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Natação

 

26/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
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TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer esportes aquáticos

- Vivenciar a natação

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Esportes aquáticos

- Natação (estilos)

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

A natação é um esporte que trabalha todos os grupos musculares, um esporte que gasta muita energia.

Em caso de problemas respiratórios os médicos indicam a natação como aliado para solucionar tais problemas.

Para ganhar resistência tente nadar com uma camisa. Quando você for nadar sem camisa, vai encontrar mais facilidade.

PROBLEMATIZAÇÃO

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CM MARVÃO. Disponível em: http://www.cm-marvao.pt/agenda/..%5Cuploads%5C683-bebe+a+nadar+sozinho.jpg  acessada em22/09/2009.

- Será que através da natação encontramos alguma ligação com nossa estadia no ventre materno?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido. A natação é uma atividade que pode ser útil e ao mesmo tempo recreativa.

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MAIA DIGITAL. Disponível em: http://desporto.maiadigital.pt/multimedia/e-cards/natacao.jpg acessada em 22/09/2009.

Apresente aos alunos o recurso a seguir. Onde podemos observar que o ser humano independente da idade sempre tira proveito dos quatro elementos essesciais da vida: o ar, a terra, a água e o fogo.

Sendo que dentre estes quatro bens a água é quem reina como o mais sedutor., a água tem uma alegria que vem do frescor e da maciez.

Água [Visões do esporte]

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18505/agua_visoes_esporte.wmv acessada em:   O recurso fala sobre a beleza e encanto da água, citando algumas modalidades aquáticas.

 

Roteiro de Discussão:

1. Por que será a água desperta tanto o nosso interesse?

2. O que o vídeo tenta nos mostrar quando o narrador diz:

- o surfista trista a pele das ondas

- o remador retalha a face das águas

- o velejador flutua apenas

- o prazer do hiatista se deve um tanto ao mar, um tanto aos ventos...

3. O que seria entregar-se de corpo e alma aos encantos da água?

Após breve discussão com os e um novo desenvolver de conceito sobrea natação que tal emprestar a piscina de um clube em sua cidade para que seus alunos possam experimentar a sensação de "retornar ao ventre materno"?

Podemos realizar atividades recreativas apenas para recreação, mas antes dopasseio não esqueça de pedir autorização aos responsáveis, f aça tudo com muita ate nção e cuidado.

Seguem algumas sugestõ es de atividades:

Bolinhas Flutuantes

Material: bolinhas de isopor de diversos tamanhos e uma boia para cada equipe.

Os alunos deverão ser divididos em duas equipes. Cada equipe receberá uma bóia. O professor deverá espalhar pela piscina as bolinhas.
Ao sinal do professor, os alunos deverão entrar na piscina e pegar o maior número de bolinhas possíveis, arremessando-as dentro das bóias fazendo "cestas". Vence a equipe que conseguir fazer o maior número de "cestas" possíveis, ou seja, vence a equipe que tiver o m aior número de bolinhas dentro de suas boias.

Caça Bolas Material: bolinhas de isopor.

Os alunos deverão ser divididos em duas equipes. O professor deverá espalhar pela piscina algumas bolinhas com diferenças entre elas (tamanho, cor, numeradas).
Ao sinal do professor, o primeiro participante de cada equipe de verá tentar pegar a bolinha que foi solicitada pelo professor. Vence a equipe que conseguir pegar o maior número de bolinhas.
Uma variação da atividade é de que ao sinal do professor TODOS os participantes deverão tentar pegar a bolinha que foi solicitada, mas cuid ado com as colisões.


Acorrentados Material: elástico ou barbante

Os alunos deverão der divididos em duas ou mais equipes. Em cada equipe os participantes deverão ser amarrados entre si e numerados. As equipes deverão ter o mesmo número de participantes e os participantes d as equipes deverão receber os mesmo números que os outros.
O professor dev erá dizer o número de um participante, este deverá pular na piscina sem derrubar nenhum companheiro de equipe, que estará acorrentado a ele.
Vence a equipe que conseguir entrar todos os participantes na piscina sem derrubar nenhum outro de sua equipe.


Jô-Quei-Po AquáticoOs participantes deverão ser divididos em duas equipes, e dispostos de frente para outra.
Ao sinal do profess or, cada equipe deverá v irar de costas para a outra e escolher um dos três "símbolos": "mergulhador, tubarão e arpão". Feito isso, as equipes devem se posicionar em seus lugares, formando colunas (um participante ao lado do outro).


Ao novo sinal do professor, as equipes deverão virar-se e mostrar o "símbolo" escolhido - IMPORTANTE: todos os participantes da equipe deverão colocar o mesmo "símbolo”.
Mas quem ganha de quem??? O "tubarão" ganha do "mergulhador". O "mergulhador" ganha do "arpão". O "arpão" ganha do "tubarão"...


A equipe que ganhar o ponto deverá nadar atrás da equipe que perdeu o ponto, e todos os participantes que forem pegos passará para a equipe adversária. Vence a equipe que tiver com maior quantidade de participantes.
Retornando a sala de aula realize uma conversa com os alunos sobre a realização das atividades, pedindo para que os alunos coloquem as dificuldades encontradas na realização das atividades.

Retornando a sala de aula realize uma conversa com os alunos sobre a realização das atividades, pedindo para que os alunos coloquem as dificuldades encontradas na realização das atividades.

CATARSE

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a natação é considerada um dos melhores exercícios físicos  traz muitos benefícios para o nosso organismo, sendo a única atividade recomendada para crianças menores de 3 anos.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Após realizarmos atividades recreativas n apiscina comnossos alunos vamos incentivá-los a executar pelo menos um dos estilos básicos da natação. Ao retornar para a sala de aula vamos conversar sobre a experiência vivida e peça para que cadea aluno registre em forma de desenho suas sensações.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Através da realização das atividades propostas e participação nas atividades práticas, podendo utilizar os desenhos como forma de avaliação.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • cristiane, Fagoc , Minas Gerais - disse:
    cris1caneschi@bol.com.br

    02/03/2013

    Quatro estrelas

    muito boa, mas poderia ter sugerido também tipos de videos como beneficios e riscos da atividade.


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