09/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Apresentar aos alunos algumas danças típicas presente nas festas juninas, conhecer a origem dessas danças e a influência na cultura brasileira, verificar as diferentes manifestações artísticas existentes no Brasil relacionadas às festas juninas.
A origem da festa junina, danças típicas, a influência da cultura portuguesa e francesa no formação cultural do Brasil. Sugerimos que o professor também trabalhe com a turma a aula: Viva São João: a origem.
Inicie a aula questionando seus alunos sobre a origem da festa junina, os pratos típicos, danças e brincadeiras. Nesse momento apresente a temática da aula: Danças típicas.
Questione os alunos sobre quais as danças realizadas durante as festas juninas em todo país. Após a discussão apresente brevemente cada estilo.
Muitas danças do fandango empregam a marcação da quadrilha, a exemplo do que ocorre em bailes gaúchos. Vale observar ainda que a quadrilha influenciou diretamente as danças em fileiras opostas e as contradanças em geral. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador da dança. Conserva algumas denominações e movimentações tradicionais e incorpora criações adaptadas pelos marcadores. A música, geralmente de ritmo marcado, é executada com o acompanhamento tradicional da sanfona.
Dança de pares de origem portuguesa, realizada na ilha de Santa Catarina representa a fertilidade da terra, ela ocorre ao redor de um mastro encimado por um conjunto de largas fitas multicores. Os participantes formam dois grupos que, dançando, entrelaça m fitas, forman do um trança do em volta d o mastro. A dança poss ui quatro movim entos: trançado simples, trançado duplo, trenzinho e rede do pescador. Não possui música exclusiva. À semelhança da quadrilha, são executadas peças autônomas, desde que possuam cadenciamento que favoreça o andamento dos pares na execução do trançado. São freqüentes conjuntos musicais compostos por violão, cavaquinho, pandeiro e acordeão.
Para as danças: Pau de fita e Arco de flores sugerimos o vídeo: Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19390 |
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a origem de cada dança é hora de se aprofundar na pesquisa. Divida a turma em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre uma dança.
Professor, caso em sua região a festa junina apresente características mais regionais, indique para a turma a pesquisa, para que eles possam se aprofundar um pouco mais sobre o tema. Estimule também os alunos a pesquisar sobre a cultura de outras regiões do país. |
Cada grupo deverá criar uma apresentação de forma colaborativa para divulgar o resultado da pesquisa. Para essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs. Em caso de dúvida, acesse o tutorial: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR e http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Professor, agende uma data e reserve um espaço na escola para apresentação dos alunos, convide toda a comunidade escolar para prestigiar as apresentações.
Os grupos deverão apresentar para a escola o resultado das pesquisas e as danças. O professor deverá complementar a apresentação dos alunos quando necessário.
|
Nome | Tipo |
---|---|
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 7: pau de fitas e arcos de flores | Vídeo |
Atenção professor! Não esqueça de apresentar a turma os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência dos conteúdos a serem assimilados e competências a serem desenvolvidas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2014
Cinco estrelasMuito Bom Msmo
05/06/2013
Cinco estrelasõtimo
22/06/2012
Uma estrelaNa parte em que é citada a dança do arco das flores, lê-se no texto: "O uso do arco de flores acontece também no çairé (AM)". Solicito que seja feita uma correção, haja vista que, o çairé é uma dança típica de Santarém, no Pará, e não no Amazonas.
14/06/2012
Cinco estrelasMuito lúdica e pedagogicamente perfeita...
23/05/2010
Cinco estrelasexcelente campo de pesquisa!!!!!