07/12/2010
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Trabalhar a dissociação dos movimentos.
Desenvolver a coordenação e o ritmo.
Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.
O trabalho necessita apenas dos conhecimentos básicos que as crianças possuem.
As atividades propostas para essa aula estabelecerão parâmetros para que cada aluno vivencie diferentes possibilidades de movimentos corporais e trabalhe a independência dos segmentos.
Metodologicamente iniciaremos por atividades individuais e aumentando o grau de dificuldade progressivamente chegaremos ao final da aula com uma atividade em grupo.
Dica – Professor(a) tenha cuidado para que os alunos não entrem em um processo de competição que coloque em risco a qualidade do desempenho.
Materiais Necessários - Bastões, Banco Sueco, Cordas
Atividade 1 - Equilíbrio
O(A) Professor(a) reunirá os alunos e formará um círculo, com cuidado para que exista um bom espaço entre eles. A cada aluno será entregue um bastão, a seguir o(a) professor(a) solicitará que os alunos equilibrem o bastão, em diferentes segmentos corporais, por exemplo:
O bastão poderá ser equilibrado na palma da mão esquerda e depois direita, posteriormente, ele poderá ser equilibrado nas pontas dos dedos ou nas costas das mãos.
A seguir o bastão poderá ser equilibrado na ponta dos pés sempre variando no pé direito e esquerdo.
Dica 1 – Inicialmente o bastão deverá ser trabalhado no sentido horizontal e de forma segura o(a) professor(a) solicitará que o bastão seja equilibrado na vertical.
Dica 2 – A critério do(a) professor(a) e de acordo com o desenvolvimento da turma serão trabalhados diferentes níveis de dificuldade.
Fonte: http://www.sportspartner.pt/images/loja/produto/01185.jpg
Atividade 2 - Destreza
O(A) Professor(a) montará um circuito com a trave de baixo de bancos suecos, bastões, cordas e marcações de giz no qual sejam criadas diferentes espaços entre os traços.
Após efetuar essas marcações o(a) professor(a) apresentará o circuito aos alunos e contará uma estória durante a qual os alunos deverão passar pelos diferentes desafios da floresta virtual.
Dessa forma, o aluno atravessará pontes, nadará em rios, fugirá de animais ferozes, encontrará os amigos, brincará e dará asas a imaginação. Tudo isso enquanto percorre o circuito.
Dica: O(A) professor(a) criará os desafios compatíveis com o grupo de modo a estimular a participação de todos e progressivamente aumentará o grau de dificuldade dos exercícios.
Fonte: http://www.ipbbarretos.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/07/criancas-brincando-grande3.jpg
Atividade 3 - Atividade em Grupo
O(A) professor(a) inicialmente pedirá aos alunos para que em dupla executem atividades com cordas desenhando letras e números, inicialmente poderão ser as vogais, passando para as consoantes e números.
Reunindo grupos de quatro alunos o desafio será formar palavras, a(o) professor(a) caberá determinar a primeira letra da palavra.
Ao final da aula com toda turma reunida o(a) professor(a) solicitará que, com a utilização das cordas, o grupo monte um desenho reproduzindo uma atividade esportiva.
Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/metas.jpg
Cada professor(a) em função das condições locais deverá adaptar suas atividades.
http://www.scribd.com/doc/38790938/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-psicomotor
Ao longo de todas as atividades os alunos serão avaliados tendo como base sua participação, envolvimento e desempenho nas diferentes propostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!