25/11/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
§ Avançar no processo de construção de sua identidade;
§ Reconhecer seu corpo e partes dele;
§ Desenvolver conhecimentos matemáticos;
§ Reconhecer quantidades;
§ Reconhecer letras;
§ Interagir com os colegas;
§ Expressar-se.
Professor/a tenha sempre o hábito de cantar e brincar com suas crianças.
Comentário ao Professor/a:
Professor/a como se trata de um trabalho voltado para crianças com necessidades especiais é importante oportunizar as mesmas atividades em diferentes situações da sala de aula e da escola, buscando uma parceria com a família para que reforcem diariamente o conteúdo trabalhado com a criança em casa.
Atividade número 1: 1 aula de 50 minutos
Professor/a organize diariamente brincadeiras e músicas que trabalhem o corpo. Algumas sugestões: “Minha boneca de lata”, “O Jacaré”, “A formiguinha” dentre outras possibilidades.
Letra da Música “A formiguinha”:
A formiguinha
Fui ao mercado comprar café
Veio uma formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi,
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata roxa
Veio uma formiguinha e subiu na minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar jerimum (abóbora)
Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar limão
Veio uma formiguinha e subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar repolho
Veio uma formiguinha e subiu no meu olho
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar um giz
Veio uma formiguinha e subiu no meu nariz
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Outras rimas podem aparecer de acordo com a região
Professor/a você pode encontrar o vídeo “A formiguinha” no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=RyFxrMBw730
Assista ao vídeo com as crianças e brinque no ritmo da música. Tenha um espelho em sala para que as crianças possam cantar e brincar vendo o próprio movimento, principalmente a criança com necessidades especiais.
Atividade número 2: 2 aulas de 50 minutos
1ª aula de 50 minutos:
Proponha atividades diferenciadas, que possibilitem a observação das crianças entre si e desenvolva o raciocínio lógico matemático. A sugestão dessa aula é uma brincadeira que se chama “Brincando de Correio”. O objetivo é identificar as características do colega e desenvolver a observação. Coloque as crianças em círculo e assentadas. Inicie a brincadeira escolhendo uma das crianças e diga:
_ Chegou uma carta para quem está de ...
Cite algumas características dessa criança. Por exemplo: cabelo comprido, cabelo loiro, está de brinco etc. As outras crianças devem observar e descobrir qual é a criança que apresenta as características citadas. A criança que foi descrita deve escolher um colega e reiniciar a brincadeira dizendo:
_ Chegou uma correspondência para quem está de ...
Proponha essa brincadeira algumas vezes em diferentes dias e depois convide as crianças para criarem “O cantinho das cartas”.
2ª aula de 50 minutos:
Para a construção do cantinho das cartas, sorteie os nomes das crianças entre si. Cada um escreverá uma carta ou um bilhete para o colega sorteado. Como se trata de crianças que ainda não dominam a linguagem escrita convencional, você professor/a poderá aproveitar para propor tentativas de escrita onde você irá atender cada criança individualmente fazendo a (re)escrita possibilitando que as crianças avancem no processo de construção da escrita. Para esse tipo de atividade é preciso envolver as demais crianças em outra ocupação. Quando todas terminarem a confecção da carta ou bilhete organize a sala em cantos e distribua os grupos nesses cantos – canto dos jogos, canto dos brinquedos, canto da leitura etc. Enquanto elas participam dos cantos você professor/a vai chamando uma a uma. Peça que a criança conte-lhe o que escreveu e faça a (re)escrita individual com ela. Sua (re)escrita deverá ser feita no verso do bilhete ou carta para não interferir diretamente na produção das crianças. Depois desse momento organize a troca de bilhetes entre todos.
Atividade número 3: 1 aula de 50 minutos
Professor/a, como o principal foco dessa aula é o trabalho com o reconhecimento de si e do próprio corpo por todas as crianças mas principalmente pela criança que apresenta necessidades educacionais especiais, fotografe as crianças e construa uma atividade em que elas possam se ver e fazer uma tentativa de escrita do próprio nome. A condução da atividade pode se dar da seguinte forma: pergunte quem é a criança da foto. Depois mostre à criança o nome dela escrito com letra vazada. Faça junto com ela a escrita do nome passando o lápis dentro das letras. Em seguida ajude a criança a escrever o próprio nome utilizando letras móveis. Depois peça que ela tente escrever sozinha, o próprio nome.
Atividade produzida em julho de 2010. Acervo da autora. Autorização da família para o uso das imagens.
Apesar de o resultado da atividade parecer distante da escrita convencional oportunizamos que a criança com necessidades educacionais especiais construa, participe e se aproxime do reconhecimento de si e da linguagem escrita.
Atividade número 4: 1 aula de 50 minutos
Dando sequencia ao trabalho e utilizando dados das próprias crianças para construir conhecimentos matemáticos, organize uma atividade em que você irá explorar a idade de cada uma. Converse sobre isso e conte junto com elas utilizando material concreto a quantidade que representa a sua idade. Depois peça que colem no bolo de aniversário a quantidade correspondente de “velinhas”. Em seguida mostre o numeral que representa a quantidade de anos que ela tem e peça que faça a tentativa de escrita do numeral.
Assim como na atividade anterior, mesmo que o resultado possa parecer distante das outras crianças, é importante oportunizar situações em que a criança possa ir, aos poucos, construindo conhecimentos matemáticos.
Professor/a é importante sempre discutir e refletir com seus colegas de trabalho acerca da inclusão. Além disso, é necessário estudar e buscar um planejamento que atenda a todas as crianças. O documento “Os Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptações Curriculares” é um apoio fundamental ao trabalho com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais.
Professor/a utilize a observação como principal instrumento de avaliação. Registre os momentos com fotos e filmagens que possam mostrar a participação das crianças nas atividades. Construa relatos escritos de sua percepção acerca do desenvolvimento de seus alunos. Retome sempre alguns momentos a fim de levar a criança com necessidades educacionais especiais a um constante progresso em seu desenvolvimento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/11/2014
Cinco estrelasADOREI ESSA ATIVIDADE. PARABÉNS!!