19/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, além de conhecer os números.
Inicialmente o professor reúne o grupo de crianças e apresenta um ou mais tabuleiros de jogos de percursos. Questiona o grupo, se os mesmo reconhecem esses jogos; se já tiveram a oportunidade de jogar; se já jogaram e pergunta se existem regras e quais são.
Exemplo de jogo de percurso:
Depois desse momento o professor poderá apresentar o jogo para a turma, discutir as suas regras, proporcionar situações de vivências e depois dessas, desenvolver discussões e atividades relacionadas às práticas vivenciadas.
Destacamos como momento de total relevância nessa prática as atividades relacionadas às discussões dos jogos. Compartilhar com o grupo, como um ou outro aluno encontrou a sua estratégia, quais foram os procedimentos e representações utilizados.
Depois de vivenciar bastante o professor poderá sugerir a construção de jogos de percurso. Inicialmente a sala será dividida em grupos e o professor solicita que cada grupo planeje o seu jogo. Esse planejamento consistirá em: quantas casas o jogo terá, qual o tema o grupo abordará e quais seriam as regras.
Após o planejado o professor poderá disponibilizar cartolina, lápis coloridos, para que cada grupo confeccione o seu tabuleiro. Sugerimos também que sejam disponibilizados dados e pecinhas que representem peões(tampas de garrafas, tampas de pasta de dente etc). As regras construídas pelo grupo poderão ser digitadas no computador da sala de informática da escola ou em um computador disponibilizado para este momento.
Com os jogos já confeccionados o professor poderá disponibilizar para que todo o grupo vivencie os seus jogos confeccionados.
Ao final da vivência cada grupo apresentará o seu jogo e as suas regras, podendo assim ter a oportunidade que todas as crianças vivenciem e conheçam todos os jogos.
Indicamos como sugestão o livro: JOGOS INTELIGENTES - A construção do raciocínio na Escola Natural, de Gilda Rizzo.
Esta obra é destinada a professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e profissionais da área da saúde e da educação. Apresenta 60 jogos destinados a crianças de 4 a 10 anos e tem como objetivo maior a estimulação da construção de esquemas operacionais de raciocínio. Paralelamente, anexa a cada jogo uma relação de "Pistas e Dicas" que podem auxiliar o profissional a interpretar as ações da criança, reveladas durante o jogo (as pistas), e a diagnosticar com maior segurança, os esquemas de raciocínio que ela está empregando, assim como também sugere o tipo de atuação devida do educador para promover o seu desenvolvimento (as dicas). Há jogos de percurso; jogos de baralho; dominó e utilização lúdica de materiais pedagógicos como: Blocos Lógicos de Papis; Réguas de Cuiseraire e Material Dourado de Montessori.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
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20/04/2011
Cinco estrelasotima indagação,jogos é muito bom