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África do Sul: a política do apartheid

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar o conceito da política do apartheid.  
  • Destacar os principais movimentos de resistência ao apartheid e ressaltar a importância de Nelson Mandela.
  • Relacionar a política do apartheid a outras manifestações de preconceito e discriminação.
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Segregação racial; a formação da população africana, em especial a sul africana; o processo de domínio colonial na África do Sul.

Estratégias e recursos da aula

O professor deve iniciar a aula com alguns questionamentos:

  1. Somos todos iguais?
  2. Como se manifestam as diferenças nas pessoas?
  3. Por que as diferenças são importantes?
  4. O que vocês entendem como oportunidades iguais para todos?
  5. E qual a importância de seguirmos caminhos diferentes?
  6. Por que devemos respeitar e valorizar as diferenças?

Após os questionamentos e colocações da turma e do professor, os alunos deverão se reunir em grupos de 3 ou 4 integrantes para realizar a leitura e posterior discussão sobre o texto a seguir e as imagens contidas nele. Depois disso, eles deverão construir um texto coletivo contendo opiniões da equipe sobre:

  • Preconceito e discriminação: como isso pode ser visto e apontado no Brasil;
  • Existe preconceito racial no Brasil?
  • O que pensam sobre a política do apartheid na África do Sul e como vêem a liderança de Nelson Mandela nas conquistas contra o apartheid.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

 

Manifestação contra o Apartheid

 

O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente a legislação separatista.

A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

A oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, o CNA foi declarado ilegal, seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.

Nelson Mandela

 

Com o fim do império português na África (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodésia, atual Zimbábue (1980), o domínio branco na África do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestações populares contra o apartheid. A Organização das Nações Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. O presidente Peter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista.

Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado, e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogo com o CNA. Sua política foi legitimada por um plebiscito só para brancos, 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid. Klerk e Mandela ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Em abril de 1994 Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.

O parlamento aprovou a Lei de Direitos Sobre a Terra, restituindo propriedades às famílias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do território à minoria branca.

As eleições parlamentares de 1999 foram vencidas pelo candidato indicado por Nelson Mandela, Thabo Mbeki, descartando qualquer tentativa de retorno a uma política segregacionista no país.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm

Após a construção do texto pelos grupos, poderá ser realizada por um membro eleito em cada grupo a leitura do material produzido, oferecendo às outras equipes um maior entendimento de ideias, oportunizando a reconstrução dos textos produzidos por cada conjunto de alunos.

 

O professor deverá manter os grupos feitos em aula e pedir um trabalho de pesquisa, sorteando para os mesmos um dos temas a seguir:

- A colonização da África do Sul;

- Origem histórica da segregação racial na África do Sul;

- A formação da população sul-africana;

- Os principais fatos históricos que marcaram a África do Sul;

- Nelson Mandela: um líder contra o apartheid;

- A situação econômica da África do Sul em relação aos outros países africanos;

- Como a política do apartheid prejudicou a integração e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Cada grupo deverá se preocupar com o foco da sua pesquisa, buscando objetivar as características marcantes em cada um dos temas. Os alunos poderão utilizar recursos para a apresentação do trabalho, como data show (quando disponível na escola), imagens e vídeos da internet relativos ao tema do trabalho sorteado para a equipe.

Os trabalhos deverão ser apresentados para a turma com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos.

 

Para fornecer subsídio para a realização da pesquisa, o professor ainda pode acrescentar no material entregue aos alunos as seguintes informações para busca e investigação:   

Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.  

Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.

No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.   

Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:   

- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.

- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.

- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades – 1950.

- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) – 1951.

- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) – 1953.

- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões – 1953.

Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid.  Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.   

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm

Recursos Complementares
Avaliação

A aula será avaliada a partir da produção dos textos pelos alunos, o envolvimento com as questões propostas e a organização para a execução da pesquisa a ser realizada.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • HELTON, E.E.ELISEO MARSON , São Paulo - disse:
    helton.geografia@gmail.com

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente plano de aula. Os alunos participaram de forma efetiva nas discussões em grupo e para a sala de aula.


  • dessa, dr duarte , Minas Gerais - disse:
    andressavazvieira@hotmail.com

    05/09/2012

    Cinco estrelas

    muito boa explicação me ajudou bastante no trabalho de geografia que estou fazendo!;)


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