Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ritmo - a essência da música.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Possibilitar momentos de apreciação de diferentes ritmos musciais.
  • Identificar alguns estilos musicias apenas através da batida ritmada.
  • Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e recriação de ritmos.
Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos das propriedades do som, de alguns instrumentos musicais, vivências com sons corporais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Quem gosta de fazer batucada? A partir dessa pergunta o professor poderá porpor que cada criança comece a batucar com as mãos sobre a mesa algum ritmo e ao ouvir o comando PARE todos deverão ficar em silêncio. Será que precisamos de instrumentos para fazermos uma batucada? É interessante que as crianças percebam que as mãos, os pés são excelentes instrumentos de percussão para criarmos frases ritmicas. Propor, então que, em grande roda, com todos sentados, o professor criará uma frase ritmica e todos deverão procurar repetir o que escutou. Após este momento, cada criança, seguindo uma sequência, deverá criar a sua frase para que todos do grupo a repita numa imitação. Essa frase poderá ser criada utilizando as partes do corpo. Num outro momento pode ser proposto que cada um pense em uma frase ritmica e seguindo uma sequência cada um a apresentará para o grupo formando uma espécie de onda ritmada, sem perder o andamento.

Atividade 2:

Nesta atividade, as crianças escutarão algumas músicas infantis e procurarão improvisar o acompanhamento ritmico com as mãos para em seguida introduzir algum instrumento, como as clavas (pausinhos de madeira). Ainda com as mãos, é importante que percebam a necessidade de haver uma harmonização das batidas para que haja uma certa "limpeza sonora", ou seja, que se compreenda o que está sendo cantado e tocado.

Para a coordenação do ritmo/canto/uso de instrumento, o professor poderá propor a atividade de cantar a música "Escravo de Jó" com copos de plástico sendo batidos no chão. Cada criança  receberá um copo que deverá ser passado para o companheiro ao lado acompanhando o ritmo da música. Para criar um grau de dificuldade, ao cantar o trecho "zigue zigue zá" ele permanecerá com o copo só o passando adiante no "zá".

Atividade 3:

Trazer para a sala uma diversidade de músicas com diferentes ritmos e de preferência instrumentais para que as crianças apreciem e percebam algumas características ritmicas desses estilos musicais (samba, valsa, frevo, rock, funk, forró etc). Para que esta percepção seja vivenciada mais intensamente, as crianças poderão escutar e realizar movimentos de acordo com o ritmo. Como também assistirem Clips com danças desses ritmos. Depois poderão conversar sobre os movimentos realizados de modo que percebam a necessidade de serem rápidos, lentos, de sentirem diferentes emoções (alegria, tristeza) etc.

Atividade 4:

As crianças, junto ao professor, poderão escolher algums materiais e ouconfeccionar alguns instrumentos de percussão e selecionar algumas músicas (infantis, MPB) para serem cantadas e acompanhadas ritmicamente pelos instrumentos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação acontecerá mediante participação das crianças nas atividades propostas, observando-se o desempenho com relação a apreciação e identificação dos diferentes ritmos, a imitação, improvisação e criação de frases ritmicas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Abegair, INTERAÇÂO/PREFEITURA MUNICIPAL , Santa Catarina - disse:
    abegairfarias@yahoo.com.br

    16/05/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades apresentadas. A partir delas surgiram muitas ideias que estaremos realizando.


  • Laisa Andrade, Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. , Rio de Janeiro - disse:
    laisa_raphael@hotmail.com

    30/10/2013

    Cinco estrelas

    foi ótima a sua proposta de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.