imagens disponíveis em:

http://info.specialolympics.org/portuguesecoachingguides/Tennis/Teaching+Sport+Skills/Upper+Body+Stretches.htm. Acesso em 19/10/2010.

http://saude.hsw.uol.com.br/alongamento7.htm. Acesso em 19/10/2010.    

Sugestões de sites com outros exercícios de alongamentos:

1) Alongamentos para costas:

Alongamento para costas. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/along_costas.htm. Acesso em19/10/2010. 

Alongamento coluna. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8QQw8U4wo6w&feature=related. Acesso em 19/10/2010.  

2) Alongamento para braços, peito e ombro:

Alongamento para braços, peito e ombro. Disponível: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/along_bra_pei_omb.htm. Acesso em 19/10/2010.  

3) Pernas:

Alongamentos para pernas. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/along_pernas.htm. Acesso em 19/10/2010.

Disponível em: http://www.alongamentos.com/alongamento-musculo-da-coxa.htm. Acesso em 19/10/2010.   

O professor poderá dividir esta vivência em dois momentos, uma com alongamentos individuais e outra, com alongamentos em duplas.

Ao final da aula, o professor deve reunir os alunos em círculo e solicitar que relatem o que sentiram durante e depois da realização dos alongamentos.

Perguntar aos alunos: "O alongamento nos aliviou das tensões?"

Informar aos alunos que a próxima aula será na biblioteca ou no laboratório de informática da escola, para pesquisarem sobre o que os estudiosos dizem sobre o assunto.   

Aula 3 e 4

Reunir os alunos no laboratório de informática ou na biblioteca (com o auxilio de artigos, livros, revistas e jornais), para pesquisar sobre:

  1. Em quais situações da vida cotidiana (lazer, esporte, trabalho, escola, casa etc.), é recomendada a realização de alongamentos.
  2. Quais são os benefícios e malefícios (se houver), desta prática.   

Sugestões de sites para pesquisa:

A importância do alongamento: algumas noções. Disponível em: http://www.alongamentos.com/importancia-do-alongamento.htm. Acesso em 19/10/2010.

GENNARI. P. B. A importância dos alongamentos. Disponível em. http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm. Acesso dia 08/10/2010.

Exercícios de alongamento. Disponível em: http://www.dornascostas.com.br/exercicios.htm. Acesso em 19/10/2010.

Após concluir a pesquisa, retornar com os alunos para a sala de aula e organizar dois painéis.

No primeiro, escrever “Situações do cotidiano” e no segundo, “Malefício e Benefício do Alongamento”.

Solicitar que os alunos socializem somente as respostas inéditas e, simultaneamente, o professor as anotará nos respectivos painéis.

Reunir novamente os alunos nos mesmos grupos que construíram o conceito, e solicitar que cada grupo escolha um dos tipos de situações da vida cotidiana, listados no painel.

Entregar uma cartolina a cada grupo e solicitar que:

  1. Construam uma sequência de exercícios de alongamento para a situação do cotidiano, escolhida pelo grupo.
  2. Apontem os benefícios e malefícios (se houver), desta sequência.

Lembrar os alunos que para a construção da proposta de uma sequência de alongamentos, deve-se respeitar o conceito construído anteriormente.

Informar que na próxima aula, todo grupo deve apresentar para os colegas a sequência de alongamentos construídos, seus benefícios e coordenar a vivência dos mesmos com os seus colegas. É necessário que todos venham novamente vestidos e calçados adequadamente.   

Aula 5

Reunir os alunos em espaço amplo, organizar um círculo com todos sentados no chão e solicitar que um grupo de cada vez, diga a situação do cotidiano que escolheu e explique a proposta de alongamentos e seus benefícios.

Quando o grupo terminar a sua apresentação oral, deve conduzir toda a turma na vivência de sua proposta de alongamento.

Terminada a vivência, os alunos deverão sentar novamente e discutir e expor suas percepções e sentimentos ao grupo. Ao terminar a discussão, repete-se o processo até que todos os grupos tenham se apresentado.       

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_TqfAt_rYGuM/S-dwugHSKBI/AAAAAAAAAB0/DFfMepngOZM/s1600/alongamentos.jpg. Acesso dia 08/10/2010. 

Reunir os alunos em sala e em seus respectivos grupos. Entregar para cada grupo, uma cartolina e pincéis de diversas cores para os alunos:

  1. Escrever o título “Alongamentos”.
  2. Descrever qual foi a situação da vida cotidiana escolhida pelo grupo.
  3. Planejar uma sequência de alongamentos adequados para a situação da vida cotidiana justificando a importância destes para a mesma.
  4. Escolher um lugar na escola para fixar os cartazes elaborados.

Recursos Complementares

Sugestão de sites com artigos sobre alongamento:

Diferenças e conceitos de Flexibilidade e Alongamento. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/12046/1/Diferencas-e-Conceitos-de-Flexibilidade-e-Alongamento/pagina1.html. Acesso dia 08/10/2010.

Estudante e os exercícios físicos. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/alongamentos.htm. Acesso em 19/10/2010.

Qual a importância de fazer alongamentos? nov. 2002. Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/qual-a-importancia-de-fazer-alongamentos-3-1-2-71.html. Acesso dia 08/10/2010.   

Sugestões sites com exercícios de alongamentos:

Disponível em: http://www.alongamentos.com/tipo-de-alongamento.htm. Acesso em 19/10/2010.

Disponível em: http://www.iotecnologia.com.br/dicas-alongamento-dor-tempo-computador/. Acesso em 19/10/2010.

Alongamentos. Disponível em: http://www.alongamentos.com/. Acesso dia 08/10/2010.

Sugestão de sites com vídeos sobre alongamento:

Aula de Alongamento. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TmuZHPRroAU&feature=related. Acesso em 19/10/2010.

Alongamentos braços. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kXWloK6Xv1M. Acesso em 19/10/2010.

Alongamentos pernas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=robRAjP862E&feature=related. Acesso em 19/10/2010.                 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno consegue conceituar alongamento, identificar as situações do cotidiano em que se faz necessário, bem como, os benefícios resultantes desta prática em nossa vida.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões propostas.

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