01/08/2012
Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Compreender a importância das penas para as aves;
Identificar "por quê" as aves mesmo em contato com a água não se molham.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: Identificando as aves
1- O professor deverá propor um passeio aos alunos pelo Parque Ecológico da cidade, ou em algum local em que haja uma grande diversidade de aves, como: patos, codornas, canários, sabiás, araras, papagaios, entre outros. O intuito dessa visita é que os alunos possam visualizar o maior número de aves, centrando-se nas semelhanças e diferenças entre as mesmas.
2- Após o passeio, o professor deverá questionar as crianças sobre as semelhanças e diferenças observadas entre as aves.
3- Assim, construirão dois cartazes, um em que desenharão os aspectos semelhantes das aves como: bico, penas, asas; e no outro o que viram de diferente, como: cor, tamanho, habitat.
4- Após a construção do mesmo, o professor deverá questionar se os alunos conhecem outras aves além das que foram vistas por eles. E assim, em uma "roda de leitura" poderá ler o livro:
MENGOZZI, Frederico. Aves. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008. (Coleção Bichos Brasileiros, Sítio do Pica-Pau Amarelo).
Fonte: Editora Globo
5- A leitura da história deve ser feita de maneira dinâmica para que os alunos possam visualizar as imagens e características das diferentes aves. O professor, também, poderá apresentar algum ou alguns vídeos que contemplem diversas aves para melhor ilustrar a história.
Sugestões:
- Escolinha de Música. Doidas andam as galinhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4jSQG7RXOYE
-Músicas da Carochinha. Papagaio Loiro. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0LP4jhfnSU4&feature=related
- Noddy. O Sr. lei e as aves engaioladas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ntdl2p7BdUw
- O pato. Lá vem o pato. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tuvvW-QKneE&feature=related
- Músicas da Carochinha. Três pombinhas a voar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kwUB4sJVDgg&feature=related
- Músicas da Carochinha. Passarinhos a bailar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mS5CnPOrXZ8&feature=related
- Músicas da Carochinha. Todos os patinhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=21qYe0ZBt0Q&feature=related
- Mundo Todo Livro: Brincar, Aprender e Crescer! O Patinho Feio. Dispnível em: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related
6- Após, a leitura, o professor deverá distribuir uma folha sulfite a cada aluno e pedir para que desenhem a ave que mais lhes agradou.
7- Com esses desenhos, poderá ser feita uma exposição na escola para que os demais alunos possam visualizar.
ATIVIDADE 2: As características das aves
1- No dia seguinte, ainda comentando sobre as aves, o professor deverá retomar algumas das características das aves e fazer as seguinte questão:
a- Será que ao entrarem em contato com a água as aves molham sua pele? Por que?
2- Na lousa ou em uma cartolina, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças, em que poderá até mesmo anotar a quantidade dos que acreditam que "sim" e dos que afirmam que "não".
3- Após isso, para a verificação das hipóteses o professor realizará o seguinte experimento:
Objetivos do experimento:
- Conhecer a importância das penas para as aves.
Materiais necessários:
- 1 Codorna (ou outra ave que o professor encontre);
- 1 Bacia;
- 1 Garrafa Pet com água;
Procedimentos:
1- Coloque água na bacia;
2- Com cuidado, molhem as penas da ave, tomando cuidado para não passar a mão;
Para visualizar esse experimento consulte:
4- Após a realização do experimento o professor poderá fazer as seguintes questões:
- A ave ficou molhada?
- O que impediu que a água chegasse até a pela da ave?
- Por que será que isso aconteceu?
- Será que há algo nas penas que impedem que a ave se molhe? O quê?
5- O professor deverá registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz.
ATIVIDADE 3: A importância das penas
1. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos inicialmente e por aquelas que estes relataram após o experimento, o professor deverá fazer a sistematização do conteúdo. Essa explicação poderá ser feita com o auxílio de um teatrinho de fantoches, no qual o professor poderá criar uma história sobre algumas aves, em que as mesmas conversem sobre suas características e destaquem a necessidade e importância das penas.
2. Ao final da apresentação do teatro, os alunos, divididos em grupos de 3, deverão confeccionar um cartaz em que ilustrem a importância das penas para as aves.
* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
Nome | Tipo |
---|---|
Animais - atividade 2: o guarda chuva das aves | Experimento prático |
a) Livros de Ciências para Educação Infantil:
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
b) Sites de experimentos para Educação Infantil:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em grupos de 4 alunos, o professor proporá a confecção, com massa de modelar, de diferentes cenários que contemplem a presença das aves, como: árvores, rios, céu, etc; como também a confecçao de diversas aves para compor esses locais. Em seguida, para a sala toda ou para os demais alunos da escola, deverão apresentar uma breve história que contemple as principais características das aves e sobre o que aprenderam referente a importância das penas para essas.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!