Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nos tempos da pré-história

 

30/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a chamada "arte rupestre" e desmistificar alguns conceitos sobre ela.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Essas aulas podem ser desenvolvidas em parceria com as disciplinas de:
  • História: povos primitivos
  • Filosofia: o mito da caverna
  • Sociologia: a formação da sociedade
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula questionando a turma sobre:
  • O que é arte?
  • Como surgiu a arte?
  • os desenhos realizados pelos primeiros homens nas paredes das cavernas pode ser considerado como arte?
  • E os grafites realizados nos muros das cidades, pode ser considerado arte?

Durante a discussão com base nas respostas dos alunos o professor deverá apresentar as imagens a seguir e informar a sua origem, além de contextualizar os alunos sobre a arte rupestre: sua finalidade, como era feita e qual o objetivo.

 

Pintura rupestre de São José dos Cordeiros na Paraíba
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8457


Pintura rupestre de Lascaux, na França
Disponível em: veja.abril.com.br/170506/imagens/arqueologia1.jpg

Feita essa introdução, o professor deve entrar no tema com uma abordagem histórica, falando sobre: de que maneira os homens se relacionavam com a natureza e com seus recursos nas épocas paleolítica e neolítica.

Para contextualizar o conteúdo sugerimos o recurso: Navegantes: pré-história
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2004
O vídeo aborda como se deu a evolução humana.

Atenção Professor! Utilize o vídeo para fazer um paralelo sobre a arte da pré-história, a relação da evolução do homem com a evolução da arte.

Navegantes: pré-história

Depois do vídeo o professor pode apresentar o texto sobre Arte Rupestre, disp onível em: http://www.brasil escola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm


Após a discussão do texto o professor deverá propor uma pesquisa sobre os dois períodos da arte pré-histórica: Paleolítico e Neolítico.
A turma será dividida em pequenos grupos que deverão pesquisar sobre:
  • Caça
  • alimentação
  • pecuária
  • agricultura
  • organização familiar
  • organização social
  • "casas"
  • pinturas rupestres (significado/motivação)

Sugerimos a ferramenta de Apresentação do Google Docs para os grupos criarem as apresentações de forma colaborativa. Em caso de dúvida para utilizar a ferramenta sugerimos o tutorial: " Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs ". Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&h l=pt_BR

Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:
  • todos os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail;
  • o professor deverá ser o proprietário de todos os documentos, isto é, o responsáv el por criar cada documento e enviar os convites para que os alunos tenham acesso à edição do documento;
  • é importante que cada aluno utilize uma cor de fonte, para que possa haver uma identificação e organização das partes na elaboração do texto;
  • o professor deverá acessar os documentos com frequência e orientar os alunos com dificuldades;
  • o professor deverá definir uma data limite para edição dos textos;
  • para auxiliar na correção dos trabalhos o professor poderá utilizar a ferramenta Histórico de revisões onde fica registrado o histórico de ações de cada colaborador.

Aula 2: Apresentação da pesquisa
Os grupos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa. O professor deverá complementar a apresentação dos alunos, sugerimos que nesse moemento retome o vídeo Navegantes: pré-história.

Depois dessa explanação o professor pode perguntar à turma se eles conhecem civilizações que se enquadre em alguma dessas descrições. Possivelmente os alunos associarão as civilizações indígenas ao período Neolítico e isso deve ser aproveitado para a aula seguinte.

Uma outra leitura possível sobre a arte rupestre pode ser a da demarcação de território, principalmente no paleolítico, quando o homem ainda era nômade. A imagem a seguir é um exemplo de o que pode ser considerado como demarcação de território. Era feita com uma espécie de canudo, onde o indivíduo colocava a tinta e soprava sobre a mão, que estava posicionada na parede da caverna, dessa maneira ele conseguia um "duplo" de sua mão na pedra, o que lhe conferia propriedade sobre ela.




Disponível em: http://3.bp.blogspot.com /_0SssuhXGK9Q/Sa6QrSM9GCI/AAAAAAAABnc/coPjYG80WVM/s320/mao+mão+em+negativo.jpg
Peça para que os alunos façam referências dessa manifestação com algo que acontece nos dias atuais: as pixações.

Pergunte a turma se eles possuem "tags" (assinaturas estilizadas) e peça para que eles façam essas assinaturas em folhas de papel A3, em técnica livre.

Após a realização da atividade os alunos deverão apresentar para turma os desenhos e comentar sobre a proposta.

Aula 3

O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos. Esse espaço pode ser um painel, tapume ou parede. O local deverá ser revestido com papel craft para remeter as paredes da caverna.





Os alunos deverão retomar os trabalhos para discutir a junção e disposição dos desenhos "na caverna". Durante a discussão sugerimos que o professor apresente o áudio " Do vandalismo a arte" (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/895) e realizem uma discussão sobre até onde vai a arte e o vandalismo.

Do vandalismo à arte



Após a discussão os alunos deverão retomar a proposta dos desenhos. É interessante que os alunos desenhem direto no papel craft ao invés de colar as folhas de papel A3.
Depois de prontas as intervenções, procure disponibilizar à comunidade escolar acesso às imagens expostas na parede da sala de aula.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Navegantes: pré-história Vídeo
Do vandalismo à arte Áudio
Recursos Complementares
Associação Brasileira de Arte Rupestre:  http://www.ab-arterupestre.org.br/

Fundação do homem americano: http://www.fumdham.org.br/

Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Sugerimos que seja feita uma avaliação coletiva das intervenções, em forma de debate, onde a turma toda julgará os trabalhos dos grupos, de forma que sejam observados critérios como:
  • Comprometimento com a proposta;
  • Empenho em realizar as etapas propostas;
  • Respeito aos trabalhos dos colegas;
  • Domínio da técnica escolhida;
  • Criatividade;
  • Capacidade dos integrantes de trabalhar em grupo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 12/15 - 80%
  • Quatro estrelas 3/15 - 20%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • domingas daveluz pereira maia, colégio Estadual Dom Alano , Tocantins - disse:
    domingas-gpi@hotmail.com

    21/04/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito, trabalho com arte do ensino médio.


  • Cláudia Tozzi, CERB-Colégio Estadual Ruben Berta , Rio Grande do Sul - disse:
    claudiattozzi@gmail.com

    26/03/2013

    Quatro estrelas

    Abrangente e específica ao mesmo tempo, adaptei alguns passos e ficou ótima !


  • Luiz Gabriel, Ciep , Piauí - disse:
    luizgabrielcanabarro@globomail.com

    12/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula, me ajudou muito em um trabalho!


  • vera lucia marques montanheiro, escola estadual , São Paulo - disse:
    lucia.monta@hotmail.com

    11/03/2013

    Cinco estrelas

    exelente a sua aula, aproveitarei muito o seu material em minhas aulas.bjs.


  • lindinalva, Angola - disse:
    lindinalva_gatuxa@hotmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


  • daniela, cem 01 RFI , Distrito Federal - disse:
    daniperuzzi@yahoo.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    Aula dinamica, faz referencias a temas atuais e de interesse do aluno. Contextualizada.


  • Kátia Simone de Souza Carvalho, Colégio Integradado , São Paulo - disse:
    k-mone@hotmail.com

    27/01/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa, contextualizada e atualíssima. Parabéns.


  • juliana, sdcc , Pernambuco - disse:
    claudiajuliana75@yahoo.com.br

    18/10/2011

    Quatro estrelas

    Ótimo!


  • ERIADINA GONÇALVES DE ALMEIDA, ESCOLA ESTADUAL SIMÃO DA COSTA CAMPOS , Minas Gerais - disse:
    eriadnaga@bol.com.br

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    melhor impossivél,adorei são o que os aunos interessam chama atenção dos alunos e faz com que o professor passam aula diferentes.


  • Marino Correia Lima, RENATO BRAGA EEFM , Ceará - disse:
    marinohistoriador@gmail.com

    26/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente procedimento didatico pedagogico para meus alunos. Ao terminar o tema conteúdo exibie o filme "guerra do fogo" todos fizeram elogios ao metodo de minha aula. obrigado a todos. Espero participar na proxima vez enviando metodos de aula.


  • Eliane Fidélis de Sousa, HELENITA LOPES GURGEL VALENTE EEM , Ceará - disse:
    lenafidelis@yahoo.com.br

    01/09/2010

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de trabalho pois consegue dar vida a um tema considerado difícil de gerar interesse congregando informação e integração com o cotidiano.


  • Lidiane Rodrigues do Nascimento, E.E.M.São Sebastião , Ceará - disse:
    lidianeeufrasio@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desse plano dinâmico. São aulas como essas que estão precisando ser trabalhadas nas escolas brasileiras. Aulas que desperte o senso critico do aluno contribuindo para que ele seja um sujeito histórico.


  • Lourdes B.S.Teixeira, Colégio Estadual Castelo Branco , Goiás - disse:
    lourdesbst@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns por esta iniciativa, é de grande valor para todos nós


  • Amauri Sanches Martinez, EE CEL. LIMA DE FIGUEIREDO , Mato Grosso do Sul - disse:
    amartinez@sed.ms.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, além de explorar várias tecnologias.


  • Nanci Gomes, Colégio EStadual Rio Grande do Norte , Rio de Janeiro - disse:
    nancigh@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da forma com que é abordado o tema, da variedade de recursos como vídeo, áudio e texto. Principalmente das sugestões de atividade que nos faz refletir que além das propostas, podemos acrescentar outras atividades com o mesmo espírito de participação e colaboração entre os alunos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.