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Transgênicos: a produção de alimentos geneticamente modificados no Brasil

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o conceito de alimento geneticamente modificado - os transgênicos.
  • Destacar a expansão da produção desse tipo de alimentos no Brasil.
  • Perceber as alterações causadas no espaço de produção e na biodiversidade.
  • Exemplificar produções já realizadas de transgênicos, alertando para os malefícios que podem causar à saúde humana e ao ambiente.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistemas de produção agrícola.
  • A importância da agricultura para a economia brasileira e mundial.
  • Conhecimento básico de biotecnologia.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Deve-se iniciar a aula questionando com os alunos se eles já ouviram falar em transgênicos.

Prosseguindo com a discussão e participação dos alunos, os itens abaixo devem ser, ao longo do debate, listados no quadro:

  • Mas, afinal, o que são vegetais transgênicos? Esse termo ‘transgênico’ significa a transferência de genes de um organismo para outro, produzindo uma nova substância.
  • A técnica que permite tal procedimento chama-se engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante.
  • Vegetais transgênicos são frutos da engenharia genética (consiste nas técnicas de transferência de parte do DNA de um indivíduo para outro por meio da tecnologia do DNA recombinante), criada pela moderna biotecnologia.
  • Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA - que contém as características de um ser vivo. Por meio da engenharia genética, genes são retirados de uma espécie animal ou vegetal e transferidos para outra. Esses novos genes introduzidos quebram a seqüência de DNA, que sofre uma espécie de reprogramação, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substância diferente da que era produzida pelo organismo original.

Fonte: http://transvegetal.blogspot.com/ (Transgenia vegetal - postado em 29 de agosto de 2010)

Os alunos deverão observar e discutir com o professor as seguintes imagens:

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_84ZxsNpp184/THq1Z_qU1WI/AAAAAAAAABE/0P3rvt4-CQs/s1600/transgenicos.jpg  

Fonte:  http://4.bp.blogspot.com/_84ZxsNpp184/THqeulfxF5I/AAAAAAAAAAU/oz2WSIRrLHw/s1600/transgenicos-obtencao.gif  

Fonte:  http://3.bp.blogspot.com/_84ZxsNpp184/THq1-YeZURI/AAAAAAAAABM/BNBvUlqTqPY/s1600/guarda.jpg 

Devemos experimentar os alimentos transgênicos como sugere a primeira imagem?

Você consegue perceber qual o interesse ou quais os interesses em realizar pesquisas sobre esse assunto?

É possível notar quais são os benefícios e os malefícios de se produzir e consumir alimentos geneticamente modificados?

Para ampliar a discussão os fragmentos do seguinte texto devem ser disponibilizados para os alunos.

Os Alimentos Transgênicos na Qualidade de Vida

A alteração genética é feita para tornar plantas e animais mais resistentes e, com isso, aumentar a produtividade de plantações e criações. A utilização das técnicas transgênicas permite a alteração da bioquímica e do próprio balanço hormonal do organismo transgênico. Hoje muitos criadores de animais, por exemplo, dispõe de raças maiores e mais resistentes às doenças graças a essas técnicas.

Os transgênicos já são utilizados inclusive no Brasil. Mas ainda não existem pesquisas apropriadas para avaliar as conseqüências de sua utilização para a saúde humana e para o meio ambiente.

Pesquisas recentes na Inglaterra revelaram aumento de alergias com o consumo de soja transgênica. Acredita-se que os transgênicos podem diminuir ou anular o efeito dos antibióticos no organismo, impedindo assim o tratamento e agravando as doenças infecciosas. Alergias alimentares também podem acontecer, pois o organismo pode reagir da mesma forma que diante de uma toxina. Outros efeitos desconhecidos poderão ocorrer a longo prazo, inclusive o câncer.

Transgênicos e o Meio Ambiente 

A resistência a agrotóxicos pode levar ao aumento das doses de pesticidas aplicadas nas plantações. As pragas que se alimentam da planta transgênica também podem adquirir resistência ao pesticida. Para combatê-las seriam usadas doses ainda maiores de veneno, provocando uma reação em cadeia desastrosa para o meio ambiente (maior quantidade de poluição nos rios e solos) e para a saúde dos consumidores.

Uma vez introduzida uma planta transgênica é irreversível, pois a propagação da mesma é incontrolável e não se podem prever as alterações no ecossistema que isso pode acarretar.

Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/transgenicos.html 

A partir da leitura do texto a seguir e das discussões realizadas, os alunos devem ser reunidos em grupos de 3 ou 4 integrantes e produzir um texto sobre os alimentos geneticamente modificados, com as seguintes orientações para ordenar o trabalho:

Apresentar brevemente o que são os transgênicos.

Quais as vantagens e as desvantagens de se produzir alimentos geneticamente modificados?

Quais os produtos em maior evidência na produção de transgênicos no Brasil?

Por que esse tipo de produção agrícola vem aumentando no Brasil e em alguns países do mundo?

SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2010

O Brasil ultrapassou em 2009 a Argentina e se tornou o segundo país que mais usa produtos agrícolas geneticamente modificados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, informou hoje a ISAAA, órgão internacional que acompanha a adoção de produtos transgênicos.   

O Brasil plantou no ano passado 21,4 milhões de hectares com produtos transgênicos, apenas 100 mil hectares a mais do que a Argentina, disse o presidente da ISAAA, Clive James, em teleconferência. Os EUA lideram com folga a adoção de produtos alterados geneticamente, com 64 milhões de hectares.

E na avaliação de James há espaço para um crescimento ainda maior na adoção de transgênicos no Brasil.   

"A soja Roundup Ready (tolerante ao herbicida glifosato) vai crescer em 2010. Hoje vocês plantam quase 23 milhões de hectares (ao todo, incluindo o produto convencional), e houve 71% de adoção do Roundup Ready em 2009. Há espaço para aumento significativo", declarou ele durante a teleconferência.   

A soja domina o cultivo de transgênicos no Brasil e Argentina, mas o crescimento do uso de lavouras geneticamente modificadas no país no ano passado foi liderado pelo milho.   

A área do milho Bt cresceu 3,7 milhões de hectares, o equivalente a aproximadamente 400% sobre 2008, e foi de longe o maior aumento absoluto para qualquer cultura GM em qualquer país em 2009, segundo relatório da ISAAA (sigla em inglês para Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia).   

Dos 21,4 milhões de hectares semeados no Brasil (com todos os produtos, soja, milho e algodão), 16,2 milhões de hectares foram plantados com soja transgênica, com patente da Monsanto.

O Brasil cultivou na safra passada cerca de 14 milhões de hectares com milho, sendo que 5 milhões de hectares com o produto transgênico Bt, resistente a insetos, de acordo como órgão.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/brasil-ja-e-2-em-transgenicos-23022010-34.shl 

Aula 2

Os alunos deverão se organizar nos mesmos grupos da aula anterior para realização de uma pesquisa, na sala de informática, com o objetivo de aprofundamento do assunto tratado.

A pesquisa deve ser orientada pelos questionamentos a seguir:

  • Quais as principais alterações causadas no espaço de produção e na biodiversidade, a partir da produção de alimentos transgênicos?
  • Quais as áreas de expansão dessa produção no Brasil?
  • Buscar exemplos de produtos transgênicos.
  • Qual é a regulamentação do governo brasileiro e do mundo para a produção e comercialização desse tipo de produto?
  • Quais são os países que mais investem nesse tipo de tecnologia e produção? Por que?
Recursos Complementares

- Imagem;

- Fragmentos de textos apresentados;

- Internet.

Endereços eletrônicos

http://transvegetal.blogspot.com/

 http://ambientes.ambientebrasil.com.br/

 http://info.abril.com.br/

http://www.greenpeace.org/

Avaliação

Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela participação e comprometimento com as discussões e atividades propostas.

Ao final da segunda aula: a avaliação deverá ser feita a partir da organização dos grupos, participação e comprometimento com a pesquisa (além do material pesquisado, que será entregue posteriormente, em data definida pelo professor).

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