Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando matemática de forma inclusiva: quem sou eu e qual a minha idade

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Avançar no processo de construção de sua identidade;

§         Reconhecer seu corpo e partes dele;

§         Desenvolver conhecimentos matemáticos;

§         Reconhecer quantidades;

§         Reconhecer letras;

§         Interagir com os colegas;

§         Expressar-se.

Duração das atividades
4 horas aulas, porém é importante retomar sempre até que a criança assimile ou pelos menos se aproxime dos conteúdos propostos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a tenha sempre o hábito de cantar e brincar com suas crianças.

Estratégias e recursos da aula

Comentário ao Professor/a:

Professor/a como se trata de um trabalho voltado para crianças com necessidades especiais é importante oportunizar as mesmas atividades em diferentes situações da sala de aula e da escola, buscando uma parceria com a família para que reforcem diariamente o conteúdo trabalhado com a criança em casa.

Atividade número 1: 1 aula de 50 minutos

Professor/a organize diariamente brincadeiras e músicas que trabalhem o corpo. Algumas sugestões: “Minha boneca de lata”,  “O Jacaré”, “A formiguinha” dentre outras possibilidades.

Letra da Música “A formiguinha”:

A formiguinha   

Fui ao mercado comprar café

Veio uma formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi,

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata roxa

Veio uma formiguinha e subiu na minha coxa

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar jerimum (abóbora)

Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar limão

Veio uma formiguinha e subiu na minha mão

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar repolho

Veio uma formiguinha e subiu no meu olho

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar um giz

Veio uma formiguinha e subiu no meu nariz

Eu sacudi, sacudi, sacudi

Mas a formiguinha não parava de subir  

Outras rimas podem aparecer de acordo com a região   

Professor/a você pode encontrar o vídeo “A formiguinha” no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=RyFxrMBw730 

Assista ao vídeo com as crianças e brinque no ritmo da música. Tenha um espelho em sala para que as crianças possam cantar e brincar vendo o próprio movimento, principalmente a criança com necessidades especiais.

Atividade número 2: 2 aulas de 50 minutos   

1ª aula de 50 minutos: 

Proponha atividades diferenciadas, que possibilitem a observação das crianças entre si e desenvolva o raciocínio lógico matemático. A sugestão dessa aula é uma brincadeira que se chama “Brincando de Correio”. O objetivo é identificar as características do colega e desenvolver a observação. Coloque as crianças em círculo e assentadas. Inicie a brincadeira escolhendo uma das crianças e diga:

 _ Chegou uma carta para quem está de ...

Cite algumas características dessa criança. Por exemplo: cabelo comprido, cabelo loiro, está de brinco etc. As outras crianças devem observar e descobrir qual é a criança que apresenta as características citadas. A criança que foi descrita deve escolher um colega e reiniciar a brincadeira dizendo:

 _ Chegou uma correspondência para quem está de ...

Proponha essa brincadeira algumas vezes em diferentes dias e depois convide as crianças para criarem “O cantinho das cartas”.

2ª aula de 50 minutos: 

Para a construção do cantinho das cartas, sorteie os nomes das crianças entre si. Cada um escreverá uma carta ou um bilhete para o colega sorteado. Como se trata de crianças que ainda não dominam a linguagem escrita convencional, você professor/a poderá aproveitar para propor tentativas de escrita onde você irá atender cada criança individualmente fazendo a (re)escrita possibilitando que as crianças avancem no processo de construção da escrita. Para esse tipo de atividade é preciso envolver as demais crianças em outra ocupação. Quando todas terminarem a confecção da carta ou bilhete organize a sala em cantos e distribua os grupos nesses cantos – canto dos jogos, canto dos brinquedos, canto da leitura etc. Enquanto elas participam dos cantos você professor/a vai chamando uma a uma. Peça que a criança conte-lhe o que escreveu e faça a (re)escrita individual com ela. Sua (re)escrita deverá ser feita no verso do bilhete ou carta para não interferir diretamente na produção das crianças.  Depois desse momento organize a troca de bilhetes entre todos.

Atividade número 3: 1 aula de 50 minutos   

Professor/a, como o principal foco dessa aula é o trabalho com o reconhecimento de si e do próprio corpo por todas as crianças mas principalmente pela criança que apresenta necessidades educacionais especiais, fotografe as crianças e construa uma atividade em que elas possam se ver e fazer uma tentativa de escrita do próprio nome. A condução da atividade pode se dar da seguinte forma: pergunte quem é a criança da foto. Depois mostre à criança o nome dela escrito com letra vazada. Faça junto com ela a escrita do nome passando o lápis dentro das letras. Em seguida ajude a criança a escrever o próprio nome utilizando letras móveis. Depois peça que ela tente escrever sozinha, o próprio nome.

Atividade produzida em julho de 2010. Acervo da autora. Autorização da família para o uso das imagens.  

Apesar de o resultado da atividade parecer distante da escrita convencional oportunizamos que a criança com necessidades educacionais especiais construa, participe e se aproxime do reconhecimento de si e da linguagem escrita.

Atividade número 4: 1 aula de 50 minutos

Dando sequencia ao trabalho e utilizando dados das próprias crianças para construir conhecimentos matemáticos, organize uma atividade em que você irá explorar a idade de cada uma. Converse sobre isso e conte junto com elas utilizando material concreto a quantidade que representa a sua idade. Depois peça que colem no bolo de aniversário a quantidade correspondente de “velinhas”. Em seguida mostre o numeral que representa a quantidade de anos que ela tem e peça que faça a tentativa de escrita do numeral.

Assim como na atividade anterior, mesmo que o resultado possa parecer distante das outras crianças, é importante oportunizar situações em que a criança possa ir, aos poucos, construindo conhecimentos matemáticos.

Recursos Complementares

Professor/a é importante sempre discutir e refletir com seus colegas de trabalho acerca da inclusão. Além disso, é necessário estudar e buscar um planejamento que atenda a todas as crianças. O documento   “Os Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptações Curriculares” é um apoio fundamental ao trabalho com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais.

Avaliação

Professor/a utilize a observação como principal instrumento de avaliação. Registre os momentos com fotos e filmagens que possam mostrar a participação das crianças nas atividades. Construa relatos escritos de sua percepção acerca do desenvolvimento de seus alunos. Retome sempre alguns momentos a fim de levar a criança com necessidades educacionais especiais a um constante progresso em seu desenvolvimento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.