18/02/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de esportes radicais, propomos a abordagem do tema escalada. Para tal finalidade, determinamos como objetivos: aprender os nós para as amarrações das cordas utilizadas na escalada; buscar os espaços que permitem a prática da escalada; redefinir espaços e formas de escalar na escola e/ou ao redor dela.
Não há.
Espaços. Sala de vídeo e outros espaços escolares, como “parquinhos”, áreas arborizadas, etc.
Materiais. Aparelhagem para projeção de vídeo; cordas (em grande quantidade); papel, lápis.
Nesse momento, o professor deve apresentar aos alunos o máximo de informações que obtiver sobre esse esporte que se encontra no grupo dos esportes radicais. É interessante que diversas fotografias sejam mostradas aos alunos para ilustrar o esporte.
Fig.1 - Equipamentos de escalada (último acesso em 12/12/2010)
Fig.2 - Outros equipamentos para escalada(último acesso em 12/12/2010)
Fig.3 - Parede de escalada em espaço fechado (último acesso em 12/12/2010)
Fig. 4 - Parede inflável de escalada(último acesso em 12/12/2010)
Fig.5 - Rapel "seco"(último acesso em 12/12/2010)
Fig.6 - Rapel na cachoeira(último acesso em 12/12/2010)
Fig.7 - Criança treinando escalada(último acesso em 12/12/2010)
Nessa atividade os alunos devem fazer um passeio pela escola tentando identificar em quais espaços é possível fazer adaptações para a prática da escalada.
Distribua papel e lápis para que eles registrem, façam desenhos de esquemas de instalações de escalada. Uma forma bastante divertida é desenharem a planta baixa da escola numa folha de papel comum ou, se preferirem, grande como a de papel kraft.
Fig.8 - Planta baixa da escola (último acesso em 12/12/2010)
Peça para que eles pensem onde poderão amarrar as cordas para construírem pontes, balanços de travessia (como o Tarzan), tiroleza, etc. Se em sua escola houver um local com brinquedos de ferro ou madeira, amarre cordas onde os alunos possam atravessar, equilibrando-se, com segurança. Outra boa opção é construir uma rede com cordas e pendurá-la em algum local da escola, escadas com tocos de madeira – em plano levemente inclinado - simulando as escaladas, entre outros.
Fig.9 - Tiroleza com apoio dos pés(último acesso em 12/12/2010)
Fig.10 - Tiroleza sem apoio(último acesso em 12/12/2010)
Nesse momento da aula, professores e alunos devem selecionar quais instalações são possíveis para o espaço escolar. Caso haja a possibilidade de adquirir uma parede inflável de escalada, recomendo que o faça porque enriquece a aula, assim como se também houver a possibilidade de fazerem um passeio a uma das escolas de escalada da sua cidade.
Mas de maneiras mais simples e comuns, sugiro a utilização de adaptações de brinquedos de parques infantis ou mesmo a construção de instalações próprias como a rede de cordas, o balanço de pneus que também podem ser feitos com cordas penduradas em árvores próximas a escola.
balanço de pneus(último acesso em 12/12/2010)
outros obstáculos (último acesso em 12/12/2010)
http://pt.wikihow.com/Amarrar-um-N%C3%B3-de-8-para-Escalada - como fazer um nó para escalada (último acesso em 12/11/2010)
www.escalada.org.br/ (último acesso em 12/11/2010)
www.escaladabrasil.com/ (último acesso em 12/11/2010)
Como avaliação em Educação Física, acreditamos que a participação e o envolvimento dos alunos devem ser acompanhados durante toda a aula. O importante para esse momento é ter uma conversa final, em roda, perguntando sobre o conteúdo da aula. O que aprenderam com a aula que não sabiam? Já conheciam esse esporte radical? Onde já viram alguma instalação dessas? Em quais outros espaços podemos praticar o arvorismo? Quais outras adaptações podemos fazer para o nosso espaço escolar? Alguma atividade, parte do circuito, parece lhes dar medo? Por que é importante que os nós sejam bem feitos? Quais são os equipamentos de segurança ou cuidados que devemos ter? Quais das instalações, que foram possíveis nas nossas aulas, os alunos acharam mais interessantes? Enfim, faça a maior quantidade de questões que julgar necessárias para a avaliação da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!