Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo eletrônico é um esporte?

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar Esporte;

Identificar os benefícios e malefícios da prática dos jogos eletrônicos pelas crianças e adolescentes;

Identificar os aspectos que aproximam e distanciam o jogo eletrônico do esporte.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Reunir a turma em sala de aula, organizar grupos de quatro a cinco alunos e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.

Orientar e distribuir as atribuições dos componentes de cada grupo. Para isso, o professor informará que cada grupo deverá:

  1. Escolher um relator que terá a função de, além de participar das discussões no interior de seu grupo, registrar em uma folha de papel entregue pelo professor, o que for falado e definido no grupo.
  2. Escolher outro aluno que após participar das discussões, terá a função de apresentar a conclusão dos trabalhos do grupo para toda a turma.
  3. Escolher o condutor ou mediador da discussão que mesmo participando das discussões, deverá conduzir os debates, fazer inscrições e garantir o direito de fala a todos os componentes de seu grupo.

O professor deverá dividir o quadro negro em três partes para registrar o resultado das discussões:

A) Na primeira parte: o conceito de esporte;

B) Quando terminar de preencher a primeira parte do quadro negro, escrever no topo da segunda parte:

  1. A pergunta: “Os jogos eletrônicos são um esporte?”
  2. Logo abaixo da pergunta, escrever as palavras “sim ______” e “não______”
  3. E no topo da terceira parte, a palavra “por quê?”   

Solicitar aos grupos que façam as seguintes tarefas:

  1. Discutir e responder a pergunta: “O que é esporte?”
  2. Construir um conceito para definir esporte.

Quando todos os grupos concluírem as tarefas, o professor organizará a turma em círculo e solicitará aos grupos que apresentem os resultados de suas discussões e os conceitos construídos.

Disponível em: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/01/ilustra-ccedil-atildeo-do-atleta-do-esporte-thumb6266452.jpg. Acesso em 10/10/2010.   

Solicitar que os alunos se reúnam novamente nos grupos iniciais e, que em dez minutos, discutam e respondam a pergunta: “Os jogos eletrônicos são um esporte? Por quê?”

Lembrar aos alunos que deverão respeitar às funções de cada um no grupo, estabelecidas anteriormente.

Reunir os alunos novamente em círculo, para que cada grupo socialize o resultado de sua discussão.  Nesse sentido, o aluno escolhido para apresentar as conclusões deverá ir à frente da sala e:

A) Apresentar o resultado da opinião do grupo;

B) Marcar no quadro:

  1. A quantidade de componentes do grupo que defende que o jogo eletrônico é um esporte;
  2. A quantidade que defende que o jogo eletrônico não é esporte;
  3. As justificativas das opiniões.

Após todos os grupos socializarem e registrarem suas opiniões no quadro, o professor recolherá as folhas dos grupos e sistematizará o resultado dessa discussão.

Informar aos alunos que a próxima aula será realizada no Laboratório de Informática ou na Biblioteca.

Disponível em: http://jbchost.com.br/madeinjapan/galeria/060717_agito_na/images/11_jogos_eletronicos.jpg. Acesso em 09/10/2010.   

Aula 2

Reunir os alunos no laboratório de informática ou biblioteca e pesquisar com o auxilio de internet, livros, revistas, jornais, ou textos preparados anteriormente pelo professor, respostas para duas perguntas:

  1. Os jogos eletrônicos são um esporte?
  2. Quais benefícios e malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer?

O professor deverá entregar uma folha impressa com:

  1. Identificação da escola, conteúdo, componentes do grupo, data, ano e turma de ensino;
  2. Os endereços eletrônicos sugeridos para cada questão;
  3. As duas perguntas com espaço para que os alunos possam registrar suas respostas.

Disponível em:  http://comunidade.maiscomunidade.com/upload/foto/0/7/cache/07f33761fa921eb322c52a59cdf679d61c585f33420x375. Acesso em 09/10/2010.   

Sugestões de sites para pesquisar se os jogos eletrônicos são um esporte.

DAUER, S. Atletas discutem inserção de jogos eletrônicos nas Olimpíadas. jul. 2009. Disponível em: http://www.geek.com.br/posts/10544-atletas-discutem-insercao-de-jogos-eletronicos-nas-olimpiadas. Acesso em 10/10/2010.

Brasil tem 12 ciberatletas em mundial de games nos Estados Unidos. set. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/brasileiros-participam-de-mundial-de-games-nos-estados-unidos.html. Acesso em 10/10/2010.

LAVIGNE, N. Ciberatletas Brasileiros no Mundial de CS. mai. 2009. Disponível em: http://levelgamer.blogspot.com/2009/05/ciberatletas-brasileiros-no-mundial-de.html.Acesso em 10/10/2010.

Aos 26 anos, 'veteranos' voltam a jogar Olimpíada dos games em SP World Cyber Games ocorre neste final de semana na capital paulista. Competição reunirá os melhores ciberatletas das Américas. ago. 2010. Disponível em: http://forum.gamevicio.com.br/i/topicos/93/93426-aos-26-anos-veteranos-voltam-a-jogar-olimpiada-dos-games-em-sp-world-cyber-games-ocorre-neste-final-de-semana-na-capital-paulista-competicao-reunira-os-melhores-ciberatletas-das-americas/. Acesso em 10/10/2010.

WEKIPÉDIA. Cyberathlete Professional League. Disponível em: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Cyberathlete_Professional_League. Acesso em 10/10/2010.   

Sugestões de sites para pesquisar quais são os benefícios e malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer.

FARIA, E. R. Jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. Revista Especial de Educação Física. Edição Digital. Uberlândia. v. 3, n. 1, p. 189 – 203. nov. 2006. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/Simp_2006/artigos/03_jogo_trab_19.pdf. Acesso em 18/10/2010.

Jogos eletrônicos, bons ou maus? Revista Educarede Espanha. Tradução de Ailton Dantas.  Dez. 2008. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=369. Acesso em 10/10/2010.

ALBUQUERQUE, M. Malefícios e Benefícios do Jogos Eletrônicos. Out. 2009. Disponível em: http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/33/33147-maleficios-e-beneficios-do-jogos-eletronicos/. Acesso em 10/10/2010.

MAZULA. R. Jogos eletrônicos e educação: benefícios e limites. Folha A Notícia. v. 3, jul. 2010. Disponível em: http://batataisonline.com.br/lercoluna/970/jogos-eletronicos-e-educacao-beneficios-e-limites. Acesso em 10/10/2010.

A influência dos jogos eletrônicos nas crianças. Set. 2007. Disponível em: http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/09/09/a-influencia-dos-jogos-eletronicos-nas-criancas/. Acesso em 10/10/2010.

Ao final desta atividade, o professor deverá retornar com os alunos para sala de aula e:

  1. Solicitar que os alunos retornem aos seus grupos de trabalho;
  2. Devolver para cada grupo a folha em que construíram o conceito de esporte;
  3. Solicitar que cada grupo analise e compare as respostas presentes no primeiro conceito de Esporte e, que aponte as aproximações e distanciamentos, quando comparados com a pesquisa realizada no Laboratório de Informática.
  4. Organizar os alunos em círculo e pedir para que cada grupo socialize, com a turma, os resultados de sua pesquisa.     

Aula 3 e 4

Propor à turma que socialize o resultado de sua pesquisa - se os jogos eletrônicos são um esporte ou não - com a escola, através de cartazes, contendo fotos, desenhos, e os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos.

Entregar para cada grupo, uma folha de papel sulfite, na qual, eles devem fazer um esquema do seu cartaz com o que querem escrever, qual desenho, as frases que estarão escritas, etc. O grupo deve anotar na folha, o local onde seu cartaz poderá ter bastante visibilidade.

Entregar duas folhas de cartolina para cada grupo, junto com lápis de cor, giz de cera, canetinha, cola, revistas velhas e tesouras, para que ele confeccione seus cartazes.                       

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/realidade-virtual.jpg. Acesso em 09/10/2010. 

Com os cartazes prontos, o professor e os alunos deverão fixá-los nos pontos escolhidos anteriormente.

Reunir os alunos novamente em sala e discutir as percepções e sentimentos durante a pesquisa e as discussões, apontando os aspectos positivos e negativos desta vivência na aula de educação física.

Recursos Complementares

Sites de artigos sobre os Jogos Eletônicos:

SILVA, J. M. da. Influência dos jogos eletrônicos na sociedade. UFSM. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CDgQFjAI&url=http%3A%2F%2Fjessemoura.googlepages.com%2Fartigo-elc1020.pdf&rct=j&q=maleficios%20e%20beneficios%20dos%20jogos%20eletronicos&ei=GIawTKb0H8P98Aay2OmhCQ&usg=AFQjCNFWiS80LEo4cF1HpBvjVB9c8bhPKQ&cad=rja. Acesso em 09/10/2010.

PINHEIRO, A. da C. Jogos eletrônicos e a sociedade. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática. Disponível em: http://gmf.ufcg.edu.br/~leandro/arquivos/jogoseletronicossociedade.pdf. Acesso em 09/10/2010.

SILVEIRA, G. C. F. da. Educação Física Escolar: Um olhar sobre os jogos eletrônicos. Disponível em: http://www.cbce.org.br/cd/resumos/157.pdf. Acesso em 09/10/2010.

OLIVEIRA, R. B. C.; RODRIGUES, E. F. Ciberesporte: os jogos esportivos eletrônicos e a Educação Física. Efdeportes.com - Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. n. 119. abr. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd119/ciberesporte-os-jogos-esportivos-eletronicos-e-a-educacao-fisica.htm. Acesso em 09/10/2010.

Gama, D. R. N. Ciberatletas, Cibercultura e Jogos Digitais: considerações Epistemológicas. Revista Brasileira da Ciência do Esporte. Campinas, v. 26, n. 2, p. 163-177, jan. 2005. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CBkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.rbceonline.org.br%2Frevista%2Findex.php%3Fjournal%3DRBCE%26page%3Darticle%26op%3Ddownload%26path%255B%255D%3D154%26path%255B%255D%3D163&rct=j&q=Jogadores%20viram%20profissionais%20com%20a%20rede%20Dirceu%20Ribeiro%20Nogueira&ei=-4ywTPvwC4L78Abc5_ShCQ&usg=AFQjCNFxzw2fASpXZJf03CDgD4URqcQe4A&cad=rja. Acesso em 09/10/2010.         

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os aspectos positivos e negativos dos jogos eletrônicos bem como, se este, pode ou não ser considerado um esporte.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.