Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos em grupo: boliche

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLAÚDIA LIMEIRA SENA, GILKA SILVA PIMENTEL, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:

  • Apropriar-se das regras do jogo de boliche.
  • Criar e socializar estratégias para ganhar o jogo.
  • Coordenar progressivamente diferentes pontos de vista durante o jogo (entre os colegas e/ou professores).
  •  Participar da construção de tabelas  para registrar desempenho dos jogadores.
Duração das atividades
Três aulas com cerca de 50 minutos (uma sessão de jogo por semana).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

Neste portal, na aula Jogos em grupo: memória, o professor encontra algumas sugestões sobre como encaminhar o trabalho com jogos na Educação Infantil.

Atividade 1 - Discutindo as regras do boliche

1º momento - O professor inicia a aula apresentando para à turma as peças do boliche.

Figura 1 - Peças do boliche

Fonte: www.google.com.br 

À medida que as crianças falam o que já sabem sobre o jogo, o professor solicita que demonstrem o que foi dito usando as peças do boliche. Neste momento o professor, analisando cada jogada,  vai estabelecendo diálogo com o grupo, como no exemplo abaixo:  

Foto 1 - Criança demonstrando o que sabe sobre o boliche

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

 - Por que será que o colega não conseguiu derrubar nenhum pino?

-  Porque ele jogou pra lá – apontando e indicando a direção oposta aos pinos.

- Por que Pedro correu antes de jogar a bola?

Pra ter mais força.

- Por que Ravena, mesmo jogando na direção dos pinos, não conseguiu derrubar nenhum?

Porque precisa jogar com força.

- Por que Rainer conseguiu derrubar seis pinos?

Porque jogou com força.

- Por que jogou na direção dos pinos. 

Porque jogou a bola pra baixo.

A partir dessa análise o professor vai estabelecendo com as crianças algumas regras necessárias para se jogar boliche:

  REGRAS DO BOLICHE  

 - Desenhar uma linha no chão.

-  Desenhar um quadrado ou um círculo no chão para arrumar os pinos.

-  O jogador coloca um pé na linha e joga a bola com força para derrubar os pinos. -  Se quiser o jogador pode correr para ganhar mais força na hora de jogar a bola.

-  Se não conseguir derrubar os pinos o jogador tem outras chances para jogar bem com força a bola.

 Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

2º momento - Nessa primeira sessão do boliche, o professor pode solicitar às crianças que desenhem a quantidade de pinos que conseguiu derrubar.

. Foto 2 – Crianças contando os pinos derrubados

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

Foto 3 – Crianças registrando a quantidade de pinos derrubados

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

ATIVIDADE 2 – Pensando a relação entre a arrumação e quantidade de pinos derrubados

1º momento - O professor inicia a aula lembrando com a turma a posição em que  os jogadores obtiveram sucesso conseguindo derrubar mais pinos. O professor arruma os  pinos  e solicita que cada criança venha jogar.

2º momento - Na medida em que cada criança joga o professor oportuniza que ela e os colegas expressem oralmente as relações que fizeram sobre a forma como os pinos estavam arrumados e a quantidade que conseguiu derrubar pensando, também, porque não conseguiu o mesmo resultado que o colega que arrumou o pino da mesma forma.

Atividade 3 - Registrando os resultados das jogadas

1º momento - O professor proporciona um momento mais livre de jogo para observar a aplicação das regras por cada criança.

Foto 4 - Crianças jogando

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

Durante o jogo o professor registra em uma ficha como cada criança estava se apropriando das regras do boliche.

Figura 2 - Ficha para acompanhar jogo de boliche

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

nome da criança

Arremessa a bola respeitando a linha traçada no chão

Respeita o espaço delimitado para arrumar os pinos

Justifica porque escolheu determinada forma de arrumar os pinos

Procura repetir a forma de arrumar os pinos

Procura utilizar a maior força possível para arremessar a bola

Sente necessidade de correr para jogar a bola

Desiste de continuar arremessando a bola após a terceira tentativa

Como registra a quantidade de pinos derrubados: desenhando, escrevendo o numeral, criando símbolos para cada pino

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

2º momento - Cada criança após a jogada registra, na tabela preparada pelo professor, a quantidade de pinos derrubados.

CRIANÇA

PINOS DERRUBADOS

Foto 5 - Criança contando os pinos para fazer registro

Fonte: Relato da prática, NEI, 2004

A partir dos dados tabela o professor poderá propor à turma algumas situações problemas:

  • Quem conseguiu derrubar mais pinos?
  • Quantos pinos esse colega derrubou?
  • Quem derrubou menos pinos?
  • Quantos pinos esse colega derrubou?
  • Quantos pinos a mais ele teria que derrubar para ficar com a mesma quantidade do colega que derrubou mais pinos?
  • Alguém derrubou a mesma quantidade de pinos que o colega?
  • Quem?
  • Quantos pinos eles derrubaram?
  • O que a gente pode fazer para descobrir quantos pinos foram derrubados na nossa brincadeira?

No livro abaixo o professor encontará outras sugestões para planejar suas aulas com jogos.

Fonte: www.livrariacultura.com.br  

Sinopse:

A proposta desta coleção é apresentar uma série de atividades para a educação infantil que incentive a exploração de uma variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também sobre geometria, medidas e noções de estatística, estimulando nas crianças uma agradável curiosidade acerca da matemática e desenvolvendo diferentes formas de perceber a realidade.

Recursos Complementares

História do boliche - http://www.boliche.com.br/historia.htm 

                             http://www.wikipedia.org (Neste site ao digitar na caixa de pesquisa boliche e, em seguida clicar na seta ao lado, o professor obterá informações sobre as  regras do jogo) 

Figura da atividade 1 -  www.google.com.br (Para ter acesso a figura da atividade 1 o professor, ao entrar no site, digita boliche na caixa de pesquisa, em seguida clica no link imagem e, depois no link pesquisar)

Imagem e sinopse do livro - www.livrariacultura.com.br   (Ao entrar no site digitar o nome do livro ou autor na caixa de pesquisa e, em seguida, clicar no link ok)

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Da participação dos alunos ao longo das sessões de jogos.
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados nos jogos.
  • Do envolvimento das crianças durante as sessões de jogos.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação no pequeno e grande grupo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.