Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Figuras geométricas a partir de círculos. Padrões circulares. Circunferências gerando outras.

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer elementos que representam figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras;
Representar figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras;
Identificar e resolver questões de figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da circunferência e do círculo.

Estratégias e recursos da aula

Professor, neste conteúdo poderá trabalhar muito com a percepção do aluno, quanto às formas geométricas geradas a partir de círculos.  

Você vai precisar de um compasso, giz e uma régua.

Professor, apresente o passo a passo para os alunos e direcione as etapas:

1. Solicite que os alunos assinalem dois pontos A e B distantes 8 cm um do outro.
Peça que abram o compasso em 1 cm e desenhe um círculo de 1 cm de raio com centro em (A) Repita o procedimento para B.

2. Solicite agora que ajustem o compasso em 2 cm. Desenhem mais dois círculos com A e B como centros.

3. Continuem desenhando os dois conjuntos de círculos concêntricos em intervalos de 1 cm, até que tenham desenhado dois conjuntos de nove círculos.

4. Solicite que numerem cada conjunto de círculos de 1 a 9, iniciando com os menores. Marquem a intersecção dos círculos.

5. Peça que liguem os pontos de intersecção dos círculos.

6. Liguem os pontos e formarão uma figura geométrica. Professor, pergunte aos alunos como se chama essa figura. 

Professor, esta seqüência poderá ser apresentada com o software Geogebra. Caso o colégio não possua computador,
poderá ser apenas representada conforme o passo a passo apresentado.

Oriente seus alunos que se desenharmos um círculo e mantermos o mesmo raio, e fizermos marcas ao longo da circunferência, descobriremos algo interessante.
Então vamos à prática. Solicite que os alunos executem a tarefa e proponha a criatividade nas criações com os elementos da circunferência.

Proponha trabalhos em parceria, a criação de painéis para parede, ou a criação para qualquer fim pessoal.        
Poderá continuar orientando os alunos na criação de formas geométricas a partir da circunferência.
As novas etapas sugerem-se: Desenhe uma circunferência. Marque um ponto P dentro dela, mas não é no centro.
Desenhe com traço fraco uma corda de sua escolha e que passe por P.
Agora use o esquadro para representar as perpendiculares a partir dos pontos onde a corda encontra a circunferência.
Represente  outras cordas que deverão passar por P e suas respectivas retas perpendiculares.   

Pergunte, aos alunos que figura aparece nesta seqüência.

Este conteúdo é muito bem aceito pelos alunos, pois estão trabalhando com elementos teóricos e que permitem o aprendizado com criatividade.    

Atividade 1:   
Professor, solicite que os alunos elaborem padrões circulares, apresentando o passo a passo de suas criações.
Oriente-os que determinem todos os elementos que utilizaram em relação à parte teórica para execução e utilização de propriedades do desenho.
Exemplo:

Acrescentei pontos médios para ao redor da circunferência, obteve uma nova forma.     

Atividade 2:                                      
Oriente os alunos que círculos de raios diferentes e partilham do mesmo centro são concêntricos.

Sugere-se propor aos alunos a criação de padrões com círculos concêntricos, como padronagem muito utilizada atualmente em adesivos para decoração parede.   

Atividade 3: 

Traga imagens, que estimulem o aluno a descobrir as construções geométricas do padrão geométrico.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.geogebra.org/cms/en/download   

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer elementos que representam figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?
Os alunos souberam representar figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?
Os alunos identificaram e souberam resolver questões de figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.