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A intensificação do efeito estufa: causas e consequências

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Retomar o conceito de efeito estufa;
  • Levantar as principais causas da intensificação do efeito estufa;
  • Perceber e discutir as consequências do efeito para a superfície terrestre;
  • Relacionar o aquecimento da superfície às mudanças climáticas globais.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Problemas ambientais; Mudanças climáticas globais; Efeito estufa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

O professor deverá iniciar a aula conversando sobre o efeito estufa.

Lembrá-los o que é o efeito. E que é através dele que a terra mantém sua temperatura constante. Mas que, contudo, o excesso de gases como o Dióxido de Carbono, Metano e os clorofluorcarbonetos, emitidos para a atmosfera aumentam esse efeito causando um acréscimo na temperatura da Terra. A importância da informação correta e da conscientização, não só para  o aumento descontrolado do efeito estufa e os seus efeitos para o meio ambiente, como também, para buscar formas de reduzi-lo.

Para melhor revisão e compreensão do efeito estufa o professor deve trabalhar com a seguinte imagem:

Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html 

A partir da observação da imagem pode-se abrir a discussão para os percentuais de gases emitidos, refletidos e absorvidos pela superfície terrestre e transformados em calor.

Deve-se levantar com os alunos nesse momento quais os principais poluentes atmosféricos (queima de combustíveis fósseis através de veículos automotores; chaminés de fábricas, queimadas, etc.) e registrar no quadro.

Feito isso, deve-se pedir uma leitura silenciosa do texto abaixo:

Poluição do ar : uma das causas do efeito estufa

Introdução

O efeito estufa tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.

Como é gerado

O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

Problemas futuros  

Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.

Soluções e medidas tomadas contra o efeito estufa  

Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país.  Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/ 

Após a leitura e pequenas reflexões individuais sobre o texto, pedir aos alunos que se reúnam em grupos de 3 ou 4, de acordo com o perfil da turma e realizem uma conversa, destacando os pontos chaves para se pensar e agir para a condução de um controle em relação ao efeito estufa.

Perguntas que podem orientar a conversa e a reflexão em grupo:

Que medidas cada um de nós pode tomar para contornar o problema?

O que pode ser feito pelos governos dos países do mundo para uma diminuição em maiores proporções do efeito estufa?

Quais os países (ou grupo de países) que mais deveriam se preocupar em agir para um bem maior?

O que as ONGs tem feito e ainda podem fazer para conter o aumento do efeito estufa?

Aula 2

Os alunos deverão ser organizados nos mesmos grupos da aula anterior, e se dirigir com o professor para a sala de informática. Nesse ambiente, eles deverão prosseguir a reflexão da aula anterior, realizando uma pesquisa (que deverá ser entregue ao professor e poderá gerar uma aula de apresentação e discussão entre a turma) sobre que tipos de ações, em proporções escalares maiores, já foram tomadas para o controle do efeito (sobre o Protocolo de Kyoto, por exemplo). E que consequências ambientais e sociais mais catastróficas podem ocorrer, caso nada seja feito?

Os sites para pesquisa devem ser sugeridos pelo professor e também encontrados pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da primeira aula: o professor deverá avaliar a participação da turma na forma oral; na formação e organização dos grupos; nas discussões e produção do material solicitado.

Ao final da segunda aula: o professor deverá avaliar o comprometimento dos alunos com a produção do trabalho. Poderão ser valorizados os esforços e as produções realizadas pelas equipes.

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  • Cinco estrelas 2/8 - 25%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
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  • Uma estrela 3/8 - 37.5%

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