07/12/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ANGELA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Para estas aulas as crianças precisam ter vivenciado, na hora da chamada, situações de registro das crianças ausentes e presentes durante uma semana de aula.
Nesse portal, na aula Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra, o professor encontra algumas sugestões acerca de como encaminhar o trabalho com elaboração e leitura de tabelas e gráficos. |
1° momento – O professor inicia a aula realizando com as crianças o registro da frequência do dia. Para isso pergunta as crianças:
Quantas pessoas faltaram hoje?
Dessas crianças quantas são meninos?
E quantas são meninos?
Hoje faltou mais menino ou menina?
Figura 1 - FREQUÊNCIA SEMANAL
Concluído o preenchimento da tabela de frequência o professor faz o seguinte questionamento para as crianças:
Pessoal durante essa semana faltaram mais meninos ou meninas?
Como a gente pode fazer para descobrir?
2° momento – O professor propõe a turma a elaboração de um gráfico para registrar a ausência de meninos e meninas. Ele informa às crianças que para organizarem o gráfico vão receber o seguinte esquema abaixo e, em seguida pergunta se no esquema do gráfico tem alguma informação da tabela e que informação é essa.
O professor continua comparando o esquema do gráfico com a tabela perguntando que informação da tabela não aparece no esquema do gráfico. Em seguida informa que no gráfico de AUSÉNCIA DO MENINOS, os ausentes serão representados por um retângulo. Então, questiona quantos retângulos serão necessários para representá-los. O professor orienta que utilizem a tabela para descobrir. O professor deve repetir o mesmo procedimento em relação ao gráfico de AUSÊNCIA DAS MENINAS.
3° momento - O professor organiza as crianças em duplas distribui o esquema do gráfico e os retângulos e pede que as crianças,observando a tabela, tentem representar o total de crianças ausentes da semana. Durante a realização da tarefa o professor vai passando pelas duplas tirando dúvidas e questionando sobre os procedimentos utilizados pelas duplas.
4° momento - O professor proporciona um momento de socialização dos gráficos e ,em seguida , expõe os gráficos das duplas.
Construção de tabelas - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com - Ao acessar o site procurar o índice do baú de ideias e clicar no link estatística. Nele o professor encontrará outras dicas sobre construção de tabelas e gráficos.
Gráfico e Tabela - http://www.wikipedia.org/ - Ao acessar o site digitar na caixa de pesquisa gráfico ou tabela e clicar na seta ao lado. Neste site o professor encontrará definições sobre os temas da aula.
Entendendo tabelas e gráficos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br - Ao acessar o site clicar no link espaço da aula e, em seguida no link sugestões de aula. Na caixa de pesquisa digitar o seguinte título CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES e clicar no link OK. Nesta aula o professor encontrará outras sugestões do trabalho com tabelas e gráficos na Educação infantil.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
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24/11/2014
Quatro estrelasOBRIGADA POR COMPARTILHAR, ESTA AULA FOI MUITO ÚTIL E PRODUTIVA, MEUS ALUNOS GOSTARAM E INTERAGIRAM MUITO BEM. FOI UM SUCESSO! DELEIA AVITAL