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Você corre para comer ou come para correr?

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar seu índice de massa corporal;

Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente;

Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da 1º e 2º aula o professor deverá:

  1. Providenciar uma balança de peso corporal e uma fita métrica ou trena de 2 metros, para que estejam disponibilizadas numa sala de aula.
  2. Se na escola não possuir esses equipamentos, solicitar que os alunos tragam por escrito, o valor de seu peso e sua altura.
  3. Fixar a fita métrica na parede, de maneira que a marcação do “zero metro”, fique encostado no solo e a marcação de “2 metros”, fique na parte mais alta da parede.
  4. Orientar aos alunos que para identificar seu peso e altura, deverão estar com roupas leves e descalços, respectivamente.
  5. Caso a escola em que trabalhe não tenha esses materiais (balança e fita métrica), solicitar que os alunos tragam de casa seu peso e altura.   

Aula 1 e 2

Reunir os alunos em sala e iniciar a aula conversando sobre a sua alimentação. Nesta conversa, o professor abordará os seguintes tópicos:

  1. Como anda a sua alimentação?
  2. O que você come é o necessário para atender suas necessidades diárias?
  3. Você come aquém ou além do necessário?
  4. E quanto à qualidade da sua alimentação? Você tem alguma orientação ou alguma dieta balanceada?
  5. Você já ouviu falar em calorias? O que esse termo significa?   

Durante essa conversa, o professor deverá instigar os alunos a debaterem sobre as respostas dadas por eles, aos tópicos apresentados anteriormente.

Terminado o debate, faça uma nova pergunta aos alunos:

Você sabe qual é seu peso ideal? Você está acima ou abaixo do seu peso ideal?   

Solicitar novamente que os alunos explicitem suas opiniões sobre esta questão, socializando-as com a turma.

Ao terminar essa discussão, propor aos alunos que façam um exercício para “tirar a prova” sobre a última pergunta, calculando e identificando o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Explicar que através do resultado do IMC, é possível saber se você está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Solicitar que os alunos escrevam em uma folha em branco, os dados que o professor colocará no quadro.

Colocar no topo do quadro a fórmula utilizada para calcular o IMC:

Disponível em: http://www.vivabem.pt/img_upload/comabem/imc_formula.jpg. Acesso em 09/10/2010.    

Essa mesma fórmula pode ser apresentada desta maneira: IMC = peso (em quilos) / altura2 (em metros)

Depois de anotar a fórmula no quadro explicar aos alunos que, para fazer o cálculo do IMC, basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura em metros (ao quadrado).

Sugestão de site que explica como calcular o IMC: http://como-emagrecer.com/calculo-imc.html. Acesso em 09/10/2010.   

Demonstrar para os alunos, escrevendo no quadro, como fazer esse cálculo. Podem ser usadas calculadoras e similares para calcular o IMC.

Os alunos devem:

A) Registrar por escrito, seu peso corporal e sua altura.

B) Calcular seu índice de IMC e o registrá-lo por escrito.

C) Copiar a tabela de IMC da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade:

Disponível em: http://www.4work.pt/cms/uploads/RTEmagicC_imc2.jpg.jpg. Acesso em 09/10/2010.  

D) Consultar e verificar na tabela acima, se o número obtido com o cálculo de IMC está abaixo, acima ou em seu peso ideal.

E) Solicitar que cada aluno analise a tabela e o resultado do seu teste, anotando em sua folha, a situação apontada pelo seu IMC.

Informar aos alunos que o seu Índice de Massa Corporal está diretamente ligado a sua dieta, à quantidade de calorias que você ingere e que gasta para fazer as tarefas do dia-a-dia.

Terminada essa atividade, sugerir aos alunos que façam um segundo exercício. Para a próxima aula, eles deverão monitorar e anotar tudo o que comerem em um período de um dia, bem como, todas as atividades realizadas nesse período.

Para isso, o professor deverá:

A) Entregar a cada aluno, um Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas impresso em uma folha, contendo espaços para escrever:

  1. O nome, ano e turma do aluno;
  2. O dia da semana escolhido para fazer os registros;
  3. Quais foram os alimentos consumidos pelo aluno no dia escolhido, bem como, sua quantidade em gramas (g), ou mililitros (ml), ou unidades (un), ou envelopes, etc.
  4. Os horários utilizados para ingerir os alimentos consumidos no dia;
  5. Quais foram as atividades físicas realizadas pelo aluno e seu tempo de duração.
  6. Sugestão de quadro:

B) Explicar aos alunos que esse quadro deverá ser preenchido em casa, respeitando as seguintes orientações:

  1. No campo dos alimentos consumidos: os alunos deverão escrever TUDO o que comerem e beberem, mesmo que seja uma goma de mascar, bem como, o horário de cada refeição.
  2. No campo de atividade física realizada: os alunos devem anotar TUDO o que fizerem de atividade física (limpar a casa, andar no bairro, ir a pé ao supermercado, jogar futebol, assistir TV, estudar, dormir, etc.) e a duração de cada uma destas atividades.
  3. Informar aos alunos que eles não deverão preencher as colunas de Calorias e a coluna de Gasto Calórico, pois serão preenchidas na próxima aula.
  4. Destacar que é de extrema importância o preenchimento desse quadro, pois ele será utilizado na próxima aula.

Solicitar aos alunos que anexe, nesse quadro, a folha em que anotaram o seu índice de IMC, peso e altura.

Disponível em: http://www.modasetendencias.com/wp-content/uploads/2010/03/imc.jpg. Acesso em 09/10/2010.    

Aula 3 e 4

Reunir os alunos no laboratório de informática e solicitar que pesquisem sobre o valor calórico dos alimentos registrados em seu Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas.

Sugerir que os alunos acessem o site http://www.cdof.com.br/nutri4.htm. Acesso em 09/10/2010.

Caso na escola em que você trabalha não tenha laboratório de informática, o professor solicitará que os alunos se grupem em trios e imprimirá a Tabela de Calorias dos Alimentos em quantidade suficiente para todos os trios.

Sugestões de sites para acessar essa tabela:

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm. Acesso em 18/10/2010.  

http://www.tabeladecalorias.net76.net/?p=3. Acesso em 18/10/2010.    

Solicitar aos alunos que, na Tabela de Calorias dos Alimentos:

A) Localizem os alimentos que foram consumidos no dia pesquisado;

B) Comparem a quantidade de alimentos consumida com a quantidade de referência presente na Tabela:

  1. Se for a mesma: Anotar na parte reservada do seu quadro, o valor total de calorias presente em cada alimento.
  2. Se for diferente: Calcular utilizando a regra de três simples, qual foi o valor total de quilocaloria de cada alimento ingerido e, anotar na parte reservada do seu quadro. Sobre a regra de três simples, consultar o site: http://www.somatematica.com.br/fundam/regra3s.php. Acesso em 18/10/2010.

C) Quando todos terminarem de anotar, solicitar que somem a quantidade de calorias ingeridas no dia.

Concluído o registro sobre a quantidade de calorias ingeridas no dia pesquisado, solicitar que os alunos acessem o site http://www.cdof.com.br/nutri1.htm (Acesso em 10/10/2010) e pesquisem sobre o gasto energético de todas as atividades realizadas nesse dia.

Explicar aos alunos que, frente ao registro de todas as atividades feitas no dia, poderemos identificar quantidades de calorias que necessitamos para realizar nossas atividades diárias.

Solicitar aos alunos que de posse de seu Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas preenchido, acessem a planilha do Teste Eletrônico para Cálculo de Calorias Despendidas em Atividades Físicas, Esportes em Geral e Atividades Ocupacionais (atividades do dia-a-dia) para:

  1. Selecionar a Atividade que quer pesquisar: na planilha é necessário clicar na barra de rolagem desse ícone e procurar a atividade que registrou em seu Quadro.
  2. Digitar o seu peso em quilogramas no espaço do ícone “Coloque seu peso atual em quilograma”.
  3. Digitar o tempo de duração da atividade em minutos no espaço do ícone “Duração da atividade praticada em minutos”.
  4. Feito isto, clicar em “calcular” e anotar no seu Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas, a quantidade de calorias consumidas para realizar a atividade informada.
  5. Ao terminar de anotar no seu Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas o gasto energético de todas as atividades realizadas, solicitar que somem a quantidade de calorias gastas durante o dia.

Caso na sua escola não tenha sala de informática, o professor deverá:

A) Solicitar que os alunos mantenham em trios;

B) Imprimir a Listagem Completa do Compêndio de Atividades Físicas em quantidade suficiente para todos os trios. Sugestões de sites para acessar essa tabela:

FARINATTI, P. de T. V. Apresentação de uma versão em português do compêndio de atividades físicas: uma contribuição aos pesquisadores e profissionais em Fisiologia do Exercício. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro. v. 2. p. 177 – 208. jul. 2003. Disponível em: http://www.4shared.com/get/hieJ19FD/apresentando_versao.html. Acesso em 18/10/2010.  

http://www.cdof.com.br/MET_compendium.pdf. Acesso em 18/10/2010.

C) Apresentar e utilizar a seguinte fórmula para calcular a energia gasta com cada atividade realizada:   

Energia gasta com a atividade = MET x Peso x Tempo de atividade (min)/60.

D) Explicar para os alunos que nessa fórmula, o MET - Unidade Metabólica é uma das abordagens mais frequentemente utilizadas para exprimir o gasto energético relativo dividido pelo peso corporal. Quando se exprime o gasto de energia em METs, representa-se o número de vezes pelo qual o metabolismo de repouso foi multiplicado durante a realização de uma atividade. Os valores em METs para cada atividade estão relacionados na listagem completa do Compêndio de Atividades Físicas, no site informado anteriormente.

E) Exemplificar a utilização da fórmula: Um indivíduo de 60 kg que anda de bicicleta a uma intensidade de 4 METs, por 40 minutos, despende:  4 METs x 60 kg x (40 min/60 min), ou seja, 160 kcal, ou 4 kcal x min-1.

F) Realizar os procedimentos apresentados anteriormente.

Completado o Quadro de Alimentos Consumidos e Atividades Realizadas, solicitar que os alunos façam a seguinte subtração:

Total de calorias ingeridas – Total de calorias gastas = (resultado)   

Informar aos alunos que:

  1. Se o resultado dessa conta for um número positivo, significa que ele está ingerindo mais calorias do que precisa para realizar as atividades diárias. Logo, esta energia que sobra pode estar sendo armazenada em forma de gordura.
  2. Caso o resultado seja negativo, significa que o aluno está gastando mais energia do que consome, desta forma, está usando a energia já armazenada no seu corpo.
  3. Ainda, se o resultado tiver sido igual a zero, significa que o aluno está comendo somente o necessário para realização de suas atividades diárias.

Reunir os alunos novamente em sala e solicitar que de posse dos resultados da pesquisa na sala de informática e do resultado do seu índice de IMC, cada aluno analise se tem necessidade de diminuir ou aumentar a quantidade de calorias ingeridas, ou por outro lado, se deve aumentar ou diminuir as atividades realizadas durante o dia.

Após essa análise, o professor entregará uma Tabela de Calorias dos Alimentos impressa, uma nova folha para cada aluno e irá orientá-lo na realização do seguinte estudo:

A) Na primeira parte, escrever “sugestões alimentares”.

B) Na segunda parte, sugestões de atividades (físicas, esportes, lazer, ocupacionais, etc.).

C) Explicar que na primeira parte, o aluno deverá propor sugestões de mudanças para atingir um balanço energético neutro (igual a zero) somente relacionadas à sua alimentação. Ele pode retirar ou substituir os alimentos de sua dieta por outros mais saudáveis e menos calóricos.

D) Na segunda parte da folha, o aluno deverá:

  1. Inserir ou substituir as atividades realizadas no seu cotidiano.
  2. Incluir uma atividade física - como caminhada, corrida, andar de bicicleta, correr, etc. – de no mínimo 30 minutos por dia.
  3. Retornar a primeira parte – Sugestões Alimentares – com a finalidade de adequar sua ingestão calórica com as atividades programadas.

E) Solicitar que os alunos realizem em seu horário de lazer a atividade física que programaram, registrando em uma folha os sentimentos e percepções de antes, durante e depois da atividade. Informar que eles deverão trazer esse registro na próxima aula.

F) Ao final da atividade recolher as folhas, pois serão utilizadas na próxima aula.    

Disponível em: http://www.gazeta-rs.com.br/imagens/noticias/corpo_motor1214938472.jpg. Acesso em 09/10/2010.    

Aula 5

Reunir os alunos em sala, dividí-los em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar os folhas recolhidas na aula anterior.

Solicitar que cada aluno socialize os seus resultados com os demais integrantes do grupo, começando pelo seu IMC, dizendo se está acima, abaixo ou mesmo no peso ideal.

Em seguida, socializar o resultado do seu balanço energético e as propostas de alterações na sua dieta e atividades físicas para melhorar seu balanço energético.

Por último, socializar os sentimentos e percepções durante a realização da atividade definida.

Após todos socializarem com o grupo e discutirem sua resposta, organizar a turma em círculo e pedir para que discutam as percepções e sentimentos durante esta vivência nas aulas de educação física, bem como, os aspectos positivos e negativos destas atividades.

Antes do encerramento dessa aula, discutir com os alunos a possibilidade de realizar um encontro e/ou palestra com nutricionista, endocrinologista ou qualquer outro profissional da saúde, para conversar sobre esse assunto e sobre a importância de buscar uma orientação especializada, no intuito de manter uma dieta alimentar adequada para as atividades que são realizadas diariamente.

Recursos Complementares

Sugestões de sites com tabelas com valor calórico dos alimentos:

Tabela de calorias. Disponível em: http://www.anutricionista.com/tabela-de-calorias. Acesso em 18/10/2010.

Tabela de calorias dos alimentos. Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/calorias-alimentos.html. Acesso em 18/10/2010.   

Sugestões de sites com artigos sobre alimentação, calorias e metabolismo:

WIKIPÉDIA. Caloria. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caloria. Acesso em 18/10/2010.

CDOF. Nutrição. Belo Horizonte. jan. 2010. Disponível em: http://www.cdof.com.br/nutri3.htm#25. Acesso em 18/10/2010.       

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as variáveis para medir o IMC, bem como, a quantidade calórica dos alimentos consumidos e o gasto energético do dia-a-dia, comparando e adequando às necessidades reais de cada um.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Edna Christina Malezon Gonzaga, Ciep Brizolão 289 Cecílio Barbosa da Paixão , Rio de Janeiro - disse:
    ednamalezon@hotmail.com

    10/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Com a distancia entre nossa residencia e a escola, aproximadamente 80KM, e as tarefas do cotidiano, fica difícil pesquisarmos. Com este material a qualidade da minha aula ficou muito melhor. Obrigado!


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