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Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ANGELA MARIA CAVALCANTI ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma.
  • Perceber a diferença entre tabelas e gráficos.
  • Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos.
Duração das atividades
Duas aulas com cerca de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Para estas aulas as crianças precisam  ter vivenciado, na hora da chamada, situações de registro das crianças ausentes e presentes durante uma semana de aula.

Estratégias e recursos da aula

Nesse portal, na aula Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra, o professor encontra algumas sugestões acerca de como encaminhar o trabalho com elaboração e leitura de tabelas e gráficos.

 

1° momento – O professor inicia a aula realizando com as crianças o registro da frequência do dia. Para isso pergunta as crianças:

Quantas pessoas faltaram hoje?

Dessas crianças quantas são meninos?

E quantas são meninos?

Hoje faltou mais menino ou menina?

Figura 1 - FREQUÊNCIA SEMANAL

Concluído o preenchimento da tabela de frequência o professor faz o seguinte questionamento para as crianças:

Pessoal durante essa semana faltaram mais meninos ou meninas?

Como a gente pode fazer para descobrir?

 2° momento – O professor propõe a turma a elaboração de um gráfico para registrar a ausência de meninos e meninas. Ele informa às crianças que para organizarem o gráfico  vão receber o seguinte esquema abaixo e, em seguida pergunta se no esquema do gráfico tem alguma informação da tabela e que informação é essa.

 

O professor continua comparando o esquema do gráfico com a tabela  perguntando que informação da tabela não aparece no esquema do gráfico. Em seguida informa que no gráfico de AUSÉNCIA DO MENINOS, os ausentes serão representados por um retângulo. Então,  questiona quantos retângulos serão necessários para representá-los. O professor orienta que utilizem a tabela para descobrir. O professor deve repetir o mesmo procedimento em relação ao gráfico de AUSÊNCIA DAS MENINAS.

 3° momento - O professor organiza as crianças em duplas distribui o esquema do gráfico e os retângulos e pede que as crianças,observando a tabela, tentem representar o total de crianças ausentes da semana. Durante a realização da tarefa o professor vai passando pelas duplas tirando dúvidas e questionando sobre os procedimentos utilizados pelas duplas.

4° momento - O professor proporciona um momento de socialização dos gráficos e ,em seguida , expõe os gráficos das duplas.

Recursos Complementares

Construção de tabelas - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com - Ao acessar o site procurar o índice do baú de ideias e clicar no link estatística. Nele o professor encontrará outras dicas sobre construção de tabelas e gráficos.  

Gráfico e Tabela - http://www.wikipedia.org/ - Ao acessar o site digitar na caixa de pesquisa gráfico ou tabela e clicar na seta ao lado. Neste site o professor encontrará definições sobre os temas da aula.  

  Entendendo tabelas e gráficos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br   - Ao acessar o site clicar no link espaço da aula e, em seguida no link sugestões de aula. Na caixa de pesquisa digitar o seguinte título CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES e clicar no link OK. Nesta aula o professor encontrará outras sugestões do trabalho com tabelas e gráficos na Educação infantil. 

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  • Participação dos alunos na construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma.
  • Organização do pensamento e fala das crianças justificando as semelhanças e diferenças entre tabela e gráfico.
  • Envolvimento das crianças durante a elaboração e leitura da tabela e gráfico.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • DELEIA AVITAL, ESCOLA MUNICIPAL MARIA CAPPELLARI , Paraná - disse:
    deleiavital@yahoo.com.br

    24/11/2014

    Quatro estrelas

    OBRIGADA POR COMPARTILHAR, ESTA AULA FOI MUITO ÚTIL E PRODUTIVA, MEUS ALUNOS GOSTARAM E INTERAGIRAM MUITO BEM. FOI UM SUCESSO! DELEIA AVITAL


Sem classificação.
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