Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tai chi chuan

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula do conteúdo Lutas (artes marciais), propomos o trabalho com o Tai chi chuan, tendo os seguintes objetivos: conhecer a história e os princípios básicos do Tai chi chuan; ampliar o repertório do conteúdo lutas, problematizando essa modalidade; experimentar os movimentos do Tai chi chuan, relacionando-os com os seres da natureza e entendendo a construção da “luta”.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. - total de 100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

 Espaços.

Qualquer espaço amplo, com piso macio, que permita que os alunos caiam no chão sem se machucar. Podem ser colocados colchões; tatame e/ou tapete de E.V.A.; ou uma alternativa, na ausência desses pisos, pode-se realizar a aula na grama.   

Materiais.

Não há necessidade de nenhum material específico. Somente peçam às crianças que vistam roupas confortáveis.

Atividade 1. Pra começo de Conversa...    (20')

Nessas aulas de brincadeiras com o Tai chi chuan, propomos um trabalho inicial do conteúdo de lutas que, geralmente, é pouco trabalhado nas aulas de Educação Física nas escolas. Numa conversa inicial, o professor deve preparar uma exposição (oral, por painéis, por fotografias, por imagens projetadas, etc) das origens dessa luta, ressaltando que, artes marciais não têm por objetivo provocar brigas, mas defender-se e controlar-se. Outra questão importante é o controle das emoções, a concentração, dos desejos, etc. Mostre posturas, a relação que têm com elementos e animais da natureza, etc. Uma ótima alternativa para as crianças menores é reproduzir o painel das 24 posições básicas do tai chi, tendo o ratinho como praticante. Abaixo, algumas opções:

tai chi ratinho

Fig.1 - Ratinho do Tai chi chuan (fonte: http://quezzie.deviantart.com/art/24-Posture-Mouse-Tai-Chi-Chuan-88473388 - último acesso em 12/02/2011)

tai chi posturas

Fig. 2 - As 24 posturas mais simples do tai chi chuan (fonte: http://www.tomrossonline.com/taichi/taichi24yeoh.pdf - último acesso em 12/02/2011)

 

Atividade 2. Se perder o rabo, não perca o controle. (20'.).

Agora, a atividade é um pegador, mas com algumas regras diferentes. O objetivo da brincadeira é pegar o rabo dos colegas, colocado na altura da cintura,  em uma das laterais do corpo. Os alunos podem escolher em qual lado querem colocar seu rabo de papel, pano, plástico, etc. sem se defender com os braços, sem segurar o rabo, mas virando o corpo ou “esquivando-se” como na situação de luta. São todos contra todos e, na medida em que as crianças forem perdendo os rabos vão saindo da brincadeira, esperando a próxima rodada.  Essa brincadeira trabalha as movimentações de luta, a atenção, as esquivas, o espírito de participação, entre outras coisas e é muito divertida para as crianças. Podem ser feitas quantas rodadas o professor achar pertinente; enquanto  perceber que os alunos encontram-se motivados.

Uma variação que serve como desafio é tentar repetir essa brincadeira em silêncio, sem que as crianças falem ou gritem. O objetivo é começar a trabalhar com as noções de controle de emoções e de concentração ou, ainda, realizar o mesmo pegador, porém sem correr, somente caminhando.

Atividade 3. Exercitando as posturas (50').

Com base em alguns cartazes de posturas do Tai chi chuan, o professor pode conhecer e praticar com os alunos. Utilize-se dos painéis sugeridos na atividade 1. Faça cada uma das posturas com os alunos e, progressivamente, tente interligá-las, fazendo uma sequência sem quebras entre os movimentos. É importante orientar a respiração com as crianças. Durante toda execução de movimentos ou manutenção de posturas, conduza a inspiração e expiração.

Para que as crianças consigam se concentrar no que estão fazendo, escolha cuidadosamente um local para a aula, de preferência um espaço aberto, uma praça, um pátio ou algo parecido, desde que não haja muito movimento ao redor. Mantenha o tom de voz tranquilo.

Para mais detalhes das posturas, a figura abaixo nos ajuda a posicionar os pés de maneira adequada.

postura dos pés

Fig. 3 - Postura detalhada dos pés nas 24 posições do tai chi chuan (fonte: http://www.tomrossonline.com/taichi/stepdiagram.jpg - último acesso em 12/02/2011).

Recursos Complementares

Alguns vídeos que sugiro:

prática do tai chi chuan:

http://www.youtube.com/watch?v=BYbLXvrSu_I&feature=player_embedded  (último acesso em 12/02/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=iyYjyEkmUko (aulas para iniciantes)(último acesso em 12/02/2011)

http://www.youtube.com/watch?v=3WqsZ8RlJAI (crianças praticando tai chi chuan)  (último acesso em 12/02/2011)

outros sites com informações interessantes:

postura da árvore para meditação em pé: http://blig.ig.com.br/taichipailin/tag/tai-chi-pai-lin/ (último acesso em 12/02/2011)

www.sbtcc.org.br/ (último acesso em 15/12/2010)

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar possibilidades de ampliação para outras aulas. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? Também é importante perguntá-los sobre o contato anterior com a luta; sobre as atividades que mais gostaram; também procure saber o que já conheciam sobre o assunto para avançar em outros conhecimentos de acordo com cada turma; estimule a partilha de saberes com todas as crianças; questione-os se gostariam de ter mais aulas com desse conteúdo; o que aprenderam que não sabiam; quais movimentos tiveram dificuldades e quais tiveram facilidade para executar; etc. Todas essas informações são essenciais para a avaliação da aula, do conteúdo, da organização do professor, do envolvimento dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana , Portugal - disse:
    costaana_12@hotmail.com

    12/10/2014

    Quatro estrelas

    gostei muito do plano de aula. Deu-me ideias e fontes para puder realizar uma aula de Tai chi :)


  • Saulo Nunes, USJT , São Paulo - disse:
    saulo_lee@ig.com.br

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito Bom! Agradeço a menção ao meu blog em seu artigo! Caso precise de mais informações, entre em contato.


  • Robson, busca de sites do assunto , Paraná - disse:
    hvacproprojetos@gmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo seu trabalho. Estou com 52a, sou engenheiro mecânico e atualmente moro em Curitiba.Dos 18 aos 30 anos pratiquei Karatê (shotokan) onde pude manter a forma, mesmo com as exigencias do trabalho.Porém, hoje aos 92kg (tinha 70) procurei algo para amenizar ....pela base conhecida de Artes Marc. tornou-se muito facil minha iniciação no TCC....indiquei seu trabalho á colegas ociosos....parabens novamente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.