Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais;

Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar;

Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.

Duração das atividades
Quatro aulas de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Para a primeira aula, o professor solicitará aos alunos que tragam o maior número de figuras ou embalagens de alimentos - industrializados ou não - que consomem diariamente.

Estas embalagens serão utilizadas na escola e deverão conter as informações nutricionais dos alimentos consumidos.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/leite_integral.JPG. Acesso no dia 20/10/2010.    

O professor também reunirá embalagens e imagens dos alimentos que consome diariamente, para apresentar na primeira aula.

Aula 1 e 2

Informar aos alunos que iremos tratar de um tema bem legal e que nos interessa muito no nosso dia- a-dia: descobrir quais os tipos de alimentos que ingerimos para obtermos energia para executarmos qualquer tipo de atividades.

Reunir os alunos na sala de aula, dispostos em círculo, e propor um debate questionando as seguintes perguntas:

  1. Porque temos que nos alimentar?
  2. Meu corpo precisa de energia? Por que? De onde ele retira essa energia?
  3. Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes?Por quê?
  4. Quais são os alimentos que consumo com maior freqüência? Mostre suas imagens ou embalagens.

Durante a fala dos alunos, o professor deverá:

  1. Solicitar que todos os alunos respondam uma pergunta de cada vez, começando pela primeira.
  2. Registrar por escrito, as repostas inéditas de cada pergunta, fazendo os questionamentos que se fizer necessário.
  3. Solicitar aos alunos que apresentem as imagens e embalagens dos alimentos que consomem diariamente, identificando-as no verso, com seu nome.   

Entregar para cada aluno, um quadro impresso contendo:

  1. Espaço para preenchimento de seu nome, ano de ensino e turma;
  2. Três colunas para escrever os nomes dos alimentos que consome, horários que faz as refeições e a classificação quanto aos tipos de alimentos.
  3. Para a primeira série do Ensino Fundamental, o professor deverá organizar e preencher um único quadro impresso com todos os dados de toda a turma.   

Sugestão de quadro para realizar o registro das informações solicitadas:  

Solicitar aos alunos que escrevam os nomes dos alimentos, os horários que os consomem diariamente e, que anexem suas imagens e embalagens nesse quadro.

Terminado esse primeiro registro, retomar as respostas dos alunos e comentar sobre a importância de alimentar e de consumir nutrientes para fornecer a energia necessária para nos mantermos vivos, crescermos e desenvolvermos com saúde, e podermos fazer uma imensa quantidade de atividades.

Retomar a pergunta: Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes?Por quê? 

Ler todas as respostas dos alunos e verificar se houve respostas afirmativas.

Comentar com os alunos que:

“Apesar de todos os alimentos terem nutrientes, cada alimento os possui em diferentes quantidades e tipos.”

“Os nutrientes são importantes, pois são eles que fornecem a energia necessária para todas as atividades metabólicas de nosso corpo.”

Perguntar aos alunos:

  1. Dessa maneira, será que nosso corpo precisa de uma grande variedade de nutrientes?
  2. Vocês conhecem algum tipo de nutrientes?

“Então, existe uma variedade de nutrientes, dentre eles: proteínas, carboidratos, gorduras (ou lipídios), vitaminas, sais minerais e água.”

Perguntar novamente: “Vocês conhecem algum alimento que possui proteína? E carboidrato? E gordura?”

Registrar as respostas dos alunos e solicitar que:

  1. Levem seu Quadro de Alimentos Consumidos Diariamente com as embalagens e imagens de alimentos para casa;
  2. Pesquisem em livros, internet ou revistas, qual é o tipo de nutriente que está presente em cada alimento que consome diariamente;
  3. Registrem os resultados de suas pesquisas na coluna “Tipos de nutrientes presentes nos alimentos”;
  4. Tragam o quadro preenchido com as embalagens e imagens de alimentos anexadas, na próxima aula.

Para a primeira série do Ensino Fundamental, o professor deverá realizar essa atividade em sala de aula, pois será ele quem conduzirá as discussões com os alunos e preencherá o quadro.   

Informar que a próxima aula será na sala de vídeo e todos deverão estar presentes com suas anotações completas.

Por sua vez, o professor deverá preparar textos que conceituem esses nutrientes e tabelas com exemplos de nutrientes presentes nos alimentos.

Deve-se organizar um texto e tabela para cada grupo de quatro alunos.   

Sugestões de sites para pesquisar sobre tabelas de composição de alimentos:   

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Disponível em: http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf. Acesso em: 09/10/10.

Proteínas, carboidratos e gorduras. Disponível em: http://www.vivendosaudavel.com/proteinas-carboidratos-e-gorduras/. Acesso em 20/10/2010.     

Sugestões de sites para pesquisar sobre conceitos de nutrientes:

De que se nutrem os animais? Disponível em: http://www.webciencia.com/11_16nutri.htm. Acesso em 20/10/2010.   

Noções gerais sobre alimentação. dez; 2001. Disponível em: http://www.fitmail.com.br/si/site/061314. Acesso em 20/10/2010.   

Tipos de Alimentos. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/nutricao/tip_ali.htm. Acesso em 20/10/2010.   

Os alimentos nos proporcionam a energia e os nutrientes que o corpo necessita para manter a saúde e a vida, para crescer e se desenvolver, para se movimentar, trabalhar, brincar, pensar e aprender. Disponível em: http://www.feedingminds.org/level2/lesson1/foodforlife_pt.htm. Acesso em 20/10/2010.

Aula 3 e 4

Perguntar aos alunos o que eles encontraram sobre os alimentos em suas pesquisas e quais são os tipos de nutrientes que estão presentes nos alimentos que consomem diariamente.

Solicitar que explicitem seus registros de forma organizada.

O professor aumentará o tamanho desse quadro, construindo um painel em cartolina ou papel A3, e anotará todas as respostas.   

Se durante a apresentação, algum aluno não conseguiu encontrar os nutrientes de algum alimento, o professor deverá disponibilizar as tabelas de composição de alimentos para que os alunos completem sua pesquisa.   

Informar aos alunos que irão assistir a um vídeo sobre os efeitos das gorduras, das proteínas e carboidratos no nosso corpo.   

Sugestões de vídeos:   

Alimentação saudável: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related. Acesso em: 18/10/10.   

Carboidratos, Lipídios e Proteínas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHEbtGXIHzI&feature=related. Acesso em: 18/10/10.     

Solicitar aos alunos que se organizem em grupos de quatro componentes, para responder o questionário abaixo. Cada grupo deverá tomar como referência os Quadros de Alimentos Consumidos Diariamente, preenchido, as embalagens de alimentos apresentadas, o vídeo e os textos disponibilizados pelo professor:

  1. O que são e para que servem os carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas?
  2. E quem comeu carboidratos e proteínas, terá mais ou menos energia para gastar?
  3. Será que o individuo que consumiu gorduras precisará fazer mais atividade física?
  4. Qual é o principal nutriente que cada componente do grupo está consumindo?
  5. A alimentação dos componentes do grupo está equilibrada?   

Solicitar que os grupos se organizem para iniciar um debate sobre cada questão respondida.

Nesse sentido, o professor organizará um grande círculo, e orientará aos componentes dos grupos que fiquem próximos para que cada aluno apresente a resposta de uma pergunta.

Todos os grupos deverão apresentar as respostas de uma pergunta, abrir para debate e, somente depois que concluir o debate os grupos apresentarão as respostas de outra pergunta.

O professor deverá:

  1. Constituir um grupo de sistematização, contendo um aluno de cada grupo, para registrar as informações e apresentar ao final de cada pergunta, uma conclusão sobre o tema debatido.
  2. Estar atento e registrar os principais aspectos que o auxiliarão a contribuir com a conclusão do grupo de sistematização.

Terminada essa apresentação, solicitar aos alunos que redijam um texto abordando a seguinte temática: “O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?”

Recursos Complementares

Sugestões de sites:     

Alimentação Balanceada. Disponível em: http://www.linhabioslim.com.br/materias.asp?qpwoiHJDAOWNVLASIWPQA=1&HADSKkdasioqpfeutbsasdhi=X&hdksaduOQWEUGTRBAVDJDUQ=1927456&mznxbcv=11&jdasHUDASGDA=777. Acesso em: 09/10/2010.   

Pirâmide alimentar. Disponível em: http://fisioformance.wordpress.com/category/alimentacao/. Acesso em: 09/10/10.   

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo as opiniões dos colegas.

Avaliar com o grupo de alunos, se o conhecimento disponibilizado através de estudos, vídeos e debate, contribuíram para melhor compreensão sua alimentação.

Indicar a realização de uma autoavaliação e a construção de texto individual, como instrumento de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.