26/11/2010
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais;
Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar;
Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Para a primeira aula, o professor solicitará aos alunos que tragam o maior número de figuras ou embalagens de alimentos - industrializados ou não - que consomem diariamente.
Estas embalagens serão utilizadas na escola e deverão conter as informações nutricionais dos alimentos consumidos.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/leite_integral.JPG. Acesso no dia 20/10/2010.
O professor também reunirá embalagens e imagens dos alimentos que consome diariamente, para apresentar na primeira aula.
Informar aos alunos que iremos tratar de um tema bem legal e que nos interessa muito no nosso dia- a-dia: descobrir quais os tipos de alimentos que ingerimos para obtermos energia para executarmos qualquer tipo de atividades.
Reunir os alunos na sala de aula, dispostos em círculo, e propor um debate questionando as seguintes perguntas:
Durante a fala dos alunos, o professor deverá:
Entregar para cada aluno, um quadro impresso contendo:
Sugestão de quadro para realizar o registro das informações solicitadas:
Solicitar aos alunos que escrevam os nomes dos alimentos, os horários que os consomem diariamente e, que anexem suas imagens e embalagens nesse quadro.
Terminado esse primeiro registro, retomar as respostas dos alunos e comentar sobre a importância de alimentar e de consumir nutrientes para fornecer a energia necessária para nos mantermos vivos, crescermos e desenvolvermos com saúde, e podermos fazer uma imensa quantidade de atividades.
Retomar a pergunta: Todos os alimentos nos fornecem o mesmo tipo de nutrientes?Por quê?
Ler todas as respostas dos alunos e verificar se houve respostas afirmativas.
Comentar com os alunos que:
“Apesar de todos os alimentos terem nutrientes, cada alimento os possui em diferentes quantidades e tipos.”
“Os nutrientes são importantes, pois são eles que fornecem a energia necessária para todas as atividades metabólicas de nosso corpo.”
Perguntar aos alunos:
“Então, existe uma variedade de nutrientes, dentre eles: proteínas, carboidratos, gorduras (ou lipídios), vitaminas, sais minerais e água.”
Perguntar novamente: “Vocês conhecem algum alimento que possui proteína? E carboidrato? E gordura?”
Registrar as respostas dos alunos e solicitar que:
Para a primeira série do Ensino Fundamental, o professor deverá realizar essa atividade em sala de aula, pois será ele quem conduzirá as discussões com os alunos e preencherá o quadro.
Informar que a próxima aula será na sala de vídeo e todos deverão estar presentes com suas anotações completas.
Por sua vez, o professor deverá preparar textos que conceituem esses nutrientes e tabelas com exemplos de nutrientes presentes nos alimentos.
Deve-se organizar um texto e tabela para cada grupo de quatro alunos.
Sugestões de sites para pesquisar sobre tabelas de composição de alimentos:
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Disponível em: http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf. Acesso em: 09/10/10.
Proteínas, carboidratos e gorduras. Disponível em: http://www.vivendosaudavel.com/proteinas-carboidratos-e-gorduras/. Acesso em 20/10/2010.
Sugestões de sites para pesquisar sobre conceitos de nutrientes:
De que se nutrem os animais? Disponível em: http://www.webciencia.com/11_16nutri.htm. Acesso em 20/10/2010.
Noções gerais sobre alimentação. dez; 2001. Disponível em: http://www.fitmail.com.br/si/site/061314. Acesso em 20/10/2010.
Tipos de Alimentos. Disponível em: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/nutricao/tip_ali.htm. Acesso em 20/10/2010.
Os alimentos nos proporcionam a energia e os nutrientes que o corpo necessita para manter a saúde e a vida, para crescer e se desenvolver, para se movimentar, trabalhar, brincar, pensar e aprender. Disponível em: http://www.feedingminds.org/level2/lesson1/foodforlife_pt.htm. Acesso em 20/10/2010.
Perguntar aos alunos o que eles encontraram sobre os alimentos em suas pesquisas e quais são os tipos de nutrientes que estão presentes nos alimentos que consomem diariamente.
Solicitar que explicitem seus registros de forma organizada.
O professor aumentará o tamanho desse quadro, construindo um painel em cartolina ou papel A3, e anotará todas as respostas.
Se durante a apresentação, algum aluno não conseguiu encontrar os nutrientes de algum alimento, o professor deverá disponibilizar as tabelas de composição de alimentos para que os alunos completem sua pesquisa.
Informar aos alunos que irão assistir a um vídeo sobre os efeitos das gorduras, das proteínas e carboidratos no nosso corpo.
Sugestões de vídeos:
Alimentação saudável: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related. Acesso em: 18/10/10.
Carboidratos, Lipídios e Proteínas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHEbtGXIHzI&feature=related. Acesso em: 18/10/10.
Solicitar aos alunos que se organizem em grupos de quatro componentes, para responder o questionário abaixo. Cada grupo deverá tomar como referência os Quadros de Alimentos Consumidos Diariamente, preenchido, as embalagens de alimentos apresentadas, o vídeo e os textos disponibilizados pelo professor:
Solicitar que os grupos se organizem para iniciar um debate sobre cada questão respondida.
Nesse sentido, o professor organizará um grande círculo, e orientará aos componentes dos grupos que fiquem próximos para que cada aluno apresente a resposta de uma pergunta.
Todos os grupos deverão apresentar as respostas de uma pergunta, abrir para debate e, somente depois que concluir o debate os grupos apresentarão as respostas de outra pergunta.
O professor deverá:
Terminada essa apresentação, solicitar aos alunos que redijam um texto abordando a seguinte temática: “O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?”
Sugestões de sites:
Alimentação Balanceada. Disponível em: http://www.linhabioslim.com.br/materias.asp?qpwoiHJDAOWNVLASIWPQA=1&HADSKkdasioqpfeutbsasdhi=X&hdksaduOQWEUGTRBAVDJDUQ=1927456&mznxbcv=11&jdasHUDASGDA=777. Acesso em: 09/10/2010.
Pirâmide alimentar. Disponível em: http://fisioformance.wordpress.com/category/alimentacao/. Acesso em: 09/10/10.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo as opiniões dos colegas.
Avaliar com o grupo de alunos, se o conhecimento disponibilizado através de estudos, vídeos e debate, contribuíram para melhor compreensão sua alimentação.
Indicar a realização de uma autoavaliação e a construção de texto individual, como instrumento de avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!