14/12/2010
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Conceituar o tema atividade física;
Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.
Não é necessário nenhum recurso prévio.
Preparar antecipadamente, um computador com data show ou figuras que possam caracterizar atividades físicas.
Se for possível utilizar o computador com data show, o professor deverá selecionar as imagens que caracterizam a atividade física e preparar uma apresentação em Power Point.
Caso não seja possível, imprimir as imagens sugeridas ou buscar outras, em jornais, revistas, panfletos, etc. Sugestões de imagens:
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_SWtycKhO-Mc/TEUMMY0DamI/AAAAAAAAADQ/KIur3M0vLxw/s1600/Exerc%C3%ADcios+aer%C3%B3bios.jpg. Acesso em: 19/10/2010.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_DYcj4vIvmrI/TCvxmBYnqwI/AAAAAAAAAZE/-GBMhbE9Ce4/s1600/cadar%C3%A7o_1.jpg. Acesso em: 19/10/2010.
Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/projetoinovador.spaceblog.com.br/images/gd/1202476503/Atividade-Fisica-deve-ser-interrompida-nos-estados-de-hiperglicemia-e-cetoacidose.gif. Acesso em: 19/10/10.
Disponível em: http://www.diabetenet.com.br/imagens/imgcolaboradores/denise02.gif. Acesso em 19/10/2010.
Disponível em: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/img_poesias/26748_gr.jpg. Acesso em 19/10/2010.
Disponível em: http://construcaosustentavel.quercus.pt/xFiles/scEditor/Image/Construcao%20sustentavel/gua/12.jpg. Acesso em 19/10/2010.
Disponível em: http://omelhoramigodohomem.com.br/wp-content/uploads/2009/12/passeando-com-o-bebe.jpg. Acesso em 19/10/2010.
Disponível em: http://www.fontedigital.com/wp-content/uploads/2010/04/banho.jpg. Acesso em 19/10/2010.
Disponível em: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/metas.jpg. Acesso em 19/10/2010.
Sugestões de sites com imagens de atividades físicas:
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi. Acesso em 19/10/2010.
http://cade.images.search.yahoo.com/images. Acesso em 19/10/2010.
Reunir os alunos em uma sala de aula, solicitar que eles se organizem em grupos de quatro componentes.
O professor deverá apresentar uma imagem de cada vez, para que os grupos possam:
Durante as respostas, o professor deverá dividir o quadro negro em três partes:
Terminada essa classificação, o professor apresentará o conceito de atividade física aos alunos:
Atividade Física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.
Sugestão de texto para auxiliar o professor: Atividade física regular e controle de peso. Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/regular.html. Acesso em 18/12/2010.
Depois de identificadas quais imagens caracterizam a atividade física, informar aos alunos que nas atividades físicas podemos incluir:
Solicitar aos alunos que reagrupem as imagens apresentadas conforme os diversos tipos de atividades físicas e completem o Quadro abaixo:
Solicitar que escolham uma atividade para que seja vivenciada por todos, de forma planejada e orientada, durante as aulas de Educação Física.
Para essa escolha, solicitar que cada aluno escreva o nome de uma das atividades físicas listadas em um papel e que o entregue ao professor.
O professor deverá recolher os papeis, anotar no quadro os nomes das atividades físicas escolhidas com suas respectivas quantidades de votos e informar qual foi a atividade física escolhida para ser realizada na próxima aula.
Logo após, perguntar se os alunos conhecem outras atividades físicas que não foram mencionadas até o momento, e registrá-las, completando esse quadro.
Para a próxima aula, orientar aos alunos que tragam lápis e borracha e, que venham de roupas e calçados apropriados para a prática da atividade física selecionada.
O professor deverá preparar para a próxima aula, o espaço adequado para a prática da atividade escolhida e seis pranchetas para que os alunos possam escrever durante essa aula.
Reunir os alunos no espaço da vivência da atividade física e informar que, antes de vivenciar a atividade física selecionada na aula anterior, terá que planejar sua realização, pois ao seu final, teremos que avaliar se sua prática resultou em prazer e motivação.
Definir a área da escola que os alunos poderão utilizar, e dividir a turma em quatro grupos, entregando uma ficha para que cada grupo possa responder as seguintes questões:
O que precisamos fazer para ter prazer e satisfação durante a realização de uma atividade física?
A) Qual é o nome da atividade física?
B) Qual será o tempo de duração da atividade física?
C) Em que local da escola essa atividade será realizada?
D) Qual material será necessário para realizar a atividade escolhida?
E) Quais cuidados com o corpo serão observados durante a realização da atividade física?
F) Quais serão as regras para respeitarmos durante a atividade, ou seja, o que podemos e o que não podemos fazer durante a realização da atividade?
G) Vamos avaliá-la?
Orientar os grupos que respondam as questões, deixando somente a avaliação (questão G) para o final da atividade física.
Acompanhar os grupos durante as discussões e construção de suas respostas.
No momento que cada grupo terminar o preenchimento do seu roteiro, informar que terão 15 minutos para vivenciar a atividade física conforme seu planejamento.
Durante a vivência da atividade, acompanhar os grupos, verificando se estão respeitando o planejamento realizado.
Ao término do tempo, solicitar que os grupos se reúnam e façam a avaliação da atividade realizada.
Antes de encerrar a aula, informar aos grupos, que na próxima aula retornaremos para o mesmo espaço e cada grupo irá ministrar a atividade física que planejou para os demais grupos.
Reunir os grupos nos locais que utilizaram na aula anterior e explicar como será o procedimento de vivência dos planejamentos dos grupos, para realizar a atividade física escolhida:
Ao final da vivência de todos os planejamentos, reunir os grupos e questionar sobre:
Sugestões de sites com vídeos sobre atividade física:
Pirâmide de atividade física. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-bbNg3ivY-M. Acesso em 19/10/10.
Exercite-se. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BE80iW8ZUfM&feature=related. Acesso em: 19/10/10.
Cotidiano: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iLHiJFzPjAA. Acesso em 19/10/10.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno participou do planejamento e das discussões no grupo sobre o conceito de atividade física, planejamento e realização das atividades, se posicionou frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo a opinião dos colegas.
Avaliar com o grupo se todos realizaram e respeitaram todas as etapas do planejamento propostas pelo grupo.
Observar se a realização dessas atividades contribuiu para ampliar o conhecimento do aluno sobre a atividade física e sua relação com o seu cotidiano.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2011
Cinco estrelasMuito boa sugestão.. irei aplicar com minhas turmas ainda nessa unidade e posteriormente darei meu relato da pratica.