Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é atividade física?

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o tema atividade física;

Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum recurso prévio.

Estratégias e recursos da aula

Preparar antecipadamente, um computador com data show ou figuras que possam caracterizar atividades físicas.

Se for possível utilizar o computador com data show, o professor deverá selecionar as imagens que caracterizam a atividade física e preparar uma apresentação em Power Point.

Caso não seja possível, imprimir as imagens sugeridas ou buscar outras, em jornais, revistas, panfletos, etc.   Sugestões de imagens:

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_SWtycKhO-Mc/TEUMMY0DamI/AAAAAAAAADQ/KIur3M0vLxw/s1600/Exerc%C3%ADcios+aer%C3%B3bios.jpg. Acesso em: 19/10/2010.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_DYcj4vIvmrI/TCvxmBYnqwI/AAAAAAAAAZE/-GBMhbE9Ce4/s1600/cadar%C3%A7o_1.jpg. Acesso em: 19/10/2010.

Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/projetoinovador.spaceblog.com.br/images/gd/1202476503/Atividade-Fisica-deve-ser-interrompida-nos-estados-de-hiperglicemia-e-cetoacidose.gif. Acesso em: 19/10/10.

      

Disponível em: http://www.diabetenet.com.br/imagens/imgcolaboradores/denise02.gif. Acesso em 19/10/2010.

Disponível em: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/img_poesias/26748_gr.jpg. Acesso em 19/10/2010.

Disponível em: http://construcaosustentavel.quercus.pt/xFiles/scEditor/Image/Construcao%20sustentavel/gua/12.jpg. Acesso em 19/10/2010.

Disponível em: http://omelhoramigodohomem.com.br/wp-content/uploads/2009/12/passeando-com-o-bebe.jpg. Acesso em 19/10/2010.  

Disponível em: http://www.fontedigital.com/wp-content/uploads/2010/04/banho.jpg. Acesso em 19/10/2010.  

Disponível em: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/metas.jpg. Acesso em 19/10/2010.  

Sugestões de sites com imagens de atividades físicas:

http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi. Acesso em 19/10/2010.

http://cade.images.search.yahoo.com/images. Acesso em 19/10/2010.

Aula 1

Reunir os alunos em uma sala de aula, solicitar que eles se organizem em grupos de quatro componentes.

O professor deverá apresentar uma imagem de cada vez, para que os grupos possam:

  1. Observar a sequência de imagens de pessoas fazendo atividade física e outras atividades do cotidiano.
  2. Analisar e responder o seguinte questionamento: Qual imagem se caracteriza como uma atividade física?   

Durante as respostas, o professor deverá dividir o quadro negro em três partes:

  1. Na primeira parte: fixar cada imagem na sequência apresentada;
  2. Na segunda parte do quadro: identificar quais foram os grupos que caracterizaram a imagem apresentada como uma atividade física;
  3. Na terceira parte: identificar quais foram os grupos que não caracterizaram a imagem apresentada como uma atividade física.   

Terminada essa classificação, o professor apresentará o conceito de atividade física aos alunos:

Atividade Física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.   

Sugestão de texto para auxiliar o professor: Atividade física regular e controle de peso. Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/regular.html. Acesso em 18/12/2010.   

Depois de identificadas quais imagens caracterizam a atividade física, informar aos alunos que nas atividades físicas podemos incluir:

  1. Exercícios estruturados como caminhar, correr, praticar basquetebol ou outros esportes;
  2. Atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro.   

Solicitar aos alunos que reagrupem as imagens apresentadas conforme os diversos tipos de atividades físicas e completem o Quadro abaixo:

Solicitar que escolham uma atividade para que seja vivenciada por todos, de forma planejada e orientada, durante as aulas de Educação Física.

Para essa escolha, solicitar que cada aluno escreva o nome de uma das atividades físicas listadas em um papel e que o entregue ao professor.

O professor deverá recolher os papeis, anotar no quadro os nomes das atividades físicas escolhidas com suas respectivas quantidades de votos e informar qual foi a atividade física escolhida para ser realizada na próxima aula.

Logo após, perguntar se os alunos conhecem outras atividades físicas que não foram mencionadas até o momento, e registrá-las, completando esse quadro.

Para a próxima aula, orientar aos alunos que tragam lápis e borracha e, que venham de roupas e calçados apropriados para a prática da atividade física selecionada.

O professor deverá preparar para a próxima aula, o espaço adequado para a prática da atividade escolhida e seis pranchetas para que os alunos possam escrever durante essa aula.  

Aula 2  

Reunir os alunos no espaço da vivência da atividade física e informar que, antes de vivenciar a atividade física selecionada na aula anterior, terá que planejar sua realização, pois ao seu final, teremos que avaliar se sua prática resultou em prazer e motivação.

Definir a área da escola que os alunos poderão utilizar, e dividir a turma em quatro grupos, entregando uma ficha para que cada grupo possa responder as seguintes questões:   

O que precisamos fazer para ter prazer e satisfação durante a realização de uma atividade física?   

A) Qual é o nome da atividade física?

B) Qual será o tempo de duração da atividade física?

C) Em que local da escola essa atividade será realizada?

D) Qual material será necessário para realizar a atividade escolhida?

E) Quais cuidados com o corpo serão observados durante a realização da atividade física?

F) Quais serão as regras para respeitarmos durante a atividade, ou seja, o que podemos e o que não podemos fazer durante a realização da atividade?

G) Vamos avaliá-la?

  1. Você teve prazer e satisfação quando realizou a atividade física escolhida? Por quê?
  2. O que deu certo e o que não deu certo durante a realização da atividade escolhida?       
  3. Você gostaria de fazê-la novamente? Por quê?   

Orientar os grupos que respondam as questões, deixando somente a avaliação (questão G) para o final da atividade física.

Acompanhar os grupos durante as discussões e construção de suas respostas.

No momento que cada grupo terminar o preenchimento do seu roteiro, informar que terão 15 minutos para vivenciar a atividade física conforme seu planejamento.

Durante a vivência da atividade, acompanhar os grupos, verificando se estão respeitando o planejamento realizado.

Ao término do tempo, solicitar que os grupos se reúnam e façam a avaliação da atividade realizada.

Antes de encerrar a aula, informar aos grupos, que na próxima aula retornaremos para o mesmo espaço e cada grupo irá ministrar a atividade física que planejou para os demais grupos.

Aula 3 e 4

Reunir os grupos nos locais que utilizaram na aula anterior e explicar como será o procedimento de vivência dos planejamentos dos grupos, para realizar a atividade física escolhida:

  1. Será organizado a sequência dos grupos que apresentarão seu planejamento.
  2. Definido o primeiro grupo, seus componentes terão cinco minutos para explicar seu planejamento e 5 minutos para orientar os colegas durante a vivência da atividade física escolhida.
  3. Caso o grupo precise de alguma informação ou ajuda, pode solicitar ao seu professor que intervenha e auxilie na sua apresentação.
  4. Terminado a apresentação do primeiro, repetir o procedimento para os demais grupos.

Ao final da vivência de todos os planejamentos, reunir os grupos e questionar sobre:

  1. O que é atividade física?
  2. Quais são os cuidados que devemos ter durante sua prática?
  3. Qual a relação destas atividades com o nosso dia-a-dia?
  4. O que aprendi sobre atividade física?     
Recursos Complementares

Sugestões de sites com vídeos sobre atividade física:

Pirâmide de atividade física. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=-bbNg3ivY-M. Acesso em 19/10/10.

Exercite-se. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BE80iW8ZUfM&feature=related. Acesso em: 19/10/10.

Cotidiano: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iLHiJFzPjAA. Acesso em 19/10/10.   

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno participou do planejamento e das discussões no grupo sobre o conceito de atividade física, planejamento e realização das atividades, se posicionou frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo a opinião dos colegas.

Avaliar com o grupo se todos realizaram e respeitaram todas as etapas do planejamento propostas pelo grupo.

Observar se a realização dessas atividades contribuiu para ampliar o conhecimento do aluno sobre a atividade física e sua relação com o seu cotidiano.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Erika, Escola Estadual Cleto Araponga , Bahia - disse:
    e.talita@hotmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa sugestão.. irei aplicar com minhas turmas ainda nessa unidade e posteriormente darei meu relato da pratica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.