21/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Desenvolvimento da geografia urbana mundial |
O aluno deverá entender, analisar e relacionar os principais problemas sociais e ambientais das grandes cidades. O aluno ainda deverá ser capaz de propor ações de planejamento que visem minimizar os problemas das grandes metrópoles, especialmente, das grandes cidades brasileiras.
O aluno deverá ter desenvolvido o conhecimento da organização do espaço urbano mundial e brasileiro, o processo de urbanização, a rede e a hierarquia urbanas.
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula com as seguintes questões:
O que é uma megacidade? E uma cidade global?
O diálogo com os alunos deve esclarecer os conceitos, suas similaridades e relações. (Lembrar que algumas megacidades como Nova York, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo também são consideradas cidades globais pelo fato de estarem interligadas a outros centros de influência econômica mundial).
O crescimento da cidade brasileira deve ser discutido, e pode ser mostrado, como apoio, os dados do IBGE sobre o processo de urbanização no Brasil:
Em porcentagem da população total:
1955 - 40% 1995 - 78%
1960 - 45% 2000 - 81%
1965 - 50% 2005 - 84%
1970 - 56% 2010 - 87%
1975 - 61% 2015*- 88%
1980 - 66% 2020*- 90%
1985 - 71% 2025*- 91%
1990 - 75% 2030*- 91%
*Previsão
Relembrados os conceitos que embasam o aprofundamento da aula, o professor deve discutir com os alunos os seguintes fragmentos adaptados do texto:
PLANEJAMENTO URBANO: existente ou inexistente?
A maioria das metrópoles brasileiras cresce de forma desordenada; porém existem leis e planos cujo objetivo é mudar esta situação.
Por Marcelo Marcondes
"As Políticas Públicas Urbanas, até as décadas de 1960 e 1970, eram reações, por parte do governo federal, ao 'êxodo rural' que o país vinha sofrendo. Estas políticas eram, em sua maioria, voltadas para a infraestrutura urbana, a saber: habitação e saneamento. Na década de 1970, foram elaboradas políticas de ordenamento urbano, por parte do Governo Federal, a fim de se definir e fomentar o ordenamento nas Regiões Metropolitanas e nas Cidades Médias".
"Em 1988, uma nova Constituição foi elaborada e definiu o município como um ente federativo, além de promover a descentralização da receita tributária. (...)".
Com esses novos poderes de ação, dados aos municípios, foram criados regulamentos para o desenvolvimento do planejamento urbano:
Fonte: Revista conhecimento Prático Geografia - Cidades: a Geografia e o planejamento urbano na solução dos problemas das grandes metrópoles. Edição nº25. São Paulo.
Perguntas devem ser feitas e registradas no quadro:
Quais os principais problemas enfrentados pelas cidades atualmente?
Os problemas urbanos são uma característica apenas da cidade grande?
Como a cidade vem enfrentando os desafios atuais?
O que você propõe para uma minimização dos problemas e uma vida mais harmônica no meio urbano?
A partir da discussão o professor deve propor que os alunos se reúnam em grupos de 3 ou 4 integrantes para elaborarem um texto sobre os principais problemas urbanos (especialmente ambientais e sociais) nos quais o planejamento deve focar as suas ações.
Para um maior aprofundamento do assunto da matéria, anteriormente citada, sugere-se o site do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal)
Aula 2
Para a realização dessa aula, o professor deve organizar a sala em círculo, de modo que todos possam se ver. Dessa forma, deve ser iniciado um debate a partir dos textos produzidos na aula anterior e da vivência urbana dos alunos, quando for o caso. (ou da expectativa do que seja a cidade, para os alunos da zona rural). O professor deve orientar os alunos que façam anotações das considerações importantes, que poderão enriquecer a reescrita do texto inicial, que deverá ser entregue pelo grupo na aula seguinte.
Dica: Poderá ser proposto uma pesquisa no plano diretor da cidade. Caso a cidade tenha menos de 20 mil habitantes, e, portanto, não tenha a obrigatoriedade de possuir um plano diretor, deve ser consultado o detalhamento das leis urbanísticas e o plano de ação governamental para o desenvolvimento urbano do município. Para realização de tal pesquisa, os alunos devem ser orientados a fazer visitas à prefeitura, onde deverão procurar o setor responsável pelo planejamento urbano. Para isso, deverão agendar a visita por grupos em horários diferenciados, de acordo com a disponibilidade do órgão e do responsável por recebê-los e dar informações.
As seguintes perguntas podem orientar a visita à prefeitura:
O que é um plano diretor? Quais são os seus principais objetivos? No que ele contribui para o melhor ordenamento urbano?
Quais são os profissionais envolvidos na elaboração/construção de um plano diretor?
Como são realizadas as pesquisas para obtenção dos dados que compõem o plano?
Quais as ações, previstas no plano dessa cidade, estão efetivamente colocadas em prática?
* O plano diretor deve ser apresentado aos alunos antes da visita. Caso isso não seja possível, viabilizar o manuseio pelos alunos durante a visita à prefeitura local.
* Ao final da pesquisa, ela deverá ser apresentada pelos grupos à turma. A apresentação pode ser enriquecida com mapas e imagens do próprio plano diretor, utilizando o data show (caso seja disponível na escola).
- Revista Conhecimento Prático Geografia - Cidades: a Geografia e o planejamento urbano na solução dos problemas das grandes metrópoles. Edição nº25. São Paulo.
- Atualidades vestibular 2011. São Paulo: Editora Abril
Endereços eletrônicos para pesquisa:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/estudo-aponta-os-principais-desafios-urbanos-de
http://www.ufv.br/pdv/que.html
http://urbanidades.arq.br/2008/06/o-que-e-plano-diretor/
http://www.dadosmunicipais.org.br/arquivos/plano_diretor_1237397365.pdf
Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela sua participação e comprometimento com as discussões e atividades propostas.
Ao final da segunda aula: a avaliação deverá ser feita a partir da organização, participação e comprometimento com o debate realizado e, também, pelo texto redigido em grupo.
Uma avaliação posterior, pode ser realizada a partir dos trabalhos apresentados sobre o plano diretor, ou as leis urbanísticas e o plano de ação governamental para o desenvolvimento urbano do município (quando for o caso de cidades menores).
Quatro estrelas 4 classificações
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03/09/2013
Cinco estrelasmuito bom!
26/09/2011
Quatro estrelasA aual foi muito bem planejada, de fácil entendimento e com certeza irá alcançar os objetivos propostos.
08/08/2011
Cinco estrelasÓTIMA.
29/06/2011
Três estrelasPara a escola que atuo é complexa, pois os alunos tem pouco embasamento.