08/02/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raphael Alcaires de Carvalho.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Reconhecer os múltiplos e divisores de um número a partir da análise de esquemas gráficos;
Encontrar os divisores e múltiplos de um número, bem como o MDC e o MMC entre eles.
Muitos alunos concluem o ensino fundamental sem compreender o cálculo e as aplicações do MDC e do MMC. O objetivo desta aula é apresentar uma interpretação geométrica para o máximo divisor comum e para o mínimo múltiplo comum. Desta forma, acredita-se que é possível ampliar o entendimento dos alunos sobre estes conceitos.
Para esta aula faz-se necessário a utilização de papel milimetrado, régua e lápis de cor.
Obs.: Por praticidade, definiremos a área de cada quadradinho do papel milimetrado como a unidade de área.
Peça aos alunos para desenharem na folha de papel milimetrada todos os retângulos de área 12.
Imagem do autor
Depois discuta com os alunos os retângulos obtidos (1X12; 2X6; 3X4) e sugira que eles tentem construir um retângulo com um dos lados igual a 5. Provavelmente, eles perceberão a impossibilidade de tal construção.
O importante é fazer com que os alunos percebam que os retângulos construídos possuem medidas que são os divisores de 12.
Faça a mesma atividade utilizando outras medidas, como por exemplo, 15 e 17. Peça para os alunos explicarem as diferenças mais importantes entre as figuras obtidas. E aproveite para apresentar o conceito de números primos.
Professor aproveitando o material utilizado na atividade anterior, peça aos alunos que construam retângulos sempre com a base fixa. Por exemplo, na figura a seguir, fizemos a construção de alguns retângulos de base 5 (rosa) e de base 6 (verde).
Peça aos alunos para fazerem comparações com as figuras anteriores.
Imagem do autor
Aproveite para mostrar que em algum momento esses retângulos apresentarão a mesma área. E o que significará essa área igual? Peça aos alunos para escreverem o que eles observarem.
Na folha de papel milimetrada, desenhamos um retângulo ABCD cujos lados têm a medida dos números que desejamos calcular o MMC e o MDC, por exemplo, 6 e 8.
A partir de um vértice qualquer do retângulo, digamos B, tracemos diagonais nos quadradinhos internos, só finalizando quando encontramos um novo vértice. Conte quantas diagonais foram traçadas. Esse número é o mmc procurado. De fato, MMC(6,8) = 24.
E para o cálculo do MDC, temos que traçar a diagonal do retângulo, sempre que esta diagonal encontrar com um vértice de um dos quadradinhos internos, marque com um ponto. Em seguida, conte em quantas partes a diagonal do retângulo foi dividida. Este número é o mdc procurado. Note que neste caso a diagonal foi dividida exatamente em duas partes e MDC(6,8)=2. Será que isso foi outra coincidência?
Imagem do autor
O professor deve estimular e propor aos alunos outros desafios para que estes estudantes possam experimentar a técnica e verificar por eles mesmo a sua eficácia, quando eles já estiverem seguros e acreditando no método, sugiro que lhes apresentem o motivo pelo qual este método funciona. Uma justificativa pode ser encontrada no artigo: POLEZZI, MARCELO. COMO OBTER O MDC E O MMC SEM FAZER CONTAS ?. REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA-RPM,São Paulo: n. 51, p. 29-32, maio/ago., 2003.
COMO OBTER O MDC E O MMC SEM FAZER CONTAS? Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_iicap3.pdf
Organize grupos de 4 ou 5 alunos para discutirem sobre o que eles observaram nessas atividades. Peça aos grupos para escreverem tudo que foi observado. E sugira uma série de exercícios de fixação, utilizando das mesmas estratégias das atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
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06/11/2012
Cinco estrelasacredito que estas aulas sao muito importante para mexer com o interesse do aluno