17/11/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Conhecimento das propriedades do som e de alguns instrumentos.
Atividade 1:
As crianças levarão para casa uma atividade na qual listarão, junto aos familiares, as músicas que gostam de escutar. Na sala será feita uma relação dessas músicas e o professor poderá selecionar algumas seguindo a classificação de estilos/gêneros. Poderá selecionar cerca de 3 músicas para cada gênero escolhido de modo que poderão ser escutadas, apreciadas no decorrer das aulas de música.
Atividade 2:
Para conhecer os diferentes estilos de música, o professor poderá convidar músicos que tocam diferentes instrumentos para se apresentarem na sala e conversar com as crianças sobre determinado estilo e seus compositores/intérpretes representantes. As crianças, junto ao professor, vão construindo coletivamente um quadro com as características de cada estilo, assim como curiosidades encontradas no decorrer das visitas/leituras.
Atividade 3:
Trazer para a sala de aula algumas poesias com a proposta de serem musicalizadas. As crianças deverão ler as poesias e criarem melodias com seus ritmos, transformando-as em canções.
Sugestão: Poemas de Roseana Murray
http://www.roseanamurray.com/poemas.asp
Atividade 4:
Depois de terem escutado diversos estilos musicais, as crianças terão como desafio a criação de uma música. Deverão escolher o estilo, um tema e escrever um texto, Em seguida poderão criar melodia/rirmo de acordo com as características do estilo elegido. PAra fechamento poderão organizar um show, onde cada grupo fará sua apresentação para os demais colegas da escola.
Lista de gêneros/estilos musicais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_g%C3%AAneros_musicais#M.C3.BAsica_popular
As crianças serão avaliadas de acordo com a participação nas atividades propostas de modo que se observe a sua capacidade em conhecer e identificar agluns estilos musicais, assim como o envolvimento nas improvisações, interpretações e composições de músicas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!