26/11/2010
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceituar Esporte;
Identificar os benefícios e malefícios da prática dos jogos eletrônicos pelas crianças e adolescentes;
Identificar os aspectos que aproximam e distanciam o jogo eletrônico do esporte.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Reunir a turma em sala de aula, organizar grupos de quatro a cinco alunos e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.
Orientar e distribuir as atribuições dos componentes de cada grupo. Para isso, o professor informará que cada grupo deverá:
O professor deverá dividir o quadro negro em três partes para registrar o resultado das discussões:
A) Na primeira parte: o conceito de esporte;
B) Quando terminar de preencher a primeira parte do quadro negro, escrever no topo da segunda parte:
Solicitar aos grupos que façam as seguintes tarefas:
Quando todos os grupos concluírem as tarefas, o professor organizará a turma em círculo e solicitará aos grupos que apresentem os resultados de suas discussões e os conceitos construídos.
Disponível em: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/01/ilustra-ccedil-atildeo-do-atleta-do-esporte-thumb6266452.jpg. Acesso em 10/10/2010.
Solicitar que os alunos se reúnam novamente nos grupos iniciais e, que em dez minutos, discutam e respondam a pergunta: “Os jogos eletrônicos são um esporte? Por quê?”
Lembrar aos alunos que deverão respeitar às funções de cada um no grupo, estabelecidas anteriormente.
Reunir os alunos novamente em círculo, para que cada grupo socialize o resultado de sua discussão. Nesse sentido, o aluno escolhido para apresentar as conclusões deverá ir à frente da sala e:
A) Apresentar o resultado da opinião do grupo;
B) Marcar no quadro:
Após todos os grupos socializarem e registrarem suas opiniões no quadro, o professor recolherá as folhas dos grupos e sistematizará o resultado dessa discussão.
Informar aos alunos que a próxima aula será realizada no Laboratório de Informática ou na Biblioteca.
Disponível em: http://jbchost.com.br/madeinjapan/galeria/060717_agito_na/images/11_jogos_eletronicos.jpg. Acesso em 09/10/2010.
Reunir os alunos no laboratório de informática ou biblioteca e pesquisar com o auxilio de internet, livros, revistas, jornais, ou textos preparados anteriormente pelo professor, respostas para duas perguntas:
O professor deverá entregar uma folha impressa com:
Disponível em: http://comunidade.maiscomunidade.com/upload/foto/0/7/cache/07f33761fa921eb322c52a59cdf679d61c585f33420x375. Acesso em 09/10/2010.
Sugestões de sites para pesquisar se os jogos eletrônicos são um esporte.
DAUER, S. Atletas discutem inserção de jogos eletrônicos nas Olimpíadas. jul. 2009. Disponível em: http://www.geek.com.br/posts/10544-atletas-discutem-insercao-de-jogos-eletronicos-nas-olimpiadas. Acesso em 10/10/2010.
Brasil tem 12 ciberatletas em mundial de games nos Estados Unidos. set. 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/brasileiros-participam-de-mundial-de-games-nos-estados-unidos.html. Acesso em 10/10/2010.
LAVIGNE, N. Ciberatletas Brasileiros no Mundial de CS. mai. 2009. Disponível em: http://levelgamer.blogspot.com/2009/05/ciberatletas-brasileiros-no-mundial-de.html.Acesso em 10/10/2010.
Aos 26 anos, 'veteranos' voltam a jogar Olimpíada dos games em SP World Cyber Games ocorre neste final de semana na capital paulista. Competição reunirá os melhores ciberatletas das Américas. ago. 2010. Disponível em: http://forum.gamevicio.com.br/i/topicos/93/93426-aos-26-anos-veteranos-voltam-a-jogar-olimpiada-dos-games-em-sp-world-cyber-games-ocorre-neste-final-de-semana-na-capital-paulista-competicao-reunira-os-melhores-ciberatletas-das-americas/. Acesso em 10/10/2010.
WEKIPÉDIA. Cyberathlete Professional League. Disponível em: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Cyberathlete_Professional_League. Acesso em 10/10/2010.
Sugestões de sites para pesquisar quais são os benefícios e malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer.
FARIA, E. R. Jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. Revista Especial de Educação Física. Edição Digital. Uberlândia. v. 3, n. 1, p. 189 – 203. nov. 2006. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/Simp_2006/artigos/03_jogo_trab_19.pdf. Acesso em 18/10/2010.
Jogos eletrônicos, bons ou maus? Revista Educarede Espanha. Tradução de Ailton Dantas. Dez. 2008. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=369. Acesso em 10/10/2010.
ALBUQUERQUE, M. Malefícios e Benefícios do Jogos Eletrônicos. Out. 2009. Disponível em: http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/33/33147-maleficios-e-beneficios-do-jogos-eletronicos/. Acesso em 10/10/2010.
MAZULA. R. Jogos eletrônicos e educação: benefícios e limites. Folha A Notícia. v. 3, jul. 2010. Disponível em: http://batataisonline.com.br/lercoluna/970/jogos-eletronicos-e-educacao-beneficios-e-limites. Acesso em 10/10/2010.
A influência dos jogos eletrônicos nas crianças. Set. 2007. Disponível em: http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/09/09/a-influencia-dos-jogos-eletronicos-nas-criancas/. Acesso em 10/10/2010.
Ao final desta atividade, o professor deverá retornar com os alunos para sala de aula e:
Propor à turma que socialize o resultado de sua pesquisa - se os jogos eletrônicos são um esporte ou não - com a escola, através de cartazes, contendo fotos, desenhos, e os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos.
Entregar para cada grupo, uma folha de papel sulfite, na qual, eles devem fazer um esquema do seu cartaz com o que querem escrever, qual desenho, as frases que estarão escritas, etc. O grupo deve anotar na folha, o local onde seu cartaz poderá ter bastante visibilidade.
Entregar duas folhas de cartolina para cada grupo, junto com lápis de cor, giz de cera, canetinha, cola, revistas velhas e tesouras, para que ele confeccione seus cartazes.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/realidade-virtual.jpg. Acesso em 09/10/2010.
Com os cartazes prontos, o professor e os alunos deverão fixá-los nos pontos escolhidos anteriormente.
Reunir os alunos novamente em sala e discutir as percepções e sentimentos durante a pesquisa e as discussões, apontando os aspectos positivos e negativos desta vivência na aula de educação física.
Sites de artigos sobre os Jogos Eletônicos:
SILVA, J. M. da. Influência dos jogos eletrônicos na sociedade. UFSM. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CDgQFjAI&url=http%3A%2F%2Fjessemoura.googlepages.com%2Fartigo-elc1020.pdf&rct=j&q=maleficios%20e%20beneficios%20dos%20jogos%20eletronicos&ei=GIawTKb0H8P98Aay2OmhCQ&usg=AFQjCNFWiS80LEo4cF1HpBvjVB9c8bhPKQ&cad=rja. Acesso em 09/10/2010.
PINHEIRO, A. da C. Jogos eletrônicos e a sociedade. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática. Disponível em: http://gmf.ufcg.edu.br/~leandro/arquivos/jogoseletronicossociedade.pdf. Acesso em 09/10/2010.
SILVEIRA, G. C. F. da. Educação Física Escolar: Um olhar sobre os jogos eletrônicos. Disponível em: http://www.cbce.org.br/cd/resumos/157.pdf. Acesso em 09/10/2010.
OLIVEIRA, R. B. C.; RODRIGUES, E. F. Ciberesporte: os jogos esportivos eletrônicos e a Educação Física. Efdeportes.com - Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. n. 119. abr. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd119/ciberesporte-os-jogos-esportivos-eletronicos-e-a-educacao-fisica.htm. Acesso em 09/10/2010.
Gama, D. R. N. Ciberatletas, Cibercultura e Jogos Digitais: considerações Epistemológicas. Revista Brasileira da Ciência do Esporte. Campinas, v. 26, n. 2, p. 163-177, jan. 2005. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CBkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.rbceonline.org.br%2Frevista%2Findex.php%3Fjournal%3DRBCE%26page%3Darticle%26op%3Ddownload%26path%255B%255D%3D154%26path%255B%255D%3D163&rct=j&q=Jogadores%20viram%20profissionais%20com%20a%20rede%20Dirceu%20Ribeiro%20Nogueira&ei=-4ywTPvwC4L78Abc5_ShCQ&usg=AFQjCNFxzw2fASpXZJf03CDgD4URqcQe4A&cad=rja. Acesso em 09/10/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os aspectos positivos e negativos dos jogos eletrônicos bem como, se este, pode ou não ser considerado um esporte.
Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.
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25/04/2013
Quatro estrelasGostei da aula,