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O JOGO DE PERCURSO: CONHECENDO-O E CONSTRUINDO-O

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Conhecer o que é o jogo de percurso;
  • Conhecer as regras do jogo de percurso;
  • Construir um jogo de percurso.
Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, além de conhecer os números.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Apresentando o jogo de percurso

Inicialmente o professor reúne o grupo de crianças e apresenta um ou mais tabuleiros de jogos de percursos. Questiona o grupo, se os mesmo reconhecem esses jogos; se já tiveram a oportunidade de jogar; se já jogaram e pergunta se existem regras e quais são.

Exemplo de jogo de percurso:

2º MOMENTO - Vivenciando o jogo de percurso

Depois desse momento o professor poderá  apresentar o jogo para a turma, discutir as suas regras, proporcionar situações de vivências e depois dessas, desenvolver discussões e atividades relacionadas às práticas vivenciadas.

Destacamos como momento de total relevância nessa prática as atividades relacionadas às discussões dos jogos. Compartilhar com o grupo, como um ou outro aluno encontrou a sua estratégia, quais foram os procedimentos e representações utilizados.

3º MOMENTO - Construindo o jogo de percurso

Depois de vivenciar bastante  o professor poderá sugerir a construção de jogos de percurso. Inicialmente a sala será dividida em grupos e o professor solicita que cada grupo planeje o seu jogo. Esse planejamento consistirá em: quantas casas o jogo terá, qual o tema o grupo abordará e quais seriam as regras.

Após o planejado o professor poderá disponibilizar cartolina, lápis coloridos, para que cada grupo confeccione o seu tabuleiro. Sugerimos também que sejam disponibilizados dados e pecinhas que representem peões(tampas de garrafas, tampas de pasta de dente etc). As regras construídas pelo grupo poderão ser digitadas no computador da sala de informática da escola ou em um computador disponibilizado para este momento.

Com os jogos já confeccionados o professor poderá disponibilizar para que todo o grupo vivencie os seus jogos confeccionados.

Ao final da vivência cada grupo apresentará o seu jogo e as suas regras, podendo assim ter a oportunidade que todas as crianças vivenciem e conheçam todos os jogos.

SUGESTÃO DE UM JOGO DE PERCURSO COM MAIS DESAFIO

Após a vivência com os jogos produzidos pelas crianças da sala, o professor poderá inserir novos jogos que tragam desafios maiores, de acordo com o que observou nos grupos durante as jogadas realizadas. Assim terá elementos para inserir outros conteúdos matemáticos como: ordem crescente e decrescente, par ou ímpar, adição e subtração, de forma lúdica e significativa.

SERPENTES E ESCADAS

Desenvolvimento - Para determinar quem começa, cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo. O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.

Capacidades a serem trabalhadas  - Explorar contagem e sequência, reconhecer ordem crescente e decrescente, chegar primeiro à casa 100.  

Material - 2 dados, tabuleiro, peões  

Desenvolvimento - Para determinar quem começa, cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo. O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.

Recursos Complementares

Indicamos como sugestão o livro: JOGOS INTELIGENTES - A construção do raciocínio na Escola Natural, de Gilda Rizzo.

Esta obra é destinada a professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e profissionais da área da saúde e da educação. Apresenta 60 jogos destinados a crianças de 4 a 10 anos e tem como objetivo maior a estimulação da construção de esquemas operacionais de raciocínio. Paralelamente, anexa a cada jogo uma relação de "Pistas e Dicas" que podem auxiliar o profissional a interpretar as ações da criança, reveladas durante o jogo (as pistas), e a diagnosticar com maior segurança, os esquemas de raciocínio que ela está empregando, assim como também sugere o tipo de atuação devida do educador para promover o seu desenvolvimento (as dicas). Há jogos de percurso; jogos de baralho; dominó e utilização lúdica de materiais pedagógicos como: Blocos Lógicos de Papis; Réguas de Cuiseraire e Material Dourado de Montessori.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram das discursões sobre jogos de percurso;
  • Conseguiram respeitar as regras do jogo apresentado;
  • Participaram da confecção do jogo de percurso;
  • Criaram estratégias próprias para resolver os conflitos ou dificuldades surgidas durante o jogo.
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