30/07/2009
Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Conhecer a chamada "arte rupestre" e desmistificar alguns conceitos sobre ela.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Essas aulas podem ser desenvolvidas em parceria com as disciplinas de:
|
Pintura rupestre de São José dos Cordeiros na Paraíba
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8457
Para contextualizar o conteúdo sugerimos o recurso: Navegantes: pré-história http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2004 O vídeo aborda como se deu a evolução humana. Atenção Professor! Utilize o vídeo para fazer um paralelo sobre a arte da pré-história, a relação da evolução do homem com a evolução da arte. |
Depois do vídeo o professor pode apresentar o texto sobre Arte Rupestre, disp onível em: http://www.brasil escola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm
Peça para que os alunos façam referências dessa manifestação com algo que acontece nos dias atuais: as pixações. Pergunte a turma se eles possuem "tags" (assinaturas estilizadas) e peça para que eles façam essas assinaturas em folhas de papel A3, em técnica livre. Após a realização da atividade os alunos deverão apresentar para turma os desenhos e comentar sobre a proposta. |
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: pré-história | Vídeo |
Do vandalismo à arte | Áudio |
Fundação do homem americano: http://www.fumdham.org.br/
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/04/2014
Cinco estrelasgostei muito, trabalho com arte do ensino médio.
26/03/2013
Quatro estrelasAbrangente e específica ao mesmo tempo, adaptei alguns passos e ficou ótima !
12/03/2013
Cinco estrelasMuito boa sua aula, me ajudou muito em um trabalho!
11/03/2013
Cinco estrelasexelente a sua aula, aproveitarei muito o seu material em minhas aulas.bjs.
13/04/2012
Cinco estrelasadoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
08/03/2012
Cinco estrelasAula dinamica, faz referencias a temas atuais e de interesse do aluno. Contextualizada.
27/01/2012
Cinco estrelasMuito boa, contextualizada e atualíssima. Parabéns.
18/10/2011
Quatro estrelasÓtimo!
14/06/2011
Cinco estrelasmelhor impossivél,adorei são o que os aunos interessam chama atenção dos alunos e faz com que o professor passam aula diferentes.
26/02/2011
Cinco estrelasExcelente procedimento didatico pedagogico para meus alunos. Ao terminar o tema conteúdo exibie o filme "guerra do fogo" todos fizeram elogios ao metodo de minha aula. obrigado a todos. Espero participar na proxima vez enviando metodos de aula.
01/09/2010
Cinco estrelasExcelente proposta de trabalho pois consegue dar vida a um tema considerado difícil de gerar interesse congregando informação e integração com o cotidiano.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula, além de explorar várias tecnologias.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desse plano dinâmico. São aulas como essas que estão precisando ser trabalhadas nas escolas brasileiras. Aulas que desperte o senso critico do aluno contribuindo para que ele seja um sujeito histórico.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da forma com que é abordado o tema, da variedade de recursos como vídeo, áudio e texto. Principalmente das sugestões de atividade que nos faz refletir que além das propostas, podemos acrescentar outras atividades com o mesmo espírito de participação e colaboração entre os alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns por esta iniciativa, é de grande valor para todos nós