25/10/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de jogos de piscina, propomos a seleção coletiva de jogos e brincadeiras para o espaço da piscina, adaptando-os ao meio líquido; a prática da respiração, das pernadas e das braçadas, tendo as brincadeiras como mediadoras do aprendizado.
Nao há.
Pranchas, flutuadores do tipo “espaguete”, argolas pesadas que afundam na piscina, bola, cesta flutuante ou gol flutuante.
Faça duas filas dentro da água com os alunos, um atrás do outro. O primeiro de cada fila será a cabeça da serpente. Os últimos serão as pontas dos rabos dos animais. Cada fila deve ficar na posição invertida em relação à outra, ou seja a cabeça de um com o rabo da outra, paralelamente. Ao sinal do professor uma serpente deve tentar pegar o rabo da outra, sendo que cada uma pode perder, no máximo, 4 partes (alunos). Caso a turma seja muito grande é recomendável que o professor faça 4 ou 6 serpentes e que brinquem todas ao mesmo tempo.
Atividade 2. Túnel mágico dos espaguetes (10’).
Nessa atividade a ideia é trabalhar com as crianças a respiração e o deslocamento de maneira mais livre na piscina.É uma brincadeira para exercitar com os alunos a iniciativa em "nadar não importa como". O motivo principal é passar pelo túnel de espaguetes.Para cada dois alunos, distribua 1 espaguete. Dessa maneira, os alunos devem ficar em fila, segurando os espaguetes em formato de arco para que os outros possam passar. Para as crianças menores, faça em um local da piscina que consigam colocar os pés no chão. Para os alunos maiores, a mesma atividade pode ser feita sem que apoiem seus pés no chão, obrigando-os a achar formas de manter o equilíbrio e a flutuação.
Atividade 3. Histórias movimentadas da água. (30’).
A partir dos materiais disponíveis, invente com os alunos ou pegue alguma história e adapte-a para a aula. Monte uma espécie de circuito na água. À medida em que forem contando a história, os alunos váo passando pelos obstáculos. Por exemplo, utilize a ideia de um passeio pela selva, ou ainda um passeio pela cidade. Também pode optar por uma aventura de super heróis, entre outros.
Atividade 4.Caça ao tesouro (20')
Jogue diversos objetos no fundo da piscina sem que os alunos vejam onde foram jogados. Pode-se pedir para que eles saiam da piscina enquanto os joga, ou pode-se pedir que virem de costas para a piscina. Ao sinal do professor, peça para que eles cacem os tesouros escondidos no fundo da piscina. Uma alternativa motivante é dividí-los em equipes e fazer uma competição entre eles. Esse tipo de atividade é importante para estimulá-los a respirar soltando borbolhas no fundo da água, para deslocamento livre, para perderem o medo de ir ao fundo da piscina, para nadarem sem os apoios de bóias, pranchas, espaguetes, etc.
Atividade 5. Pega-pega pra terminar! (20')
Para terminar a aula de maneira animada, faça um pega-pega com as crianças. Pode-se fazer com os espaguetes debaixo dos braços, em frente ao corpo; montados nos espaguetes como cavalinhos, etc.
Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=gFmAf2YAEds&feature=related (último acesso em 17/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sKaIu6a4VRM&feature=related (último acesso em 17/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=6lmmgNMk4QY&feature=related (aula infantil com educativos para iniciantes)(último acesso em 17/10/2010)
A avaliação deve ser feita pelo professor durante toda a aula. Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos, entre as atividades, na beirada da piscina. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar na água com os pés no chão, com flutuadores, e sem flutuadores (quando for o caso). Também é importante conversar sobre as impressões em utilizar outro espaço – a piscina – nas aulas de EF. Perceber se os objetivos das aulas foram alcançados; pergunte-os se aprenderam os movimentos, se tiveram dificuldades, o que mais gostaram de fazer, etc. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!