Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CHEQUE COMO DINHEIRO

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber o cheque como dinheiro.
  • Aprender como se usa o cheque.
Duração das atividades
Quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Formas de dinheiro utilizados na sociedade;
  •  Uso do cheque como pagamento.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Que outras formas temos para pagar quando não temos dinheiro?

Algumas crianças podem ter essa experiência ao presenciarem seus pais ou adultos mais próximos realizando algum tipo de pagamento com cheque. Caso não consigam responder as perguntas o professor deve apresentar alguma imagem ou mesmo uma situação retratando essa forma de usar o cheque como dinheiro. Leia a reportagem sugerida e converse para saber o que as crianças compreenderam. Indague: quais os motivos que levaram o supermercado não aceitar o cheque? o que  é um cheque? A partir daí,  proponha que escrevam situações em que as pessoas usam o cheque como pagamento.

Supermercado é condenado por recusar cheque

Lojas não podem recusar pagamento em cheque sem restrição cadastral. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou uma rede de supermercados a pagar indenização por danos morais de R$ 5 mil a um cliente que teve seu cheque recusado.

http://www.cmto.mg.gov.br/noticias/supermercado-e-condenado-por-recusar-cheque 

Segunda Atividade

  O que é um cheque?

como surgiu o cheque?

Quem fabrica o cheque?

 Como é feito?

Depois que as crianças são indagadas para pensar sobre a história do cheque, leia o texto sobre a história do cheque e combine uma pesquisa para responder as perguntas. Peça que tragam informações relacionadas as perguntas formuladas na roda, gravuras ou cópias de cheques. Retome no dia seguinte as questões a partir do material trazidos pelas crianças.

O que é o cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. A operação com cheque envolve três agentes: o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque; o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente. O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado.

http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/dicasclientes/dicas3.asp 

Terceira atividade

 Leve cópia de um talão de cheque em branco e proponha as crianças pensarem em uma quantia de dinheiro para aprender a preencher o cheque.

http://www.financaspraticas.com.br/323499-Como-preencher-um-cheque.note.aspx 

fonte: Caderno Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.p.165.

Quarta Atividade

Proponha uma situação de compra e venda em que as crianças só podem pagar com cheque. Professor(a) leia uma situação vivenciada em sala de aula com crianças de 5 e 6 anos sobre o uso do cheque como pagamento. Para esta atividade imprima talões de cheques para as crianças preencherem.

fonte: Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.p.165.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se as crianças:

  • Perceberam o que é o cheque, como se usa e quando se usa.
  • Compreenderam que o cheque é uma forma de pagamento.
  • Conseguem preencher o cheque.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.