25/11/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Que outras formas temos para pagar quando não temos dinheiro?
Algumas crianças podem ter essa experiência ao presenciarem seus pais ou adultos mais próximos realizando algum tipo de pagamento com cheque. Caso não consigam responder as perguntas o professor deve apresentar alguma imagem ou mesmo uma situação retratando essa forma de usar o cheque como dinheiro. Leia a reportagem sugerida e converse para saber o que as crianças compreenderam. Indague: quais os motivos que levaram o supermercado não aceitar o cheque? o que é um cheque? A partir daí, proponha que escrevam situações em que as pessoas usam o cheque como pagamento.
Supermercado é condenado por recusar cheque
Lojas não podem recusar pagamento em cheque sem restrição cadastral. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou uma rede de supermercados a pagar indenização por danos morais de R$ 5 mil a um cliente que teve seu cheque recusado.
http://www.cmto.mg.gov.br/noticias/supermercado-e-condenado-por-recusar-cheque
O que é um cheque?
como surgiu o cheque?
Quem fabrica o cheque?
Como é feito?
Depois que as crianças são indagadas para pensar sobre a história do cheque, leia o texto sobre a história do cheque e combine uma pesquisa para responder as perguntas. Peça que tragam informações relacionadas as perguntas formuladas na roda, gravuras ou cópias de cheques. Retome no dia seguinte as questões a partir do material trazidos pelas crianças.
O que é o cheque?
O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. A operação com cheque envolve três agentes: o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque; o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente. O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado.
http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/dicasclientes/dicas3.asp
Leve cópia de um talão de cheque em branco e proponha as crianças pensarem em uma quantia de dinheiro para aprender a preencher o cheque.
http://www.financaspraticas.com.br/323499-Como-preencher-um-cheque.note.aspx
fonte: Caderno Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.p.165.
Proponha uma situação de compra e venda em que as crianças só podem pagar com cheque. Professor(a) leia uma situação vivenciada em sala de aula com crianças de 5 e 6 anos sobre o uso do cheque como pagamento. Para esta atividade imprima talões de cheques para as crianças preencherem.
fonte: Faça e Conte. NEI/UFRN.1999.p.165.
Leia sobre a história do cheque consultando os links:
Verificar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!