22/11/2010
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer elementos que representam figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras;
Representar figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras;
Identificar e resolver questões de figuras a partir de círculos, de padrões circulares e circunferências gerando outras.
Elementos da circunferência e do círculo.
Professor, neste conteúdo poderá trabalhar muito com a percepção do aluno, quanto às formas geométricas geradas a partir de círculos.
Você vai precisar de um compasso, giz e uma régua.
Professor, apresente o passo a passo para os alunos e direcione as etapas:
1. Solicite que os alunos assinalem dois pontos A e B distantes 8 cm um do outro.
Peça que abram o compasso em 1 cm e desenhe um círculo de 1 cm de raio com centro em (A) Repita o procedimento para B.
2. Solicite agora que ajustem o compasso em 2 cm. Desenhem mais dois círculos com A e B como centros.
3. Continuem desenhando os dois conjuntos de círculos concêntricos em intervalos de 1 cm, até que tenham desenhado dois conjuntos de nove círculos.
4. Solicite que numerem cada conjunto de círculos de 1 a 9, iniciando com os menores. Marquem a intersecção dos círculos.
5. Peça que liguem os pontos de intersecção dos círculos.
6. Liguem os pontos e formarão uma figura geométrica. Professor, pergunte aos alunos como se chama essa figura.
Professor, esta seqüência poderá ser apresentada com o software Geogebra. Caso o colégio não possua computador,
poderá ser apenas representada conforme o passo a passo apresentado.
Oriente seus alunos que se desenharmos um círculo e mantermos o mesmo raio, e fizermos marcas ao longo da circunferência, descobriremos algo interessante.
Então vamos à prática. Solicite que os alunos executem a tarefa e proponha a criatividade nas criações com os elementos da circunferência.
Proponha trabalhos em parceria, a criação de painéis para parede, ou a criação para qualquer fim pessoal.
Poderá continuar orientando os alunos na criação de formas geométricas a partir da circunferência.
As novas etapas sugerem-se: Desenhe uma circunferência. Marque um ponto P dentro dela, mas não é no centro.
Desenhe com traço fraco uma corda de sua escolha e que passe por P.
Agora use o esquadro para representar as perpendiculares a partir dos pontos onde a corda encontra a circunferência.
Represente outras cordas que deverão passar por P e suas respectivas retas perpendiculares.
Pergunte, aos alunos que figura aparece nesta seqüência.
Este conteúdo é muito bem aceito pelos alunos, pois estão trabalhando com elementos teóricos e que permitem o aprendizado com criatividade.
Atividade 1:
Professor, solicite que os alunos elaborem padrões circulares, apresentando o passo a passo de suas criações.
Oriente-os que determinem todos os elementos que utilizaram em relação à parte teórica para execução e utilização de propriedades do desenho.
Exemplo:
Acrescentei pontos médios para ao redor da circunferência, obteve uma nova forma.
Atividade 2:
Oriente os alunos que círculos de raios diferentes e partilham do mesmo centro são concêntricos.
Sugere-se propor aos alunos a criação de padrões com círculos concêntricos, como padronagem muito utilizada atualmente em adesivos para decoração parede.
Atividade 3:
Traga imagens, que estimulem o aluno a descobrir as construções geométricas do padrão geométrico.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.geogebra.org/cms/en/download
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer elementos que representam figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?
Os alunos souberam representar figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?
Os alunos identificaram e souberam resolver questões de figuras a partir de círculos, padrões circulares e circunferência gerando outras figuras?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!