Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Natação (iniciação ao nado crawl)

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como objetivos para essa aula, propomos: aprender as braçadas do nado crawl; aprender as pernadas alternadas do nado; aprender a respiração unilateral e bilateral do nado. obs.: Nessa aula de natação, organizamos o trabalho com o nado crawl ou nado livre, para iniciação.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Piscina

Materiais.

Pranchas, pullbuoy (flutuadores que utilizamos entre as pernas), flutuadores do tipo “espaguete”             

Atividade 1. Alongamento (10’).

Reúna as crianças num local próximo à piscina e instrua-as a fazerem alguns alongamentos, dando ênfases às musculaturas dos braços, pernas, costas e pescoço.

Atividade 2. Passeio de espaguete (15’).

Dentro da piscina: distribua os espaguetes e peça para que os alunos os coloquem entre as pernas, como se montassem um cavalo, de maneira que o tamanho do espaguete à frente e atrás do corpo da criança seja o mesmo. Agora, faça um passeio pela piscina, pedindo que as crianças mexam as pernas, deslocando-se. A ideia é que não segurem o espaguete com as mãos. Essa atividade ajuda as crianças a se equilibrarem enquanto se movimentam na piscina. Dessa maneira, o corpo da criança ficará na posição em pé.   

Atividade 3. Pega-pega (15’).

Nesse momento, com os espaguetes debaixo dos braços, organize um pega-pega com as crianças. Escolha um local na piscina onde as crianças não consigam apoiar os pés no chão. Faça uma roda, dentro da piscina, colocando dois dos alunos no centro, que serão os tubarões. Ao sinal do professor, os tubarões nadam em direção aos colegas tentando pegá-los. Quem for pego se desloca para a beirada da piscina e aguarda os outros serem pegos.   

Atividade 4. Flutuar e respirar para descansar (10’).

Depois da correria anterior, peça para as crianças flutuarem por algum tempo, apoiadas num dos espaguetes, para descansarem. Instrua uma respiração regular, com expiração e inspiração com tempos de execução aproximados. Como brincadeira, proponha a organização de uma “ola”, como nas torcidas de futebol, marcando o aluno que começa a onda, se afundando primeiro na água e soltando borbolhas, voltando à superfície ao fim das borbolhas. Desta maneira, ao afundar um aluno de cada vez e de forma sucessiva, haverá a formação de uma onda.   

Atividade 5. Batendo as pernas (15’).

Sentados na beira da piscina e com as pernas dentro d’água peça para que os alunos batam as pernas fazendo o máximo de espuma e barulho que conseguirem. Em seguida, os alunos devem entrar na piscina, segurar na borda, na posição de decúbito ventral e bater as pernas, tentando deixá-las estendidas, porém relaxadas. Posteriormente, distribua as pranchas ou espaguetes e trabalhe com os alunos a pernada com deslocamento. O professor pode ir à frente dos alunos, ajudando no deslocamento, puxando cada um deles. Tente fazer o pegador novamente, mas desta vez, só vale quem fizer a pernada certa e laçar os outros com o espaguete que está utilizando para o seu próprio deslocamento.

http://www.youtube.com/watch?v=erzYNa-YS_M&feature=related (acesso em 02/10/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=7t406fN7syE&NR=1 (acesso em 02/10/2010)  (com nadadeiras, uma possibilidade de variação)    

Atividade 6. Braços (15’).

Distribua as pranchas para os alunos. De pé, dentro da piscina, com o corpo inclinado para frente, peça para os alunos executarem o movimento dos braços, um por vez, sempre terminando o movimento na posição onde o iniciou. Em seguida, peça para que façam o mesmo exercício, na posição de nado, dando ênfase ao “desenho” de um círculo.   

Atividade 7. Até o meio da piscina (10’).

Para esse momento, a proposta é estimular as crianças a executarem as braçadas até o meio da piscina e pernadas na outra metade. Uma boa alternativa é deixar um espaguete no meio da piscina para que as crianças, ao chegarem nesse material, passarem a fazer as pernadas.

Atividade 8. Nado livre (10’).

Nesse momento, a ideia é que as crianças tentem praticar o nado livre /crawl. Durante esse tempo. Algumas alternativas como “pega-pega nado livre”, “corrida nado livre”, entre outras fica também estimulante para os alunos.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=QjxNldENG7s&p=3D3103FA7E054296&playnext=1&index=6 (técnica da braçada)(último acesso em 16/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=sKaIu6a4VRM (brincadeira)(último acesso em 16/10/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=Qr6JTEiKUQk&feature=related (uma aula legal)(último acesso em 16/10/2010)

Avaliação

A avaliação deve ser feita pelo professor durante toda a aula. Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos, entre as atividades, na beirada da piscina. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar na água com os pés no chão, com flutuadores, e sem flutuadores (quando for o caso). Também é importante conversar sobre as impressões em utilizar outro espaço – a piscina – nas aulas de EF. Perceber se os objetivos das aulas foram alcançados; pergunte-os se aprenderam os movimentos, se tiveram dificuldades, o que mais gostaram de fazer, etc. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luciane, vale do acarau , Amapá - disse:
    lucianecalandrine@gmail.com

    18/09/2014

    Cinco estrelas

    muito boa as aulas


  • magda, domiciliar , São Paulo - disse:
    magdaramini@hotmail.com

    15/03/2014

    Três estrelas

    muito boa, gostei bastante


  • Wallisson, Faculdade Sete de Setembro-FASETE , Sergipe - disse:
    WallissonDrums@hotmail.com

    08/10/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom valeu mesmo véi tava precisando de uma orientação de tal tipo para trabalhar natação com crianças.... Show<..>/


  • Merieny, ULBRA , Tocantins - disse:
    merieny.karol@gmail.com

    06/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito criativa a aula. Parabens


  • paula cabral, universidade federal do acre , Acre - disse:
    paulacabral.gt@gmail.com

    20/09/2012

    Cinco estrelas

    esta aula e muito criativa, e pareca e nao ser muito cansativa. acredito que ou alunos terão bom proveito!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.