25/11/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLAÚDIA LIMEIRA SENA, GILKA SILVA PIMENTEL, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Neste portal, na aula Jogos em grupo: memória, o professor encontra algumas sugestões sobre como encaminhar o trabalho com jogos na Educação Infantil. |
Atividade 1 - Discutindo as regras do boliche
1º momento - O professor inicia a aula apresentando para à turma as peças do boliche.
Figura 1 - Peças do boliche
Fonte: www.google.com.br
À medida que as crianças falam o que já sabem sobre o jogo, o professor solicita que demonstrem o que foi dito usando as peças do boliche. Neste momento o professor, analisando cada jogada, vai estabelecendo diálogo com o grupo, como no exemplo abaixo:
Foto 1 - Criança demonstrando o que sabe sobre o boliche
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
- Por que será que o colega não conseguiu derrubar nenhum pino?
- Porque ele jogou pra lá – apontando e indicando a direção oposta aos pinos.
- Por que Pedro correu antes de jogar a bola?
- Pra ter mais força.
- Por que Ravena, mesmo jogando na direção dos pinos, não conseguiu derrubar nenhum?
- Porque precisa jogar com força.
- Por que Rainer conseguiu derrubar seis pinos?
- Porque jogou com força.
- Por que jogou na direção dos pinos.
- Porque jogou a bola pra baixo.
A partir dessa análise o professor vai estabelecendo com as crianças algumas regras necessárias para se jogar boliche:
REGRAS DO BOLICHE - Desenhar uma linha no chão. - Desenhar um quadrado ou um círculo no chão para arrumar os pinos. - O jogador coloca um pé na linha e joga a bola com força para derrubar os pinos. - Se quiser o jogador pode correr para ganhar mais força na hora de jogar a bola. - Se não conseguir derrubar os pinos o jogador tem outras chances para jogar bem com força a bola. |
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
2º momento - Nessa primeira sessão do boliche, o professor pode solicitar às crianças que desenhem a quantidade de pinos que conseguiu derrubar.
. Foto 2 – Crianças contando os pinos derrubados
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
Foto 3 – Crianças registrando a quantidade de pinos derrubados
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
ATIVIDADE 2 – Pensando a relação entre a arrumação e quantidade de pinos derrubados
1º momento - O professor inicia a aula lembrando com a turma a posição em que os jogadores obtiveram sucesso conseguindo derrubar mais pinos. O professor arruma os pinos e solicita que cada criança venha jogar.
2º momento - Na medida em que cada criança joga o professor oportuniza que ela e os colegas expressem oralmente as relações que fizeram sobre a forma como os pinos estavam arrumados e a quantidade que conseguiu derrubar pensando, também, porque não conseguiu o mesmo resultado que o colega que arrumou o pino da mesma forma.
Atividade 3 - Registrando os resultados das jogadas
1º momento - O professor proporciona um momento mais livre de jogo para observar a aplicação das regras por cada criança.
Foto 4 - Crianças jogando
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
Durante o jogo o professor registra em uma ficha como cada criança estava se apropriando das regras do boliche.
Figura 2 - Ficha para acompanhar jogo de boliche
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
nome da criança |
Arremessa a bola respeitando a linha traçada no chão |
Respeita o espaço delimitado para arrumar os pinos |
Justifica porque escolheu determinada forma de arrumar os pinos |
Procura repetir a forma de arrumar os pinos |
Procura utilizar a maior força possível para arremessar a bola |
Sente necessidade de correr para jogar a bola |
Desiste de continuar arremessando a bola após a terceira tentativa |
Como registra a quantidade de pinos derrubados: desenhando, escrevendo o numeral, criando símbolos para cada pino |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
2º momento - Cada criança após a jogada registra, na tabela preparada pelo professor, a quantidade de pinos derrubados.
CRIANÇA |
PINOS DERRUBADOS |
|
|
Foto 5 - Criança contando os pinos para fazer registro
Fonte: Relato da prática, NEI, 2004
A partir dos dados tabela o professor poderá propor à turma algumas situações problemas:
No livro abaixo o professor encontará outras sugestões para planejar suas aulas com jogos.
Fonte: www.livrariacultura.com.br
Sinopse: A proposta desta coleção é apresentar uma série de atividades para a educação infantil que incentive a exploração de uma variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também sobre geometria, medidas e noções de estatística, estimulando nas crianças uma agradável curiosidade acerca da matemática e desenvolvendo diferentes formas de perceber a realidade. |
História do boliche - http://www.boliche.com.br/historia.htm
http://www.wikipedia.org (Neste site ao digitar na caixa de pesquisa boliche e, em seguida clicar na seta ao lado, o professor obterá informações sobre as regras do jogo)
Figura da atividade 1 - www.google.com.br (Para ter acesso a figura da atividade 1 o professor, ao entrar no site, digita boliche na caixa de pesquisa, em seguida clica no link imagem e, depois no link pesquisar)
Imagem e sinopse do livro - www.livrariacultura.com.br (Ao entrar no site digitar o nome do livro ou autor na caixa de pesquisa e, em seguida, clicar no link ok)
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2015
Cinco estrelasPrática e fundamentada
24/11/2012
Cinco estrelasAdorei o plano de aula, muito instrutivo, parabéns pela atitude.
18/11/2012
Cinco estrelasÓtima aula, parabéns.
05/01/2011
Cinco estrelasMuito interessante a atividade.Parabéns!