Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circuito de Agilidade - Descobrindo os potenciais de nosso corpo

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a dissociação dos movimentos.

Desenvolver a coordenação e o ritmo.

Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O trabalho necessita apenas dos conhecimentos básicos que as crianças possuem.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas para essa aula estabelecerão parâmetros para que cada aluno vivencie diferentes possibilidades de movimentos corporais e trabalhe a independência dos segmentos.

Metodologicamente iniciaremos por atividades individuais e aumentando o grau de dificuldade progressivamente chegaremos ao final da aula com uma atividade em grupo.

Dica – Professor(a) tenha cuidado para que os alunos não entrem em um processo de competição que coloque em risco a qualidade do desempenho.

Materiais Necessários - Bastões, Banco Sueco, Cordas

Atividade 1 - Equilíbrio

O(A) Professor(a) reunirá os alunos e formará um círculo, com cuidado para que exista um bom espaço entre eles. A cada aluno será entregue um bastão, a seguir o(a) professor(a) solicitará que os alunos equilibrem o bastão, em diferentes segmentos corporais, por exemplo:

O bastão poderá ser equilibrado na palma da mão esquerda e depois direita, posteriormente, ele poderá ser equilibrado nas pontas dos dedos ou nas costas das mãos.

A seguir o bastão poderá ser equilibrado na ponta dos pés sempre variando no pé direito e esquerdo.

Dica 1 – Inicialmente o bastão deverá ser trabalhado no sentido horizontal  e de forma segura o(a) professor(a) solicitará que o bastão seja equilibrado na vertical.

Dica 2 – A critério do(a) professor(a) e de acordo com o desenvolvimento da turma serão trabalhados diferentes níveis de dificuldade.

Fonte: http://www.sportspartner.pt/images/loja/produto/01185.jpg 

Atividade 2 - Destreza

O(A) Professor(a) montará um circuito com a trave de baixo de bancos suecos, bastões, cordas e marcações de giz no qual sejam criadas diferentes espaços entre os traços.  

Após efetuar essas marcações o(a) professor(a) apresentará o circuito aos alunos e contará uma estória durante a qual os alunos deverão passar pelos diferentes desafios da floresta virtual.

Dessa forma, o aluno atravessará pontes, nadará em rios, fugirá de animais ferozes, encontrará os amigos, brincará e dará asas a imaginação. Tudo isso enquanto percorre o circuito.

Dica: O(A) professor(a) criará os desafios compatíveis com o grupo de modo a estimular a participação de todos e progressivamente aumentará o grau de dificuldade dos exercícios.

 

Fonte: http://www.ipbbarretos.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/07/criancas-brincando-grande3.jpg 

Atividade 3 -  Atividade em Grupo

O(A) professor(a) inicialmente pedirá aos alunos para que em dupla executem atividades com cordas desenhando letras e números, inicialmente poderão ser as vogais, passando para as consoantes e números.

Reunindo grupos de quatro alunos o desafio será formar palavras, a(o) professor(a) caberá determinar a primeira letra da palavra.

Ao final da aula com toda turma reunida o(a) professor(a) solicitará que, com a utilização das cordas, o grupo monte um desenho reproduzindo uma atividade esportiva.

Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/metas.jpg 

Recursos Complementares

Cada professor(a) em função das condições locais deverá adaptar suas atividades.

http://www.scribd.com/doc/38790938/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-psicomotor 

http://www.youtube.com/watch?v=Sxqxnoocm0o 

Avaliação

Ao longo de todas as atividades os alunos serão avaliados tendo como base sua participação, envolvimento e desempenho nas diferentes propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.